Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Hoje vou fazer a troca da minha pasta termica e colocar dois fans no gabinete, logo gostaria de saber os cuidados que devi tomar quanto a estática antes de mexer nos componentes.

Obrigado!

O simples fato de tocar no gabinete ou pisar no chão com os pés descalços já descarrega essa estática.
Não há nada de extraordinário, basta ter cuidado ao manusear o equipamento, não deixar nada cair sobre a placa-mãe e etc que não haverá problema.

PS: Não remova o processador da placa-mãe pra trocar a pasta térmica, retire apenas o cooler.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

O simples fato de tocar no gabinete ou pisar no chão com os pés descalços já descarrega essa estática.
Não há nada de extraordinário, basta ter cuidado ao manusear o equipamento, não deixar nada cair sobre a placa-mãe e etc que não haverá problema.

PS: Não remova o processador da placa-mãe pra trocar a pasta térmica, retire apenas o cooler.

Puts!! Achei que era mais complexo kkkk

1-Não sei o estado que a pasta termica esta la dentro, mesmo se tiver escorrido pelas bordas não vale a pena tirar?

porque se estiver so no centro vou nem tirar o processador(espero que esteja assim porque ai fica mais fácil rsrs)

2-O gabinete tem que estar aterrado ?

3-O chão tem que ser de algum material condutor?

Postado

@Guilherme Augusto 10

Não tem muito segredo, mas há certos procedimentos que são de suma importância para evitar qualquer tipo de problema que possa ocorrer.

Antes de abrir o gabinete, é essencial retirar da tomada como também qualquer cabo, para evitar total contato de energia;

Se for usar algum pincel para remover poeira, use os de cerdas sintéticas;

Descarregue a energia estática do corpo antes, podendo ser feito tocando na carcaça do gabinete ou até mesmo na parede da casa (cerca de 3s já basta)

Em relação aos cuidados para trocar a pasta térmica, apenas remova o cooler com cuidado, passe um pano com um pouco de álcool isopropílico para remover a pasta antiga (pode ser um pano macio que não solte pelos ou até mesmo um pedaço de papel higiênico). Ao aplicar a pasta nova, coloque uma pequena porção (tamanho de um grão de arroz) bem no centro do processador, e então encaixe o cooler novamente. Pronto!

As fans pode colocar sem problemas, sem nenhum procedimento em especial.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Lost Byte disse:

@Guilherme Augusto 10

Não tem muito segredo, mas há certos procedimentos que são de suma importância para evitar qualquer tipo de problema que possa ocorrer.

Antes de abrir o gabinete, é essencial retirar da tomada como também qualquer cabo, para evitar total contato de energia;

Se for usar algum pincel para remover poeira, use os de cerdas sintéticas;

Descarregue a energia estática do corpo antes, podendo ser feito tocando na carcaça do gabinete ou até mesmo na parede da casa (cerca de 3s já basta)

Em relação aos cuidados para trocar a pasta térmica, apenas remova o cooler com cuidado, passe um pouco de álcool isopropílico para remover a pasta antiga (pode ser um pano macio que não solte pelos ou até mesmo um pedaço de papel higiênico). Ao aplicar a pasta nova, coloque uma pequena porção (tamanho de um grão de arroz) bem no centro do processador, e então encaixe o cooler novamente. Pronto!

As fans pode colocar sem problemas, sem nenhum procedimento em especial.

Obrigado!! Sintetizou tudo que preciso kkk.

Vou ler seu topico do pc ali, parece ser interessante!!

Tenho esse pincel aqui da Tigre de Latex e Acrílica, pode ser ? (parece ser sintetico)

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.10.31.jpeg

Postado
4 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Tenho esse pincel aqui da Tigre de Latex e Acrílica, pode ser ? (parece ser sintetico)

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.10.31.jpeg

De acordo com os sites por ai, são cerdas naturais, então eu evitaria (sou ruim em questão de carpintaria, posso estar enganado). Eu pegaria um pincel baratinho por ai nestas lojas de construções por garantia.

Postado
6 minutos atrás, Lost Byte disse:

De acordo com os sites por ai, são cerdas naturais, então eu evitaria (sou ruim em questão de carpintaria, posso estar enganado). Eu pegaria um pincel baratinho por ai nestas lojas de construções por garantia.

Tenho esse também mas ele parece ser pior doque o outro, esse é aqueles d escola fininho.

