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DioH

GPU, Memoria, largura de banda...

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Eu vejo varias pessoas com duvidas em relação a taxa de transferencia da vga.

então resolvi criar esse topico com o intuito de ajudar as pessoas a entender melhor o funcionamento da VGA.

O q realmente mais importa é a GPU, Dps é os bits e o clock. os bits sao um dos mais importantes.

MEMÓRIA: A memoria é diretamente responsavel pelo desempenho da VGA, existem 3 tipos de chips de memória, TSOPII (66pins) : 16-bit cada TQFP (100pins) : 32-bit, BGA (144balls) : 32-bit.

GPU: A GPU é responsavel pelo suporte ao q a placa suportara, vertex, pixel, directx, ogl, etc... E seu clock quanto maior não necessariamente sera melhor, por exemplo uma 9800pro tem 380mhz na GPU(se não me engano), e uma 9600xt possui 500mhz na GPU, e sem duvidas uma 9800 é melhor

LARGURA DE BANDA: isso é a taxa de transferencia, quanto maior melhor (obviamente), mas isto é diretamente infuenciado pelos bits.

Para calcular a taxa de transferencia você multiplica os bits pelo clock das memorias em DDR e divide por 8. TXTVGA = CLOCKMEM X BITS/8

Por exemplo:

Uma vga com 325mhz de clock na GPU, e 400mhz de clock nas memorias:

Se tiver 64bits ---- TXTVGA = CLOCKMEM X BITS/8

então: 400x64/8 = 3200mb/s ou 3,2Gb/s

Se tiver 128bits --- TXTVGA = CLOCKMEM X BITS/8

então: 400x128/8 = 6400mb/s ou 6,4Gb/s

Se tiver 256bits --- TXTVGA = CLOCKMEM X BITS/8

então: 400x256/8 = 12800mb/s ou 12,8Gb/s

Isso equivale a quantidade de Megas de textura q a vga pode processar por segundo.

Espero ter ajudado

falou

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Me esqueci de colocar tb. O calculo de ns e suporte.

Por exemplo, quanto um memoria de 2,8ns suporta de clock?

(1000/ns)x2 = CKMAX

no caso, memorias de 2,8ns:

(1000/2,8)x2

357x2 = 714Mhz

Espero ter ajudado

[]'s

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não tem nada de novo

mas junta muitas informações que muita gente anda perdido(como eu mesmo as vezes) :bandeira:

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pois é, mas eu fiz esse topico, porque apesar de tudo tem muita gente criando topico com as mesmas perguntas :muro:

:bandeira:

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É,realmente o que mais mata aqui no forum de VGAs são tópicos sobre o mesmo assunto,que na maioria das vezes uma pesquisa ja basta!

Quanto a parte de memória,vale ressaltar que tambem existe memos BGA de 16bits,o que determina também é a contoladora de memória da GPU(se 64,128,256,512bits,etc),pois as Radeon 9600XT tem 8 chips de memoria BGA,totalizando 128bits,então pode-se conclui que cada chipe de memoria é açessado a 16bits!

Ah,seria bom também informações sobre os pipelines da placa,isso explica porque uma 9800pro é melhor que 9600xt!

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