Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS e CPUz Reconhece 16GB, Windows 8GB...


DR3AM

Posts recomendados

Prezados, boa tarde!

 

Comprei uma memória RAM nova (8GB, 2400MHz Hyper X DDR4) para complementar a que eu ja tinha (Mesmas configs). Porém o Windows só reconhece 8GB, apesar da BIOS e do software CPUZ apontar 16GB. Segue minhas Configs e Prints abaixo:

 

NOTA: Os pentes já foram testados individualmente. Modelo da RAM nova: HX424C15FB3/8

 

Memoria RAM:

 

image.png.8ab51cca85e470773acf7229f1a342b2.png

 

placa-mãe:

 

image.png.ffecc745284c64223e4d3e12bc1f9c1b.png

 

BIOS:

 

image.png.300ce729ed969da47cb893568b140641.png

 

Windows:

 

image.thumb.png.3c06fcd44e8084aaaf8634fb7e6602be.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, EnzzoS disse:

@@DR3AM Boa tarde
Vamos torcer para que seja apenas algum problema de software, então começa fazendo exatamente igual a este tutorial aqui: (Ele mostra no Windows 7, mas creio que seja possível entender para repetir no Windows 10 também)

 

Enzzos, já tinha visto este procedimento e não funcionou... Trata-se de outro problema (Memória Reservada p Hardware)

 

image.png.bf99e288f4cb86883aefa143328b8d4d.png

 

7 minutos atrás, starvB disse:

cara,nunca vi isso antes pelo sintoma diria que é um bug no windows,a microsoft lançou uma carta relatando todos os bug's da nova versão do windows 10 (2004) o seu windows esta nessa versão?

Não é a mesma versão... Segue minha versão do Windows:

 

image.png.709d63e9f31d201cbe127f6f5bd9181b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, EnzzoS disse:

@DR3AM Se ainda for problema em relação a software, não sei mais qual poderia ser a situação, mas se for relacionado a hardware, pode ser que o DIMM (slot) da sua placa-mãe esteja comprometido de alguma maneira, vendo os 16GB, mas sem conseguir realmente utilizar aquele slot.

Improvavel... Tantos os slots quanto os pentes de memória foram testados individualmente e funcionaram normalmente. O problema é que quando eu utilizo as duas ao mesmo tempo ele só reconhece metade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

@DR3AM Nas opções avançadas de inicialização, deixe marcada a opção Memória máxima com o total da memória instalada. E na tela anterior, marque a opção "Tornar permanente todas as configurações de inicialização". Reinicie e veja se deu certo.

Tive uma "Redução" na minha memória...

 

image.thumb.png.a256c6c652535444feb73be2bacf3119.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, EnzzoS disse:

@DR3AM Abra seu gerenciador de tarefas na aba de desempenho, depois memória ram e nos mostre aqui (mas acho que o jeito é fazer Clear CMOS mesmo)

Segue:

 

image.png.21627106ccd7855065a94b93ba069616.png

 

Vou tentar dar um CLEAR CMOS e dou um update...

 

EDIT: @Rafael Tuco Realizei reset da BIOS e Clear CMOS (Tive até um prompt da bios falando que clear CMOS foi efetuado) e o problema persiste 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

 

Segui um passo a passo que consistia em alterar uma chave no registro (Print Abaixo).

 

image.thumb.png.6d8aa0c7c183e1bd46c13c59bf4bcff3.png

 

 

O Windows passou a reconhecer os outros 8GB de RAM. Porém, ele não está utilizando...

 

 image.png.ca9f78822a4e1cb3a5f0af195f17a2e2.png

 

16.0 GB (7.95 GB usable)

 

Estou sem saber o que fazer agora... Sai de um buraco pra cair em outro kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, DR3AM disse:

UPDATE:

 

Segui um passo a passo que consistia em alterar uma chave no registro (Print Abaixo).

 

image.thumb.png.6d8aa0c7c183e1bd46c13c59bf4bcff3.png

 

 

O Windows passou a reconhecer os outros 8GB de RAM. Porém, ele não está utilizando...

 

 image.png.ca9f78822a4e1cb3a5f0af195f17a2e2.png

 

16.0 GB (7.95 GB usable)

 

Estou sem saber o que fazer agora... Sai de um buraco pra cair em outro kkkkkkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não mudou nada, o que você fez foi mandar limpar o arquivo de paginação a cada vez que desligar o PC.

Mas isso me deu uma ideia: tente desativar a memória virtual, só para ver se o Windows vai usar esses 8 Gb de memória que ele reservou para alguma coisa, que não sabemos exatamente o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

Na verdade não mudou nada, o que você fez foi mandar limpar o arquivo de paginação a cada vez que desligar o PC.

Mas isso me deu uma ideia: tente desativar a memória virtual, só para ver se o Windows vai usar esses 8 Gb de memória que ele reservou para alguma coisa, que não sabemos exatamente o que é.

Mesmo após desativar memória virtual, o problema persiste.

 

image.png.413c03c3bb7c1ee7136ee3e4bfd98ffa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatei o Windows do "0", e o problema persiste.

Troquei as memórias com um amigo meu, e agora estou com dois pentes NOVOS idênticos mas ainda sim o Windows só reconhece 8GB, o que me leva a conclusão de que os problemas não estão nas memórias.

 

Será que está relacionado com minha placa-mãe? Alguem consegue me dar uma luz?

 

placa-mãe:  GA-A320M-S2H

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2020 às 21:37, DR3AM disse:

Formatei o Windows do "0", e o problema persiste.

Troquei as memórias com um amigo meu, e agora estou com dois pentes NOVOS idênticos mas ainda sim o Windows só reconhece 8GB, o que me leva a conclusão de que os problemas não estão nas memórias.

 

Será que está relacionado com minha placa-mãe? Alguem consegue me dar uma luz?

 

placa-mãe:  GA-A320M-S2H

 

O mais provável é a sua placa-mãe com defeito no DIMM (slot da memória), porque não posso imaginar mais o que pode ser. Tenta trocar ou pegar emprestado com algum amigo seu, e utilizar essas mesmas memórias em outra placa-mãe e nos atualize aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

estou com o mesmo problema, estava funcionando tudo de boa, 4x 4gb, totalizando 16gb, mas do nada parou de aceitar 8gb pra cima, e só aceita 8gb, mesmo colocando as 4 memórias, ele liga certinho, dá vídeo e tudo, mas só reconhece 8gb, sendo que no cpu z tambem mostra 16gb, provavelmente a placa-mãe deve estar indo pro saco, estou até pensando que é algo do processador mal encaixado ou algo do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, ja mexi nisso, de tirar todos os aplicativos de iniciar e etc, mas o bizarro que isso aconteceu de ontem pra hoje, estava usando 16gb desde 2019, e agora do nada só esta reconhecendo 8gb, tanto no sistema quanto no gerenciador de tarefas, mas no cpu z aparece 16gb e mostrando que tem 4 slots e tudo mais, tentei ver na BIOS e pelo jeito só esta aparecendo 8gb lá, não sei o que está acontecendo, perder 8gb do nada é osso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...