Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Já fazem alguns meses que enfrento um problema de drop de FPS enquanto jogo. Vou começar com as especificações do meu computador.

placa-mãe: Asrock A320M HD

Processador: Ryzen 5 2400g

RAM: 1x8GB 2400mhz

GPU: RX 570 8GB

Fonte: Aerocool Atx Kcas 500w 

Bom, comecei a perceber o drop enquanto jogava Valorant, e isso têm me incomodado bastante.

Quero deixar claro que já revirei a internet e testei tudo que é possível pra melhorar desempenho (Vou listar algumas coisas aqui já adiantar: reinstalar os drivers da placa; atualizar o windows; desativar otimização de tela cheia; colocar o computador em modo de alto desempenho; dar prioridade pros processos do jogo; desfragmentei o hd; aquela limpeza usando o cclear; arrumei as configurações de rede; cheguei inclusive a contatar o suporte do Valorant e seguir todas as dicas que me deram).

Inicialmente pensei que o problema fosse na otimização do jogo, pelo fato da minha gpu ser AMD. Por isso tentei realizar testes pra encontrar uma configuração no jogo que diminuísse o drop.
Usei o MSI Afterburner pra capturar as métricas, iniciei as capturas no início da partida durante 3min. A curva vermelha corresponde a uma partida de CSGO e as outras ao Valorant. Não vou me estender sobre os detalhes de cada curva porque acho que sejam importante. O que é importante aqui é que o drop de FPS (esses vales nas curvas) ocorrem sempre depois de um mesmo período de tempo que o jogo começa. Portanto, depois desses testes concluí que o problema não é no jogo e sim mas no meu computador. (Se eu estiver errado me corrijam por favor). Reparem que até mesmo com o VSYNC on ocorre um drop nesse mesmo tempo.

graph3.thumb.png.39371f485a8734a30025228297fd16e6.png

Feito isso passei a tentar compreender o porque do drop. Cogitei inicialmente thermal throttling. Por isso iniciei o monitoramento pra tentar cruzar o drop de fps com alguma alteração em outra métrica. 

Realizei esse teste com o Vsync pra facilitar a visualização do drop. 

cpu_checking1.thumb.png.8e34382bd88c395c61a65ad950983977.png

Reparem que ocorre um aumento "brusco" na temperatura da CPU quando ocorre o drop. Até onde eu sei a CPU não deveria ter problemas com temperaturas tão baixas. Mesmo com esse aumento, olhando pras frequências dos núcleos no mesmo tempo...

cpu_checking2.thumb.png.3d3ca4981c0ea70f9b083882fdb0092a.png
...concluí que isso não é a causa do problema e sim uma consequência, ou mesmo uma coincidência (novamente, me corrijam se estiver errado, sou bem leigo).
De toda forma, pensando que pudesse ser algum problema entre a placa-mãe e o processador, resolvi atualizar a bios (4.90 -> 6.10) e o problema continuou.

Por fim, no último experimento que eu realizei reparei que quando os drops de FPS ocorrem, o consumo de energia pela GPU cai. Seguem vários gráficos que conseguem demonstrar bem o que acontece no computador quando o drop acontece. Aqui iniciei a captura no meio de um drop, por isso o FPS já inicia baixo. Reparem bem nas frequências de GPU e VRAM.

image.thumb.png.82aec190a4619173265b73f48c00d557.pngimage.thumb.png.9542609e7acdb92240189ca775960a2b.pngimage.png.1b9c3d83e068f4f64e3568edf98b9e69.png

Definitivamente o problema está relacionado com as frequências da GPU, acredito que resta saber se é causa ou consequência. Com isso me vieram algumas hipóteses:

• A CPU não consegue mandar instruções corretamente pra gpu no momento por isso o consumo cai (Isso não explica aquele aumento de temperatura da CPU).
  • A fonte não consegue alimentar corretamente a GPU, por isso as instruções passam a ser processadas em CPU e isso causa uma sobrecarga momentânea na CPU.
  • Algum defeito na placa-mãe

Gostaria da opinião de vocês que são mais entendidos de hardware, alguma sugestão do que fazer, ou algum teste. 

De toda forma, muito obrigado pela atenção. Estou a disposição pra qualquer esclarecimento.

Edit: Esse problema de drop não acontece em outros jogos, como por exemplo o Rainbow Six Siege. Isso me leva a crer que é algo na CPU, dado que Valorant, LoL, CSGO (os jogos em que tenho problemas) dependem de bastante processamento em CPU.

Postado

Problema resolvido. Achei esse post no reddit sobre o mesmo problema que eu, no mesmo processador. Dei uma pesquisada e descobri como desligar o Turbo Boost pela BIOS da minha placa-mãe. Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...