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Manual de uso do setor Recomendações de serviços e lojas


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Prezados usuários,

 

Visando uma melhor organização do Clube do Hardware, bem como evitar acusações infundadas, abuso de direito ou recomendações com intuito de propaganda indireta, todos devem seguir as regras abaixo antes de postar uma reclamação ou recomendação de loja ou serviço.

 

1) O texto da denúncia ou recomendação deve ser o mais claro possível, informando a maior quantidade de dados, sendo obrigatória a postagem de um comprovante da compra (imagem da nota fiscal apagando seu endereço, print screen do pedido ou similar). Outras informações úteis são a data e hora da compra, dados da empresa, nome do vendedor que te atendeu, comprovantes de depósito/pagamento/fatura de cartão e etc.

 

2) Em caso de reclamação, o usuário primeiro deve entrar em contato com a loja para resolver seu problema antes de denunciá-la, e deverá colocar na denúncia informações completas das datas e horas das tentativas de solução, se foi por telefone ou pessoalmente, o nome do vendedor que te atendeu, número de protocolo de atendimento, e-mails e etc. Não aceitaremos denúncias onde está claro que o usuário não entrou em contato primeiro com a loja. Só poderão ser postadas denúncias em que o reclamante tentou resolver o problema diretamente com a loja, mas ela, por algum motivo, não o resolveu.

 

3) Todos os fatos alegados na reclamação devem ser provados através de imagens de documentos e números de protocolo – não serão aceitas reclamações apenas de forma escrita, sem fotos de documentos ou outras informações que comprovem, ao menos minimamente, o que foi alegado.

 

4) Não é permitido postar uma denúncia ou recomendação embasada apenas em fatos encontrados na internet ou em outros fóruns – se o usuário não comprou ou não entrou em contato com a loja na tentativa de comprar um produto, não tem o direito de reclamar ou recomendar o serviço. Mensagens deste tipo serão apagadas, pois podem representar abuso de direito ou propaganda indireta (no caso de recomendação).

 

5) Caso o problema tenha sido resolvido, pedimos que o usuário poste no tópico a solução dada, igualmente documentada. É injusto com o lojista se o problema tiver sido resolvido e no tópico constar somente a denúncia, mas não a solução.

 

6) Deve-se evitar ao máximo "piadinhas", sarcasmo e, na medida do possível, julgamento de valor, pois são coisas que podem levar as lojas a buscarem reparação na justiça, com razão.

 

7) A equipe do Clube do Hardware poderá solicitar que o usuário complemente sua reclamação, a refaça ou poste mais informações. Caso a solicitação não seja efetuada no prazo estipulado, a mensagem ou tópico poderão ser apagados – veja que adotamos este tipo de medida para proteger os interesses de nossos usuários e minimizarmos as chances deles serem processados por calúnia ou difamação pelas lojas.

 

 8 ) A equipe do Clube do Hardware se reserva o direito de analisar toda e qualquer denúncia/recomendação, decidindo sobre questões não abordadas nas regras acima ou flexibilizar sua incidência, a depender de cada caso em concreto.

 

Se você representa uma loja:

 

9) Os representantes de lojas ou marcas têm todo o direito de resposta, para isso basta se cadastrar no Clube do Hardware e responder às denúncias diretamente no tópico em questão.

 

  • ATENÇÃO: conforme consta em nossas regras gerais, os usuários representantes oficiais de marcas e/ou empresas que desejam utilizar o Clube do Hardware em nome destas, devem criar um cadastro que o identifiquem como tal, tanto na imagem de perfil e assinatura, quanto no nome de usuário, utilizando o endereço de e-mail com domínio corporativo da empresa a qual representa ou o endereço de e-mail constante no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, além de informar à administração do Clube do Hardware através do e-mail forum [arroba] clubedohardware [ponto] com [ponto] br. Embora o cadastro deva ser identificado como representante da marca/empresa, deve-se evitar mensagens de cunho comercial, conforme as regras 22 e 23, que proíbem propaganda.

 

10) Caso a denúncia esteja claramente documentada, nós não podemos removê-la, pois isso fere o direito de liberdade de expressão e o direito à informação protegidos pela Constituição Federal e Código do Consumidor. Conforme é possível observar nas regras acima, não permitimos a postagem de mensagens que não sejam embasadas ou que extrapolem o direito de reclamação do consumidor.

 

11) Caso exista alguma denúncia em que o reclamante não tenha seguido corretamente as regras, que extrapole o direito de reclamação ou que o problema já foi resolvido mas a solução não foi informada, o procedimento correto para reclamação é utilizar o botão “Denunciar” explicando a situação, e então a equipe do Clube do Hardware vai analisar o caso.

 

12) Não removemos problemas que já foram resolvidos. Julgamos que problemas já solucionados precisam ficar arquivados para futuras consultas.  Além disso, a Constituição Federal, o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor garantem aos usuários o acesso à informação. Lembramos que problemas resolvidos são bons para a imagem das empresas e marcas, pois um usuário teve um problema e ela o resolveu!

 

13) Pela nossa experiência, TODAS as "ameaças de processo" que recebemos até hoje por parte de lojistas são infundadas, pelos motivos já expostos. Portanto, não nos intimidamos com ameaças de processo. Nós só removemos mensagens caso: (1) elas sejam claramente de teor calunioso, injurioso e/ou difamatório; (2) o usuário não postou dados que comprovem a validade da denúncia; (3) por ordem judicial (lembramos que notificação extrajudicial é diferente de ordem judicial – a notificação extrajudicial é apenas uma carta de notificação expedida por cartório ou qualquer pessoa, sem força cogente, ao passo que a ordem judicial é expedida por um juiz de direito, cuja observância é obrigatória, incidindo eventuais sanções em razão do seu descumprimento).

 

 

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