Ir ao conteúdo

É possível repetir sinal Wi-Fi de um roteador que está com WPS desabilitado?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. 

Estou pesquisando um repetidor Wi-Fi para comprar - minha casa tem dois andares e o roteador fica no de baixo, de modo que alguns cômodos em cima não pegam sinal. Vi que muitos repetidores conectam através da própria rede Wi-Fi: você põe ele em algum lugar que tem conexão, e de lá ele "espalha", sem utilizar cabo de rede. A maioria dos repetidores que vi tem uma função "WPS", mas fiquei confuso, pois olhando meu roteador principal, vi que o WPS está desabilitado (a luz do WPS está apagada). Eu conseguiria conectar um repetidor mesmo assim, ou teria que habilitar o WPS no Roteador/conectar via cabo de rede?

• Solução
Postado

o wps é apenas para facilitar a vida, essa luz só acende quando você segura o botão wps, geralmente por 3 segundos, enquanto ela estiver piscando você pode ativar o wps no dispositivo que você quer conectar.

Sem o wps dá pra configurar tb, só dá mais trabalho.

Postado

Entendi @wagner2029 , obrigado.

Pesquisando mais, vi que o repetidor não projeta 100% da banda, a velocidade dele acaba sendo reduzida. Neste caso estou vendo a possibilidade de puxar um cabo ethernet para o segundo andar e colocar um novo ponto de acesso.

Postado

Sim, é possível usar o repetidor sem WPS e inclusive é recomendado que essa função esteja sempre desligada em seus equipamentos. A configuração sem WPS é fácil até nos modelos com interface extremamente básica, e na maioria dos equipamentos domésticos é só pedir para conectar na rede já disponível e fornecer a senha.

Pesquise primeiro sobre como o seu repetidor funciona, já que há os que fazem rede em malha (mesh), os compatíveis com WDS e alguns modelos que criam outra sub-rede. Aqui tenho um modelo antigo da TP-Link que muda o endereço MAC visto pelo roteador. Acabei substituindo tal repetidor por um roteador antigo com OpenWRT e compatibilidade com WDS.

Infelizmente aqui o 2,4 GHz é muito poluído, e a qualidade da conexão dos equipamentos que estão no lado repetidor da ponte fica bem prejudicada. Recomendo usar um Ethernet para ligar os roteadores e repetidores, possibilitando assim que cada ponto de acesso possa ser configurado em um canal da faixa 2,4 GHz, lembrando que se estiver usando canais de 40 MHz do 802.11n vai ter só os canais 1 e 11 sem sobreposição.

• Curtir 1
Postado

@Allan Juan  outra possibilidade, se ficar muito difícil passar o cabo, as vezes uma coluna ou viga que não pode ser furada atrapalha, você pode colocar um roteador velho qualquer como cliente ("recebe sinal pela antena e solta pelo cabo"), mesmo que o roteador não tenha a função cliente você pode instalar o dd-wrt nele e vai habilitar essa função, então você instala o roteador cliente o mais próximo possível do principal, puxa um cabo dele até onde você quer e instala outro roteador wifi, dessa forma você pode ligar até equipamentos que não tem wifi e o sinal fica bem forte e estável.

Para simplificar a rede você pode fixar o ip dos roteadores e desativar o dchp deles, por padrão eu coloco o ip da outra ponta da faixa, se o ip do modem é 192.168.0.1 eu coloco o primeiro roteador wifi em 192.168.0.254, o segundo em 253 e assim por diante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!