Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Oi, ultimamente minha gpu (rx 580 8gb) tem ficado muito quente em alguns jogos (em torno de 85 graus, que é o maximo saudavel, mas mesmo assim quero abaixar um pouco por segurança), e estava pensando em comprar uma fan traseira para o meu gabinete (nao vou comprar na parte de cima pois pretendo comprar um water cooler mais pra frente), E gostaria de saber como instalar e qual modelo devo comprar, atualmente penso nesse: https://www.kabum.com.br/produto/85536/cooler-fan-corsair-ml120-pro-120mm-co-9050040?gclid=Cj0KCQjwg8n5BRCdARIsALxKb94dL-8NznSy16e7y05Eoqftm-vYkrc0aSfz05Mi0BnI6DuO7Yg1SgAaAhxgEALw_wc ou nesse: https://www.kabum.com.br/produto/100148/cooler-deepcool-cf-120-rgb-12cm-dp-fa-rgb-cf120-1, link do meu gabinete: https://www.ciapc.com.br/gabinete-infinityhttps://www.kabum.com.br/produto/100148/cooler-deepcool-cf-120-rgb-12cm-dp-fa-rgb-cf120-1 , 

configs do pc: 

placa-mãe: asus prime b450m gamming br

cpu: r5 3400gg

gpu: rx580 8gb

ram:16gb (2x8) 2666mhz

fonte: vx-500w da aerocool

ssd m.2 240gb

hd 1tb 

Postado

@Lucas Chicarolli Sua fonte é essa com chave seletora de tensão? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=69297&gclid=Cj0KCQjwg8n5BRCdARIsALxKb957QBEf4DLRIuUmOVbUNcZelE-O1ScytRgRoKoqQLeNrvw3OZ_q5L4aAoXTEALw_wcB

Acho que a prioridade agora seria trocar ela mesmo. Se ela estiver em altas temperaturas, irradia por todo o gabinete, sem falar nos cabos

• Curtir 1
Postado

Ventoinha de 120 mm a 160 reais, surreal.

Quer ventilar com uma ventoinha apenas? Não recomendo.

Recomendo sim que veja quantas ventoinhas seu gabinete suporta e instale todas que ele suportar. Compre modelos baratos e de qualidade como este: https://www.kabum.com.br/produto/104382/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto-dp-fdc-xf120

Se quiser RGB vai ter que vender um rim, pois está absurdo o preço durante a pandemia. Se quer melhorar seu arrefecimento e aumentar a vida útil do seu equipamento, compre ventoinhas de 20 reais da Deepcool e instale todas que puder no perfil ilustrado abaixo:

Spoiler

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

Sobre cooler da CPU, não compre WC tipo AIO. Serve para enfeitar, mas o custo/benefício é baixo. Com o mesmo valor de um AIO você compra um Air Cooler de qualidade, durabilidade e desempenho superiores. O Hyper 212 Turbo ou Black Edition são mais que suficientes para sua CPU até com OC leve, rodando a baixas temperaturas e baixo ruído. Se quiser algo mais potente tem o MA410P e o MA620P, mas esse último o gabinete tem que suportar coolers de 165 mm.

• Curtir 1
Postado

realmente, talvez a prioridade seja trocar a fonte primeiro, ela é uma bomba, abre a tampa lateral do gabinete que deve ajudar bastante na temperatura... depois você se preocupa com isso. e lembre-se de não usar fonte conectada em estabilizador/módulo isolador. e como o colega acima falou, invista em fan boa e barata, sem se preocupar com firula rgb.

Postado

cara, undervolting também é uma opção, minha rx 580 8gb da msi armor mk2 tava pegando quase 80 graus, diminui 100mv  da tensão no radeon software, agora ela não passa de 70 graus, fica em torno de 65~70.

Recomendo você diminuir de 50 a 100mv de tensão no próprio software amd da placa.

Postado

@WOZ Dods eu coloquei o link ali...

