Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou precisando de uma unidade de armazenamento, tenho vontade de pegar um ssd de 1tb, ao invés de um HD da mesma capacidade, a intenção do ssd ao invés de um HD é a diferença de vida útil, mas será que isso vale a pena mesmo? 

Quanto a ligar windows rápido já tenho um ssd de 240gb, na aliexpres acho ssd de 1tb por 440 450 + ou -

Vocês acham que vale a pena pegar um ssd pela duração da vida útil dele, ou vale a pena pegar um HD mesmo e economizo pro upgrade da minha placa de vídeo ? 

Postado
15 minutos atrás, mateus FNB disse:

Estou precisando de uma unidade de armazenamento, tenho vontade de pegar um ssd de 1tb, ao invés de um HD da mesma capacidade, a intenção do ssd ao invés de um HD é a diferença de vida útil, mas será que isso vale a pena mesmo? 

Quanto a ligar windows rápido já tenho um ssd de 240gb, na aliexpres acho ssd de 1tb por 440 450 + ou -

Vocês acham que vale a pena pegar um ssd pela duração da vida útil dele, ou vale a pena pegar um HD mesmo e economizo pro upgrade da minha placa de vídeo ? 

Em termos práticos, se você tomar os devidos cuidados, tanto um bom HD como um bom SSD irão durar tanto, que se tornarão obsoletos, antes que sua vida útil chegue ao final. Mas também tem um pouco do fator sorte, no caso de uma queda, por exemplo, a chance de perder o HD é de 90% e o SSD, talvez uns 10%.

Tenho discos rígidos engavetados há anos, porque se tornaram obsoletos, mas ainda funcionam.

E ainda estou usando um dos primeiros SSDs lançados pela OCZ, que um amigo trouxe para mim dos EUA, em 2010 e nunca apresentou problemas.

Atualmente, acho que é mais uma questão de preferência pessoal, se os fatores preço e velocidade não forem determinantes.

• Obrigado 1
Postado

@mateus FNB

A vida útil de um SSD é menor que um HD devido ao limite de ciclo de escrita da unidade, sendo que, para uso doméstico (trabalhos, navegação internet, jogos), isto levaria vários anos para o SSD chegar a ponto de não funcionar mais.

Se você costuma a fazer upgrades, provavelmente vai acabar trocando a unidade neste meio tempo.

Toda via, não é um detalhe que tenha que se preocupar atualmente.

35 minutos atrás, mateus FNB disse:

Por minha experiência, em termos práticos, na maioria das aplicações o HD supre muito bem a função, a não ser que necessite realmente de mais eficiência no carregamento dos programas, arquivos, jogos e outros. (particularmente a vantagem de SSD é um opcional que vale a pena, mas não obrigatório)

Quanto a placa de vídeo, isto vai de sua demanda de uso. Dependendo da atual placa, talvez seja melhor focar neste upgrade primeiro.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@mateus FNB pode comprar o SSD sem medo algum. Os modelos atuais vão durar pelo menos uns 10 anos antes de perderem a vida útil (estou falando de vida útil, porque se formos falar de defeito, todo equipamento eletrônico está sujeito a dar pau, seja HD, SSD, CPU, GPU e etc). Nesse artigo teve SSD que durou mais de 1 petabyte, e o artigo é antigo: https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!