Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Meu computador da PICHAU chegou hoje, e está com esse problema de não dar video. Pra resumir, é um problema intermitente: em todos os casos o computador liga normalmente (digo, todos os leds parecem que acendem e o cooler funciona, apenas o led do HD que não pisca), porém o monitor não dá video, e nenhum periférico usb responde também. Às vezes ele não da video logo de cara, às vezes da pra usar alguns minutos e aí dá o problema novamente.

As especificações são:

Processador: Ryzen 3 3200g

placa-mãe: ASRock a320m

8 GB Ram Crucial Ballistix ddr4

SSD 120 GB

Realmente é algo que parece que não tem nenhuma lógica...tentei fazer vários testes e não consigo tirar nenhum sentido desse problema. 

***A única coisa que pareceu minimamente lógica foi a seguinte:***

Deixei o computador ligado sem monitor, só com os periféricos pra checar se o led deles (tipo do capslock) acendiam, pra indicar que o computador estava "funcionando". Deixei umas 2h assim, e os leds sempre funcionavam, indicando que o sistema operacional tava rodando normal. Na hora que eu pluguei o VGA do meu monitor no PC...pum, desligou os leds do teclado (mas o computador ainda fazendo barulho e com os leds de dentro ligados tirando o HD, só que sem video). Testei isso outras 3x, e a mesma coisa aconteceu - sempre que ele está ligado há um tempo e com os periféricos "funcionando" e eu plugo o VGA do monitor, ele para de funcionar (o PC continua ligado, mas fica sem vídeo, e os periféricos que desligam, indicando o problema em questão, só pra ficar bem claro). O que será que pode ser?

Se eu ligo o PC sem o monitor plugado, e pouco tempo depois eu plugo o VGA, geralmente ele dá video, e da pra usar uns minutos, mas depois para de dar video. Se eu deixar sem nenhum monitor plugado, ele fica horas com os leds dos periféricos acesos. Será que ta causando uma sobrecarga na placa-mãe ou no processador? 

Postado

Quem dera se fosse mais fácil.

Já passei por esse problema. Vou ter que perder tempo embalando o PC e me deslocando pro correio, e aí a Pichau ainda terá 30 dias pra "resolver" o problema e me mandar de novo. Eu já consigo até enxergar: será mesmo que a Pichau vai ter um técnico lá disposto a ficar horas mexendo no PC pra ver se ele vai parar de dar video ou não? Como eu mencionei: é um problema intermitente. O que eu imagino é, por exemplo, o cara trocando a placa-mãe, ligando o PC e vendo que ta funcionando e achando que resolveu o problema, mas não resolveu nada, já que você tem que de fato usar o PC por horas pra ver se resolveu ou não.

Eu não vou abrir o computador nem nada, só queria saber se alguém talvez tivesse alguma ideia do que poderia ser. Eu realmente preferiria pagar 100 reais pra um técnico aqui de minha cidade resolver isso, do que passar mais de um mês tentando solucionar isso com a garantia, e sem a certeza que vai dar certo. 

Postado
22 minutos atrás, nananono disse:

a hora que eu pluguei o VGA do meu monitor no PC...pum, desligou os leds do teclado (mas o computador ainda fazendo barulho e com os leds de dentro ligados tirando o HD, só que sem video). Testei isso outras 3x, e a mesma coisa aconteceu - sempre que ele está ligado há um tempo e com os periféricos "funcionando" e eu plugo o VGA do monitor, ele para de funcionar

Isso por si só não significa absolutamente nada. O padrão VGA não é hot swappable, ou seja, não é projetado pra ser desconectado e conectado com o dispositivo em funcionamento. Quer dizer que se não fossem os dispositivos de proteção incorporados, você poderia até estar arriscando a integridade do equipamento fazendo esse teste.

Perguntas/sugestões:
1. BIOS atualizada? Se não, atualize.
2. Drivers de chipset atualizados? Se não, atualize.
3. Drivers das placa-mãe atualizados? Se não, atualize.
4. Driver de vídeo atualizado? Se não, atualize.
5. Usa estabilizador, módulo isolador ou no break barato? Caso afirmativo, pare de usar.

Postado
12 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso por si só não significa absolutamente nada. O padrão VGA não é hot swappable, ou seja, não é projetado pra ser desconectado e conectado com o dispositivo em funcionamento. Quer dizer que se não fossem os dispositivos de proteção incorporados, você poderia até estar arriscando a integridade do equipamento fazendo esse teste.

Perguntas/sugestões:
1. BIOS atualizada? Se não, atualize.
2. Drivers de chipset atualizados? Se não, atualize.
3. Drivers das placa-mãe atualizados? Se não, atualize.
4. Driver de vídeo atualizado? Se não, atualize.
5. Usa estabilizador, módulo isolador ou no break barato? Caso afirmativo, pare de usar.