@Felipe Barbosa MeloNao sei o que é chave de tensão, mas a fonte que você mostrou é idêntica a minha, e acho que precisarei de mais fans, pois não consigo trocar de fonte nessa situação

@WOZ Dods ata, emtendi, obrigado, é que achei que por ser mais cara a fan ventilava melhor

@Caio Ferreira  hm... Vou abrir a tampa então, é que eu quase coloquei a mão dentro do pc uma vez, mas vou tentar

@Guilherme Zanquetta mas aí a performance em jogos seria reduzida?

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Lucas Chicarolli disse:

@WOZ Dods ata, emtendi, obrigado, é que achei que por ser mais cara a fan ventilava melhor

Não ventila melhor, só é mais bonitinha e cheia de enfeites.

Se quiser pagar 140 reais em excesso por isso, va de ti.

@Caio Ferreira  hm... Vou abrir a tampa então, é que eu quase coloquei a mão dentro do pc uma vez, mas vou tentar

Apesar de concordar que é uma medida paliativa válida, não recomendo. Tivemos membros aqui no fórum mesmo que perderam placas mãe e outros componentes por usarem o gabinete aberto, pois um mínimo descuido pode atingir esses componentes sensíveis. 

Melhor priorizar melhorar a ventilação ;)

@Guilherme Zanquetta mas aí a performance em jogos seria reduzida?

Undervolting significa sim perda de desempenho. Acho desnecessário, pois o mínimo investimento em arrefecimento adequado pode solucionar o problema. Sempre defendo o "deshrouding" como técnica válida se o gabinete for mal ventilado. Assista esse vídeo para compreender: 

Spoiler

Postado

@Lucas Chicarolli Depende. A conversa ficou tão antiga que me confundi sobre o que você sugere trocar. Gabinete? Certamente recomendo trocar. Se quiser antes testar com mais ventoinhas, pelo menos elas são baratas e encher o gabinete delas não faz mal algum. Claro que tem que observar o posicionamento e orientação de cada uma para ter o melhor fluxo de ar. Se não satisfizer, você pode aproveitá-las em outro.

Postado
Em 11/08/2020 às 10:24, WOZ Dods disse:

Recomendo sim que veja quantas ventoinhas seu gabinete suporta e instale todas que ele suportar. Compre modelos baratos e de qualidade como este: https://www.kabum.com.br/produto/104382/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto-dp-fdc-xf120

Por experiência própria, não tem comparação esses fans de R$ 30 com os de R$ 100+, tanto em termos de desempenho quanto de ruido e durabilidade. É só ver a potência, 0,84 W, enquanto fans de qualidade chegam ao dobro, até o triplo disso. Movimentam muito mais ar, fazem menos ruido e duram muito mais.

Em 11/08/2020 às 10:24, WOZ Dods disse:

Recomendo sim que veja quantas ventoinhas seu gabinete suporta e instale todas que ele suportar.

Também vou discordar educadamente. Pra muitos cenários, uma única boa ventoinha de 120 mm já é suficiente. Talvez duas, uma atrás de exaustão e uma na frente, jogando ar na placa de vídeo. De duas pra 3 a diferença é muito pequena (~2 a 3 graus), de 3 pra 4 é menor ainda (~1 a 2 graus), e de 4 pra 5 já passa a ser absolutamente nula, como dá pra ver nesse teste:

Esse outro teste achou uma diferença muito pequena usando 1 ou várias ventoinhas:

Em suma, achar que é necessário lotar o PC de ventoinhas pra ter uma boa refrigeração é basicamente um dos mitos do hardware, rs.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Shaman93 disse:

Por experiência própria, não tem comparação esses fans de R$ 30 com os de R$ 100+, tanto em termos de desempenho quanto de ruido e durabilidade. É só ver a potência, 0,84 W, enquanto fans de qualidade chegam ao dobro, até o triplo disso. Movimentam muito mais ar, fazem menos ruido e duram muito mais.

