Ir ao conteúdo

Datasheet de LCD da sucata

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Um balança dessas deu defeito, e abri pra ver:

balanca-diamond.png.aa05aa0c50541cce20749b5bc56ce3f9.png

O problema dela seria assunto para outro tópico.

Achei curioso o display LCD: ele é um vidro transparente com um fundo branco lumimoso removível.

Não vejo em nenhuma das duas peças qualquer código identificador. Se não há como identificá-las, fica difícil saber (adivinhar) onde está o datasheet. A mesma dificuldade, presumo, se dá com relógios de pulso.

Alguém tem dica para esse contexto? Quero aproveitar o display!

• Membro VIP
Postado

Este display provavelmente é customizado pra este projeto. A identificação dos segmentos é difícil, média e fácil ao mesmo tempo.

A difícil: é membrana: acesso difícil aos contatos que pode ser feito na pci mas se conseguir te leva à:

Fácil: bem sensível, basta encostar algo metálico num terminal e outro com ruído da rede ou estática do corpo em outro pra ele acender; depois vem a:

Média: é multiplexado: vai ter que localizar o comum pra cada dígito e cada segmento que deve acender em todos.

(não explico + que isso 😁)

E pra domar ele depois:

Ele acende com ac - algo como feito com 0 e 1: pulso 01010101... acende e 111111...ou 000000... apaga e seu mc vai ter que tratar disso

(tampouco😁😁)

Pra adrenalina do desafio do intelecto talvez valha a pena mas pra algo real mesmo talvez valha mais aquirir um 'de verdade'😁😁😁

• Curtir 2
Postado

Displays do tipo LCD e VFL na maioria das vezes são exclusivos do equipamento, geralmente desenvolvidos pelo próprio fabricante, por isso não tem datasheet. 

Só pra se ter uma ideia, não consegui uma vez substituir um display de um multímetro xing ling por outro de mesma marca, porém de lotes diferentes... 

O circuito dedicado que o faz acionar seus segmentos é bem complexo, num lado é fornecido um sinal que varia entre zero, metade de V e V numa frequência de aproximadamente 50 Hz. 

Do outro, um sinal de onda quadrada faz a varredura acionando os segmentos correspondentes. 

• Membro VIP
Postado

Vamos na ordem das contribuições. Começando pela classificação feita por @Isadora Ferraz.

Certamente não estamos diante de um display do tipo "difícil". Pois ele tem os pinos entrando na PCB, seguindo o padrão 2,54 mm. Ou seja, não é membrana.

Se entendi o teste proposto para um suposto display de tipo "fácil", trata-se de usar uma ponta de condutor Terra da rede elétrica, dividida em dois ramos/pinos (a adivinhar).

É... eu não entendi.

Estou familiarizado com display de tipo "médio". Recentemente eu testei o seguinte:

display-microondas-consul-cmp25-ml01as-hp3-14-pinos-D_NQ_NP_613700-MLB32530714756_102019-O_1.png.1666f4fb93c317c43e09df98f6b8f089.png

display-microondas-consul-cmp25-ml01as-hp3-14-pinos-D_NQ_NP_820252-MLB32530679966_102019-O_1.png.01c4e4ba29422509e3a97fd2e0d5d6d3.png

Display do microondas Consul CMP25 – ref.: ML01AS-HP3 (14 pinos)

Do teste, achei curioso (e não entendi) o seguinte: o teste de continuidade do multímetro não acende nem acusa nada — é como se não existisse continuidade. E de fato não existe! O pulo do gato veio agora: há um  multiplexador interno.

entendi...

Já essa "domada AC", entendi foi nada! Parece que tive overdose de andrelina só de olhar.

adicionado 17 minutos depois

@Renato.88, e também @Isadora Ferraz, ou quem mais souber:

No caso da balança de precisão, a qual funciona com duas pilhas AA,  se for para apostar em acender segmentos, multiplexados ou não, com valores DC...

Para não arriscar "queimas", vocês sugerem que eu comece com que valores de tensão?

Postado

Entendi que é só pra ilustrar, mas o display aí da foto é do tipo led. Não tem nada a ver com o LCD, este funciona com corrente contínua e embora seja multiplexado é um pouco mais simples de fazer funcionar, pois a maioria deles segue um padrão nas ligações. 

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Para não arriscar "queimas", vocês sugerem que eu comece com que valores de tensão?

Comece com uma pilha comum, dessas de 1,5V ela é suficiente pra acionar o LCD. 

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Já essa "domada AC", entendi foi nada! Parece que tive overdose de andrelina só de olhar.

O LCD precisa de um liga desliga pra funcionar, com somente corrente contínua ele não se mantém "aceso" por muito tempo. 

Verá que nos seus testes com a pilha, o segmento que acender fica forte no começo e depois vai clareando até apagar mesmo com a pilha ainda no contato. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Display de led como o que você testou usa ser algo como...

Display_7_Seg_4_dig_Pinos.png

Fácil (2 me) identificar os pinos mesmo se não tivesse o desenho.

Se o seu for tipo DIP melhor. Publique fotos. Remova-o pra testar. Encoste um fio ligado a algo metálico grande num terminal qualquer ou em outra pessoa. Outro fio encoste em você mão e em outro terminal. Uma ddp há de acender o display. