Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Eu estava usando meu multimetro em um dia normal, até que ao testar algumas fontes 12v e uma bateria, percebi que meu multimetro estava dando sempre 0,30v a mais. Percebendo isso eu abri o multimetro pra limpar, como ja fiz varias vezes. Passei um pincel seco só por cima da pcb do multimetro bem devagar,fechei e quando fui ligar, para minha surpresa, o que antes ele dava 12v agora edtava dando mais ou menos 0.30, testei em outra fonte e deu a mesma coisa, testei em uma bateria de 3 volts (que eu tinha certeza que estava boa) e deu somente 0.10.

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

Esse é o multimetro:

https://ibb.co/3B37Pps

https://ibb.co/XbrrmXW

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Eu estava usando meu multimetro em um dia normal, até que ao testar algumas fontes 12v e uma bateria, percebi que meu multimetro estava dando sempre 0,30v a mais. Percebendo isso eu abri o multimetro pra limpar, como ja fiz varias vezes. Passei um pincel seco só por cima da pcb do multimetro bem devagar,fechei e quando fui ligar, para minha surpresa, o que antes ele dava 12v agora edtava dando mais ou menos 0.30, testei em outra fonte e deu a mesma coisa, testei em uma bateria de 3 volts (que eu tinha certeza que estava boa) e deu somente 0.10.

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

Esse é o multimetro:

https://ibb.co/3B37Pps

https://ibb.co/XbrrmXW

André, estes equipamentos perdem a calibração. Eu mesmo tenho um amperimetro que perdi totalmente a calibração.

Além disso esse é o mais baratinho que tem, não aguenta muito tempo e estraga.. veja se compensa calibrar

Equipamentos de boa qualidade é Fluke

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Pode ter soltado algum componente. E se tirou a roda dele, pode ter perdido um contato ou perdido um contato ou ambos.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, André jacó fisgado disse:

Eu estava usando meu multimetro em um dia normal, até que ao testar algumas fontes...

@mattaus , o caso dele apareceu de uma hora para outra, enquanto já fazia uso do equipamento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A única coisa que 'roda' neste multímetro é a chave rotativa de seleção que pode perder o contato e o autor fisgou... (kk brinc  @alexandre.mbm & @André jacó fisgado 😁)

14 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ele atende às necessidades de muita gente

Ah sim... mas é bom o autor corrigir o título pra esta gente achar 😁

abç

• Haha 2
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

o mau contato era em que?

Depois de muito abrir e testar, eu apertei um pouco mais os 3 parafusos que seguram a pcb do multimetro. Antes de fazer isso eu desapertei um pouco e a tela tava meio que dando falhas, então achei que era um mal contato como a @Isadora Ferraz falou, aí eu apertei esses parafusos que seguravam a pcb e ele voltou a funcionar normalmente!

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm Eu apertei os parafusos que seguram a pcb e provavelmente isso forçou a pcb contra algo que ela não estava dando um bom contato, dessa forma a pcb voltou a da contato com essa coisa que eu não sei o que é, mas creio que seja a própria rodinha que seleciona a função do multimetro

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@André jacó fisgado , tem como olhar e nos dizer as possibilidades (para além da tal roda)?

Vai consertar o título do tópico? Estamos nos referindo principalmente à grafia "milímetro". A palavra correta — "multímetro" — ajudará na indexação para quem pesquise o Fórum, e no SEO (pra fora).

Postado
Em 23/08/2020 às 00:08, André jacó fisgado disse:

@alexandre.mbm Eu apertei os parafusos que seguram a pcb e provavelmente isso forçou a pcb contra algo que ela não estava dando um bom contato, dessa forma a pcb voltou a da contato com essa coisa que eu não sei o que é, mas creio que seja a própria rodinha que seleciona a função do multimetro

Só tem duas coisas pra dar contato... 

Uma são os vários contatos do botão giratório. 

E a outra é a "borrachinha" que dá contato no LCD. 

Esses multímetros espanam muito fácil o local de prender a placa e acaba dando este problema. 

A tampa atrás também ajuda a segurar a plaquinha, sendo assim em último caso da pra colocar algum calço de plástico ou papel pra prender o circuito no lugar quando os parafusos não prendem mais. 

Semana passada eu tava com um desses e o problema era o mesmo, porém não consegui arrumar porque acabei derrubando antes de montar e o LCD quebrou... 😟

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...