Entendo muito bem sua experiência, mas temos que observar sempre o que é bom para a pessoa que indicamos. Quando se tem orçamento limitado, quando as opções são comprar dois fans, ou nenhum, ou então comprar 6 de qualidade mediana (que por sinal, os da deepcool de 20 reais são ótimos para manter um bom arrefecimento, posso confirmar isso por tantas máquinas montadas que não ultrapassam 50º em uso cotidiano), a questão deixa de ser o que é "melhor", mas sim o que tem o melhor custo/benefício. Não indico ventoinhas genéricas, tampouco de má qualidade, mas entre uma redragon ou pichau OEM maluca, eu sempre vou indicar as que já usei aos montes e bem sei oferecerem o mínimo de desempenho adequado a um bom arrefecimento. Números são importantes em muitas coisas, mas quando falamos de custo/benefício eles tem que ser PONDERADOS. Não adianta indicar o melhor se a pessoa vai olhar e deixar de comprar porque simplesmente não pode bancar. Pura, simples e objetivamente.

adicionado 4 minutos depois
22 minutos atrás, Shaman93 disse:

Também vou discordar educadamente. Pra muitos cenários, uma única boa ventoinha de 120 mm já é suficiente. Talvez duas, uma atrás de exaustão e uma na frente, jogando ar na placa de vídeo. De duas pra 3 a diferença é muito pequena (~2 a 3 graus), de 3 pra 4 é menor ainda (~1 a 2 graus), e de 4 pra 5 já passa a ser absolutamente nula, como dá pra ver nesse teste:

Entendo sua perspectiva. Meus fundamentos são práticos como no post anterior. Gabinetes de má qualidade comumente podem ser aprimorados com adição de ventoinhas nas posições e orientações corretas. Tudo depende do que o usuário pode e deseja efetivamente bancar, e sempre vou me basear no mais simples e objetivo possível. Uma ventoinha de boa qualidade, bem fabricada, que durará anos a fio sem aumento no ruído ou falha, é simplesmente BOA O BASTANTE. Se há algo melhor, vai dos meios da pessoa e seus objetivos. Um gabinete com 6 ventoinhas de boa qualidade, mas que não são as melhores, ventilará melhor do que um com nenhuma. Uma ventoinha de 100+reais está simplesmente além da capacidade aquisitiva de muitos, ainda mais hoje com o dólar a premium e tantas pessoas em nosso fórum precisando melhorar seu arrefecimento. Compreendo sua perspectiva, mas insisto, devemos primar pelo que é acessível e funcional.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Um problema desses testes é que eles só mostram a temperatura do CPU+GPU seria interessante mostrar como ficaria a temperatura dos mosfets do VRM, se formos comparar uma pessoa que usa WC para uma que usa AC, o AC resfria melhor o VRM que o WC, isso tipo 10 graus de diferença.. seria interessante mostrar como ficaria se cada vez mais fans iriam afetar o VRM ou seria algo não muito diferencial..

E de 10 graus de diferença, a vida util dos mosfets já dobraria.. então faz diferença

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods nao quero trocar o gabinete, quero recomendações para mais fan e como instala-las, está no titulo, mas agora que vi kkk, eu perguntei se voce recomendava mas o link nao foi kkk, está aqui o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-910507778-kit-3-cooler-rgb-fita-de-led-controle-e-controladora-_JM?quantity=1#reco_item_pos=4&reco_backend=machinalis-v2p&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=27487b80-3d3d-4e98-8d7d-76991bed69bf

adicionado 7 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo Sim! Era isso que eu queria, para mim diminuir apenas 10 graus da gpu seria otimo ou até mesmo ficar igual o do vídeo, de 85 p 78, pois assim ficaria um pouco longe da margem de segurança, pois fico meio preocupado quando a gpu atinge 85 graus, dai ja vou la e limito o fps (coisa que nao queria ter que fazer) pois prezo muito a vida útil, sem falar que não tenho idade de trabalhar e ter o "meu dinheiro" digamos assim, por isso quero que esse pc dure bastante

• Curtir 1
Postado

@Lucas Chicarolli  Esse link do seu gabinete não ta pegando, seria o Infinity da Gamemax? Cite a marca dele. Se o gabinete não tiver bom arrefecimento, não irá adiantar essas fans.. por isso é fundamental perguntar.