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.25.04.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.25.05.jpeg

Postado
2 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Tenho esse também mas ele parece ser pior doque o outro, esse é aqueles d escola fininho.

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.25.04.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-24 at 09.25.05.jpeg

Passar esse ou aquele anterior no cooler tem problema? Sei que o problema maior com estática é a placa-mãe.

Postado
3 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

@Felipe Barbosa Melo @Lost Byte @NIGHT FALL  Para limpar o Cooler tenho mesmo que separar o dissipador da ventoinha?

Depende do estado de sujeito do dissipador, se der pra limpar sem remover a fan. Mas não é nada complicado, a maioria das fans são de encaixe rápido, basta puxar que sai, ou no máximo tem alguns parafusos na lateral.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Lost Byte disse:

Fiz uma descoberta aqui e espero que esteja certa, parece que os pincéis anti estáticos são feito com cerdas de polipropileno, um material com grande capacidade dissipativa, que por acaso e um dos materias da composição do pincel tigre que eu mandei aqui.

WhatsApp Image 2020-07-24 at 10.26.13.jpeg

Postado
48 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Para limpar o Cooler tenho mesmo que separar o dissipador da ventoinha?

Na grande maioria dos casos não precisa, a menos que queira fazer uma faxina geral na peça. Se o medo é mexer na ventoinha, não tem perigo, afinal girar é o papel dela. Apenas não use força a ponto de querer afundar ou puxar ela.

9 minutos atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

parece que os pincéis anti estáticos são feito com cerdas de polipropileno, um material com grande capacidade dissipativa, que por acaso e um dos materias da composição do pincel tigre que eu mandei aqui.

Se não me engano é apenas o cabo dela (onde segura). Na foto claramente se observa "cerda animal", que é natural, o que pode gerar estática.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Lost Byte disse:

Na grande maioria dos casos não precisa, a menos que queira fazer uma faxina geral na peça. Se o medo é mexer na ventoinha, não tem perigo, afinal girar é o papel dela. Apenas não use força a ponto de querer afundar ou puxar ela.

Se não me engano é apenas o cabo dela (onde segura). Na foto claramente se observa "cerda animal", que é natural, o que pode gerar estática.

Olhei nesse site ; https://www.usinainfo.com.br/escova-pincel-antiestatico/pincel-antiestatico-para-limpeza-de-placas-de-circuito-impresso-equipamentos-e-componentes-diversos-us7-837.html#:~:text=A função de um pincel,da dissipação de cargas eletrostáticas.

Na descrição fala tanto o cabo quanto as cerdas, mas igual você falou o meu tem cerdas animal, talvez as cerdas animais são usadas para ter uma maior flexibilidade e o revestimento de polipropileno vem para anular a estática. 

Meu objetivo hoje é trocar a pasta termica, para isso vou usar esse pincel mesmo na limpeza do cooler, já a limpeza da placa-mãe acho que não tenho tanta urgência, então vou ver de esperar arrumar o pincel apropriado.

Última dúvida, tenho que tomar cuidado quanto ao tecido da roupa que vou usar durante o processo?

Postado
3 horas atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Olhei nesse site ; https://www.usinainfo.com.br/escova-pincel-antiestatico/pincel-antiestatico-para-limpeza-de-placas-de-circuito-impresso-equipamentos-e-componentes-diversos-us7-837.html#:~:text=A função de um pincel,da dissipação de cargas eletrostáticas.

Na descrição fala tanto o cabo quanto as cerdas, mas igual você falou o meu tem cerdas animal, talvez as cerdas animais são usadas para ter uma maior flexibilidade e o revestimento de polipropileno vem para anular a estática. 

Mas não se trata do mesmo produto. Neste link o produto é específico para utilidade antiestática.

Repare bem:

Citação

possui tanto o cabo quanto as cerdas fabricados em polipropileno preto

O pincel que você postou em foto é bem diferente, com cerdas diferente, próprio para pintura de paredes. Eu sinceramente evitaria o uso dele na placa-mãe ao menos.

3 horas atrás, Guilherme Augusto 10 disse:

Última dúvida, tenho que tomar cuidado quanto ao tecido da roupa que vou usar durante o processo?

Ao que eu saiba, não tem muita restrição quanto ao tecido de roupa, mas por via dás dúvidas, arremangue a camisa. Produtos modernos possuem bastante resistência ao serem manejados, logo a chance de ocorrer algum acidente, mesmo que estático é baixo, porém se você tem amor peças peças, vai sempre preferir fazer procedimentos menos arriscados.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!