Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exclusão de arquivos do HD Externo, como recuperar


Posts recomendados

Acabei de formatar um pc de um cliente, tudo normal até ai, salvei um backup dos arquivos tudo certo. usando outro dispositivo usb instalei o windows 10, logo após ele ter teminado a instalação, já na area de trabalho eu conecto meu hd externo com o backup, e quando vou ver o hd que antigamente era de 500GB estava com uma partição no formato fat32 (o hd portatil sempre foi ntfs) e de apenas 32 gb, com o resto precisando ser formatado para algum formato.

 

passei o recuva nesses 32 gb no modo deep scan e os arquivos estavão todos corrompidos e pesando mais de 3 TB, estou fazendo a mesma coisa na partição de 400 e bolinha, só que o tempo para terminar é absurdamente alto, então queria saber se alguem tem alguma dica que possa me ajudar a recuperar esses arquivos. ja formatei muito pc e essa é a primeira vez que isso me acontece, o pior é que como vou explicar ao cliente isso.... desde já agradeço por lerem meu post, boa noite a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV assim vou tentar explicar melhor a situação, o hd externo estava o backup, eu usei ele apenas quando foi para passar os arquivos do pc que iria ser formatado para o hd, fiz a formatação usando um pendrive, tudo normal. terminou a formatação ja na area de trabalho do windows eu conectei o hd e tinha uma partição formato FAT32 de 32Gb, e uma partição sem formatação com o resto do tamanho do hd (500gb), na partição de 32gb tinha arquivos semelhantes ao do pendrive de instalação do windows, ele meio que fez uma copia dos arquivos de instalação do sistema e passou para la, nisso dai dessas partições eu perdi um backup de 11gb que tinha varios documentos importantes para o cliente.... somente uma pequena atualização, o recuva diminui o eta dele, que estava para algumas semanas para algumas horas, ja achou algumas coisas aqui, o que foi corrompido foi os arquivos que o recuva encontrou na particao de 32Gb, estou nesse momento escaneando a partição de 400Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Gabriel Gui disse:

@GabrielLV assim vou tentar explicar melhor a situação, o hd externo estava o backup, eu usei ele apenas quando foi para passar os arquivos do pc que iria ser formatado para o hd, fiz a formatação usando um pendrive, tudo normal. terminou a formatação ja na area de trabalho do windows eu conectei o hd e tinha uma partição formato FAT32 de 32Gb, e uma partição sem formatação com o resto do tamanho do hd (500gb), na partição de 32gb tinha arquivos semelhantes ao do pendrive de instalação do windows, ele meio que fez uma copia dos arquivos de instalação do sistema e passou para la, nisso dai dessas partições eu perdi um backup de 11gb que tinha varios documentos importantes para o cliente.... somente uma pequena atualização, o recuva diminui o eta dele, que estava para algumas semanas para algumas horas, ja achou algumas coisas aqui, o que foi corrompido foi os arquivos que o recuva encontrou na particao de 32Gb, estou nesse momento escaneando a partição de 400Gb

Entendi, e bom, parece que não há o que fazer a não ser esperar a análise do Recuva.

 

O que pode ter acontecido, apesar de eu achar improvável que seja esse o caso: Por se tratar de um HD externo, quando ejeta-lo, você deve esperar cerca de 10 segundos para que o disco pare totalmente de girar, do contrário você corre o risco de sem querer danificar o HD se movimenta-lo bruscamente nesse período.

Ou até mesmo se trata de um vírus que existia no PC do seu cliente que faz esse tipo de procedimento com unidades externas. Recomendo que utilize um DVD sempre que possível para fazer alguma tarefa no computador (como formatação) ao invés de utilizar uma unidade externa. Além de claro, instalar um bom software antivírus e executar uma análise para evitar que coisas assim aconteçam se for esse o caso.

 

E uma dica, esqueça essa ideia de fazer backup em um HD externo, ao invés disso, vá no Gerenciador de Disco (Win + R para abrir o executar > digite diskmgmt.msc), crie uma nova partição com o tamanho dos arquivos, deixe-a no formato NTFS e transfira os arquivos de backup para esta partição. Assim, quando você for formatar o computador, basta apenas apagar a partição do Windows e deixar salva a partição do backup.

Este método é mais eficiente pois desta forma, você estará salvando os arquivos dentro do próprio HD, utilizando a velocidade do barramento SATA, diferente de fazer um backup em um HD externo do qual você está utilizando o barramento USB (que é mais lento que o SATA).

 

E sobre seu HD externo, assim que todo o procedimento acabar e você conseguir (ou não) recuperar os arquivos, recomendo que faça uma análise nele com o WD Data Lifeguard Diagnostic para saber se existe alguma defeito nele. Se existir, talvez só substituindo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...