Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou leigo em meio a esses assuntos, gostaria da ajuda de vocês.

Tenho um Notebook Acer Aspire 5 A515-51G-C97B, comprei um Ssd 256gb Nvme M2 M.2 Pci-e Kingspec 240, pesquisando um pouco vi que a Interface é Pci-e 3.0x4 M.2 NVME 1.3 e o notebook "aceita" 3x2. Queria saber se a perda de desempenho é gritante a ponto de compensar eu cancelar a compra desse ssd, e busca um especifico para o meu Notebook.

Não sei se deu pra entender, aguardo resposta.

Obrigado.

Postado

@RafaelDias46 Essse "aceita 3x2" que você mencionou não faz o menor sentido. Poderia postar foto/print de onde leu isso?

Minha recomendação é que entre em contato com o fabricante, por telefone mesmo no suporte técnico, ou então leia o manual. Procure saber se o slot M.2 do seu note é compatível com SSDs de form factor 2280, NVMe.

A versão de PCI-e que seu notebook aceita é irrelevante, pois todas são compatíveis entre si. Se seu note for compatível com PCI-e 2.0, mas seu SSD for 3.0, você terá perda de desempenho apenas em testes, mas na prática não verá perda alguma, pois as velocidades máximas de qualquer SSD só são atingidas em circunstâncias muito específicas que não ocorrem com o uso comum.

• Coordenador
Postado

@RafaelDias46 vai funcionar normal, o problema é que não vai alcançar toda a velocidade teórica do SSD, vai ficar limitada pela metade, mas ainda assim é muito melhor que um HDD. Ex: se o SSD possui velocidade de até 3GB/s, no seu notebook vau ter velocidade máxima de 1,5GB/s, mas nenhum SSD chega a essa velocidade no dia a dia, apenas em testes ou aplicações pesadas. Abraços.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, RafaelDias46 disse:

@WOZ Dods De acordo com o que vi sobre o notebook ele

aceita um ssd m2 2280 sata 3 ou nvme gen3x2 de pelo menos 256gb.

esse ssd que comprei já dá conta?

256 GBs são suficientes para o seu sistema operacional, programas de uso comum e ainda vai sobrar uns 210 GBs ou mais. Só recomendo que ou faça uma instalação limpa do windows 10 nele, com o seu HDD desconectado, ou que faça clonagem da sua partição de sistema (se você tiver uma partição de sistema isolada nesse HD). O ideal mesmo é reinstalar para ficar limpo e com melhor desempenho. Você pode aproveitar sua chave de ativação logando com uma conta microsoft no sistema antigo e depois que autenticar e confirmar tudo, logar com a mesma conta no sistema novo para que a chave seja repassada para ele.

Quando tiver certeza de que funcionou e que já tem backup de tudo que precisava, formate o HD para remover a instalação do windows antiga e copie seus arquivos de volta para ele.

Lembre do que falei sobre instalar o sistema no SSD com o HD desconectado fisicamente para evitar conflitos entre os dois sistemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!