Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho uma etiquetadora Dymo que está com problema no LCD. 

Desde que eu comprei o contraste sempre foi muito fraco, mas agora está quase impossível de ler. Se virar a tela de lado, da pra ler forçando bem a vista. (não tem a opção de ajuste de contraste)

No restante funciona normal, imprime e tudo..

Eu abri o aparelho e procurei alguma coisa errada, mas não sei nem por onde começar. Não achei nada que permita regulagem, é tudo fixo.. 

Aguem tem alguma dica de testes que eu possa fazer? Ou esses displays se vão com o tempo mesmo? 

Agradeço qualquer ideia! 

20200729_011003.jpg

20200729_004933.jpg

20200729_004953.jpg

20200729_010844.jpg

20200729_010950.jpg

• Membro VIP
Postado

Difícil chutar. Antigamente controlava o contraste com -V. Hoje em dia tem um conversor pra -v dentro do chip. Eu (eu) mediria cada ponto daquele (do flat) pra ver se acho algo como -V. Seria a 1ª pista. Não achei? Num desespero e já contando que perdi o aparelho pois não consigo ver mais nada no display, colocaria um resistor de 2..1K no gnd e do outro lado ia encostando em cada terminal daquele (do flat). Risco de dano tende a zero mas existe a famigerada lei de murphy

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Murphy

Percebo que este treco tem a opção de imprimir e salvar. Se for externo uma ideia muito lôca seria bolar um dispositivo que mostra em outro display... só viagem (vulgo exercício mental 😁)  

Postado

Olá pessoal, boa noite

@Isadora Ferraz procurei todos os pinos com um multímetro e não achei nenhum marcando tensão negativa..na verdade todos estavam marcando 1,46v.. talvez eu tenha pulado algum, já que a máquina ficava desligando por inatividade, mas eu refiz o teste algumas vezes e nada.

Depois tentei um resistor de 1,5k no negativo, eu fui passando pino por pino. Uns 2 ou 3 desligavam o display, a maioria mudava a tela pra caracteres sem sentido, e uma meia duzia deixava a tela um pouquinho mais forte, mas caracteres bagunçados, e nem era assim tão forte, longe do minimo aceitável.

Mais alguma ideia? O botão de "salvar" armazena o texto na memória interna, precisaria do display do mesmo jeito.

E @Ricardo S Ferreira, eu olhei o manual de novo e a única menção é sobre o contraste da etiqueta, e não da tela.

http://download.dymo.com/dymo/user-guides/LabelManager/LM220P/LM220P_UserGuide_en-US.pdf

E se o problema não for contraste? Se for algo diferente? Talvez trocar os capacitores possa ajudar?

Eu tentei ligar com 10V ao invés de 9V, mas não mudou nada..

De qualquer maneira obrigado pela ajuda

• Membro VIP
Postado

O flat é meio que colado na pci com cola condutiva em cada terminal daquele. Pode ter perdido o contato. Nem pensando em remover pra ver, faça pressão com algo emborrachado em toda a extensão do flat e placa.

Eu sinto um frio na barriga a cada mexidinha que dá este flat e você? 😬

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!