Obrigado.

Sou leigo, mas tentarei responder algumas:

1) Acredito que sim. Conferi em um dos momentos que deu pra usar alguns minutos o computador, e era versão é P5.40. Pelo que pesquisei, acredito que essa é a mais atualizada.

2) 3) 4) Não sei. Estou partindo do pressuposto que, como comprei o PC já montado da Pichau, e é um dos mais vendidos acredito, já devem estar. De qualquer forma, não está dando pra usar com video o computador por pouco mais de 10~20 minutos, então ficaria difícil atualizar qualquer coisa, porém tentarei.

5) Estou ligando diretamente na tomada, como é recomendado pela própria Pichau.

Por um momento pensei que poderia ser problema da tomada do meu quarto mesmo, pois quando liguei no quarto de minha irmã, ele parece que aguentou mais tempo. Mas eventualmente acaba dando o problema.

Só reforçando: o PC nunca desliga. Ele sempre está ligando de boas - com todos os leds aparentemente funcionando, menos o do HD (quando não está dando video), e com o cooler girando também. 

Sobre a questão do VGA, eu fico cético pois no momento que pluguei as 3x os leds do teclado desligaram...será que foi uma mera coincidência?

@Gabriel Tomas Eu entendo, e com certeza irei mandar para a Pichau. Já abri ticket inclusive. Só estou pessimista mesmo. Como comentei, esse problema já ocorreu uma vez com a Dell. Mandei pra lá o PC e voltou com o mesmo problema, ou seja, não é "garantido" que o PC vai voltar 100%, infelizmente.

Postado
2 minutos atrás, Gabriel Tomas disse:

@nananono O mesmo problema? 

Não. Nesse caso, eu usava o PC por dias de boas, mas aí ele travava do nada, e aí ficava sem ligar. O mesmo que quis dizer foi a questão da utilização de um suporte no qual eu precisava enviar pra uma central.

Postado
11 minutos atrás, nananono disse:

De qualquer forma, não está dando pra usar com video o computador por pouco mais de 10~20 minutos, então ficaria difícil atualizar qualquer coisa, porém tentarei.

Tenta fazer o seguinte:
1. Instala o último driver de chipset daqui. Foi lançado há 1 semana.
2. Baixa o DDU e faz uma remoção completa do driver de vídeo. Ele vai pedir pra reiniciar pro modo de segurança. Marca nas opções a opção que diz "impedir que o Windows instale drivers...". Escolhe a opção "desinstalar e reiniciar".
3. Baixa o driver de vídeo daqui e instala. Pega a versão 20.2.2.
4. Abre o DDU de novo e clica na caixa 'definir a instalação de drivers do Windows para o padrão".

Postado

@nananono Verifica as tensões.

adicionado 4 minutos depois

Ve se bate ai.

Capturar.PNG.3517a3d350ac6b708ec1d846a17c1294.PNG

adicionado 4 minutos depois

você pode ver na BIOS, tenta ser rápido antes de desligar.

adicionado 6 minutos depois

Pode ser problema da bios da placa-mãe, mas a pichau atualiza a ultima versão da bios sempre.

Postado

Problema resolvido @Gabriel Tomas  @Shaman93

Por incrível que pareça, o problema era extremamente bobo: o PC veio em 220 (acredito que é pelo fato de que em Santa Catarina, onde fica a sede da Pichau, a tensão é assim). Aqui onde eu moro o comum é 110. Tive só que abaixar o pininho da fonte pra 110, e funcionou perfeitamente. hafhdsfhdshf

Postado
13 minutos atrás, nananono disse:

Problema resolvido @Gabriel Tomas  @Shaman93

Por incrível que pareça, o problema era extremamente bobo: o PC veio em 220 (acredito que é pelo fato de que em Santa Catarina, onde fica a sede da Pichau, a tensão é assim). Aqui onde eu moro o comum é 110. Tive só que abaixar o pininho da fonte pra 110, e funcionou perfeitamente. hafhdsfhdshf

Cuidado, se a fonte tem chave seletora isso é um enorme alerta vermelho.
A fonte é genérica/bomba e oferece risco ao PC.

• Coordenador
Postado
26 minutos atrás, Shaman93 disse:

Cuidado, se a fonte tem chave seletora isso é um enorme alerta vermelho.
A fonte é genérica/bomba e oferece risco ao PC.

Imagino que tenham colocado, provavelmente, uma TGT Tomahawk "500W" no computador dele. Parece ser basicamente uma One Power MP500W3-I "500W" com outra marca. 

image.pngimage.png

A Pichau já foi mais confiável... Começou a usar essas fontes faz um tempinho. Com a crise, querem tentar reduzir os custos de qualquer jeito, e aí fazem isso. Quando o computador for da Pichau, é importante questionar a fonte. Infelizmente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...