E sua preocupação com a temperatura é valida, na GPU não tem tanto impacto, mas em outras peças o impacto é maior, se diminuirmos 10 graus de um mosfet, capacitor, a vida deles dobrariam, o mesmo vale ao contrario, a cada 10 graus que colocamos, a vida deles cairiam pela metade..

• Curtir 1
Postado

@Lucas Chicarolli Como disse anteriormente, acrescentar ventoinhas nunca é negativo se elas forem posicionadas corretamente. As ventoinhas que você citou são de má qualidade, pois não há referencial de marca ou de suas características quais sejam verificáveis e autênticas por não terem marca ou modelo. Recomendo sim que adquira ventoinhas, mas confio mais nas Deepcool da Kabum de 20 reais do que em modelos de 10x esse valor que não tenham um referencial confiável. Ademais, se quiser enfeitar o gabinete é melhor investir em fitas de LED conectadas via USB ou MOLEX do que investir em ventoinhas de qualidade duvidável só porque tem LED integrados. Assim você enfeita seu gabinete, arrefece ele melhor, sem sacrificar um em vista do outro.

Sobre o gabinete em si, concordo com o @Felipe Barbosa Melo quando fala que esse gabinete é ruim e que não tem muito o que melhorar nele. Tampo frontal selado, com pouca vasão de ar, não vai ser melhorado facilmente. A troca do gabinete em si é mais dispendiosa do que a aquisição de ventoinhas, sendo que adquirir um gabinete novo sem qualquer ventoinha seria ao menos tão ruim quanto. Lembrando que as ventoinhas adquiridas agora podem ser reutilizadas em um futuro gabinete, o que é vital para manter seus gastos controlados. Por esta razão insisto, compre ventoinhas e faça do seu gabinete atual o melhor que ele puder ser, pois ventoinhas de qualidade mínima SÃO BARATAS. Se mesmo depois disso quiser melhorar ainda mais seu arrefecimento, guarde dinheiro e espere promoções de gabinetes de qualidade como os que vou listar abaixo, pois gabinetes são uma aquisição para a vida inteira de um PC e não devem ser adquiridos se não forem realmente valer a pena.

Só para constar, acho que dá para melhorar sim seu gabinete, ao menos até atingir uma temperatura de 60º ou menos sob load. Já fiz isso com gabinetes muito inferiores que o seu, e acredito que só vai requerer o mínimo de esforço e conhecimento de sua parte. Para o esforço depende de você, para o conhecimento todos aqui do fórum podem bem ajudar. Que seja aumentando a vazão de ar retirando-se filtros, mas pelo menos você não terá que desprender tanto dinheiro só para ter seu PC funcionando bem, o que é prioridade absoluta ao meu ver.

Gabinetes que indico:

• Aerocool Aero 500G RGB BK

Aerocool Aero One

Aerocool Aero One Frost

Corsair Carbide Series SPEC-DELTA

Corsair Carbide SPEC-04

Cougar MX330-G

Deepcool E-Shield

Deepcool Matrexx 55 Mesh

Galax Nebulosa (Micro ATX)

Thermaltake Comander C35 TG ARGB

Thermaltake Core X31

Thermaltake Versa J24

adicionado 3 minutos depois

Disposição de ventoinhas dentro de qualquer modelo de gabinete, visando melhor arrefecimento:

Spoiler

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

adicionado 12 minutos depois
3 horas atrás, Shaman93 disse:

Desprezei completamente o vídeo no minuto que ouvi a afirmação inicial: "Once you kinda get past the stock amount of fans that come with your case, it doesn't really end up helping much anymore..."
Jesus, se estivessemos morando nos EUA, e estivéssemos falando de gabinetes high end, super concordaria, mas estamos falando de montagens que lá são consideradas "ultra budget", e os gabinetes que usamos aqui sequer estão disponíveis no mercado lá. Simplesmente fora de questão comparar as duas coisas, e isso estou falando com um gabinete Thermaltake Core X31 a 50 cm do meu rosto, que pessoalmente eu considero o mínimo para minhas necessidades hoje. Simplesmente não é o que a maioria tem ou vai adquirir tão cedo, especialmente porque adquirir por menos de 400 reais e hoje custa mais de 1000. Quem vai investir esse tipo de dinheiro quando não tem 2k para gastar numa GPU? 

Discordo ainda mais da afirmação do Luke quando observo que esse meu gabinete, que bem poderia ser considerado acima da média, melhorou muito acrescentando as 4 ventoinhas de qualidade que comprei junto, todas de 140 mm, e agora minhas temperaturas estão bem mais baixas. Como gosto de afirmar, 54º é meu limite mesmo sob OC (o que tive que fazer com minha GPU caquética com jogos novos). 

adicionado 19 minutos depois
3 horas atrás, Shaman93 disse:

Em suma, achar que é necessário lotar o PC de ventoinhas pra ter uma boa refrigeração é basicamente um dos mitos do hardware, rs.

Sobre o segundo vídeo, só as observações dele sobre o gabinete In Win já desprezam completamente toda a validade do teste. Se o gabinete em si não tem sequer os padrões básicos de posicionamento de ventoinhas e você está usando esse critério como parâmetro, qual é a validade do teste?!?!?!
Ele está trabalhando com não menos que CINCO ventoinhas de intake, com apenas uma de outtake. De onde ele achou, nesse universo, que conseguiria aumentar o desempenho de arrefecimento adicionando ou retirando ventoinhas de intake? LOUCO!

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Desprezei completamente o vídeo no minuto que ouvi a afirmação inicial: "Once you kinda get past the stock amount of fans that come with your case, it doesn't really end up helping much anymore..."

Mas acredito que continua valendo. Claro que não pensando num gabinete que vem sem fans (de 0 pra 1 fan a difrença é enorme, fato), mas não vejo sentido em colocar 4 ou 5 num gabinete que já vem com 3 ou mesmo 2, por exemplo. Esses tempos passei uma ventoinha pro meu irmão, coloquei no gabinete dele que já vinha com 2. Fiquei decepcionado, mesmo depois de uma limpeza (e isso que o gabinete tava bem sujo) e adição da ventoinha, a diferença foi de mísero 1 grau, praticamente dentro de uma margem de erro. Antes era um na frente e um atrás, adicionei +1 em cima. O meu gabinete é bem fechado, só tem entrada na frente, com 2 ventoinhas de 14 cm. Desativando elas e deixando só a de trás, a diferença foi de 3 graus. E isso quando a de trás era das que vem com o gabinete também, bem simples, com menos de 1 W. Agora coloquei uma NZXT de quase 4 W, talvez a diferença seria de 1 grau ou nem isso. Eu só deixo as frontais ligadas por questão de limpeza, como é o local que tem filtro de poeira, força que todo o ar de entrada passe por ali, e não pelas frestas ou entrada das baias 3.5. Pode ser que se tratando das ventoinhas mais simples e adicionando várias mude um pouco, mas eu duvido muito que seja mais que uns poucos graus.

@WOZ Dods Aqui o Steve cita 2 exemplos de como mais fans podem acabar piorando o resfriamento. O primeiro é pela questão da formação de vórtices e recirculação. Dependendo do gabinete (tem uns bem mal projetados) e posição dos fans, pode acabar criando zonas mortas e de recirculação que prendem o calor. A outra é a questão da direção do fluxo, dá o exemplo de um gabinete com a exaustão em cima e entrada frontal no qual, possivelmente, o ar entra pela frente e sai por cima, antes que possa passar pelas peças e resfriar. Isso me parece bem plausível num gabinete grande com placa mATX, que ocupa só um 'cantinho', por assim dizer.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Na maioria dos casos em que gabinetes já vem com ventoinhas pré-instaladas com o mínimo de critério, isso depois de ver pelo menso 10 vídeos e artigos desde meu último post, concordo que há pouco a ser ganho. No entanto, o OP tem um gabinete pouquíssimo otimizado e ainda acho que dá para melhorar. Certamente não vai chegar ao nível de um gabinete com frente em mesh, ou de qualidade confirmada... Complicado, pois realmente eu quero acreditar, a despeito de toda essa análise que fiz agora, que dá para melhorar muito qualquer gabinete, mas isso falo de cima da minha montanha onde tenho um bom gabinete com um cooler de CPU muito eficiente... 

Cara, estou pasmo com as análises que acabei de ver. Chateado até. Confesso que não monto PCs com gabinetes com tampo frontal fechado há pelo menos 10 anos, e que os de alta qualidade que vi nos vídeos (marcas conceituadas, modelos de ponta), não me impressionaram com ganhos no arrefecimento quando mais ventoinhas (mesmo as de alta qualidade) foram instaladas.

Retraio minha opinião, e peço desculpas pela arrogância. Os melhores ganhos que vi foram da ordem de 5º. Realmente um gabinete precisa mais do que só ventoinhas, geralmente modificações inclusive, para prestar se não foi projetado com airflow em mente.

adicionado 1 minuto depois

@Lucas Chicarolli Dito tudo que discutimos aqui, recomendo que troque o gabinete para um dos que sugeri, ou qualquer um de qualidade que tenha frente em mesh, filtragem de intake e outtake, e instalação de fonte inferior, se quiser o melhor resultado. Realmente as ventoinhas sozinhas não fazem muito pelo que vi nos vídeos e artigos que estudei agora a noite. Ventoinhas a mais vão ajudar, mas só até certo ponto.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Obrigado pelas recomendações de gabinete, mas nao consigo trocar de gabinete nesse momento, mas no proximo mes talvez consiga, a fan da deepcool que você se refere é essa?: https://www.kabum.com.br/produto/104382/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto-dp-fdc-xf120, se for ja compro agora

@Felipe Barbosa Melo vou ver o video, e sobre o gabinete eu nao sei a marca dele kkk, mas eu acho que o nome eh infinity pois est[a escrito em relevo na frente

WhatsApp Image 2020-08-20 at 09.21.01.jpeg

adicionado 10 minutos depois

@WOZ Dods mas... Mesmo que nao troque agora, so para ter uma ideia, esse gabinete aqui eh bom? https://www.casasbahia.com.br/Informatica/ComponentesePecas/Memorias/gabinete-gamer-gamemax-preto-infinit-m908-tr-rgb-vidro-1503806024.html?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=1503806024&idLojista=33569&utm_campaign=info_smart-shopping&gclid=Cj0KCQjwvvj5BRDkARIsAGD9vlKmEPtgCJJ9XEnsK8icLFyXO86iUmz9lkTERBSoGx-DQWVmUVZYIdUaAkibEALw_wcB

• Curtir 1
Postado

@Lucas Chicarolli É este cooler da deepcool ao que me referia mesmo, mas o preço subiu. Por este preço sugiro este: Cooler FAN Deepcool Windblade 120mm RED - DP-FLED-WB120-RD - R$ 29,90

A qualidade dele é um pouco superior, e custa o mesmo. Se os LEDs não lhe agradarem, poderá cortar os fios que os alimentam (processo fácil). Recomendo duas ventoinhas dessas no seu gabinete, uma no tampo superior e outra atrás do processador. Você terá um bom ganho de arrefecimento aí, pois não tem nenhuma ventoinha de exaustão instalada no momento, e isto é essencial. Se as suas do painel frontal fossem de 120 mm poderia até realocar uma para trás e já ver as temperaturas caírem bastante. 

adicionado 5 minutos depois
45 minutos atrás, Lucas Chicarolli disse:

Este gabinete tem os mesmos problemas de arrefecimento que o seu atual tem, talvez até piores. O que você precisa é um gabinete com frente perfurada, conhecido por mesh. esses gabinetes permitem a passagem desimpedida de ar, e com isso seus componentes não sufocam. Os que indiquei lá em cima são os mais indicados hoje, pois são de boas marcas, tem filtragem, frente em mesh e existem em todas as faixas de preço. O Galax Nebulosa, por exemplo, custa a partir de 323 reais (sem ventoinhas) e bastará adicionar três ou quatro ventoinhas para ele ser perfeito. Sua placa-mãe é micro ATX, então pode ser usada nesse gabinete que é desse mesmo formato. Outra opção interessante é o Aerocool Aero One (ou One Frost), que tem características e preço similares. Se quiser um mais enfeitado, sempre tem o Corsair Carbide Spec Delta, que é bonito, barato e já vem com RGB. Não tem o fluxo de ar tão bom quanto os outros dois, mas já é muito melhor do que os de tampo fechado.

Postado
10 horas atrás, WOZ Dods disse:

um pouco agressivo não? Eu uso 50% a 50º, 100% a 70º. Não grita, não fica quente.

Essa configuração dele, é perfeita para diminuir as variações termicas, saindo de 50~65 é uma variação bem baixa comparado a 30~70 em configurações normais, é perfeito pra evitar fissuras na solda ao longo do tempo..  só é um pouco agressivo aos fans, mas isso comparado a solda.. 

50% em 50c é desperdicio, se minha placa tivesse o Fan Stop deixaria as ventoinhas paradas em 50 graus, e 100 porcento em 75c, pois minha placa mal bate os 70 graus..

@Lucas Chicarolli Não é tão ruim de arrefecimento, pode fazer o teste de colocar uma folha de papel no topo do gabinete e ver se as ventoinhas conseguem empurrar a folha, normalmente esses fans são bem fraquinhos, os que vem no gabinete, por agora só trocaria eles..

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Essa configuração dele, é perfeita para diminuir as variações termicas, saindo de 50~65 é uma variação bem baixa comparado a 30~70 em configurações normais, é perfeito pra evitar fissuras na solda ao longo do tempo..  só é um pouco agressivo aos fans, mas isso comparado a solda.. 

50% em 50c é desperdicio, se minha placa tivesse o Fan Stop deixaria as ventoinhas paradas em 50 graus, e 100 porcento em 75c, pois minha placa mal bate os 70 graus..

Perfeita a explicação! A ênfase em como o pior não é nem a temperatura, mas sim a variação térmica, vem bem a calhar. Mostra como a implementação do fan stop tem mais a ver com durabilidade da placa do que com barulho (até porque em rotação mínima dificilmente os fans são audíveis). É uma coisa que sempre defendi discretamente, mas agora que vi pessoal da assistência dando respaldo, vou ser mais enérgico na recomendação. Também achei muito bom reforçar que não é bom ficar abrindo a placa toda hora, a questão da espessura dos pads de dissipação do VRM e memórias, pads chineses vagabundos, etc. Eu basicamente só faço limpeza externa do dissipador, a cada uns 6 meses, e minhas placas sempre duram 5, 6+ anos. Tenho amigos que abrem todo ano e as placas morrem depois de 2, 3, as vezes nem isso. Aqui uso 0% até 50 graus e 100% em 80 graus, a placa trabalha pelos 65~75. A única diferença é que coloco intervalo de atualização a cada 2 segundos. Com a curva padrão, fica nos 75~85 e com um comportamento horrível, funciona em platôs e fica subindo e descendo em certos intervalos de temperatura, provocando aquele efeito dos fans acelerarem e reduzirem, ficando audíveis. Com a curva customizada é bem mais discreto, além de refrigerar melhor. Quanto à durabilidade dos fans... Sinceramente, dane-se. Mesmo trabalhando bastante, eles tendem a durar muitos anos e, caso fiquem ruins, peço por R$ 50 novos da China. Já um reball é R$ 400+ e sequer tem garantia de que vai funcionar...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...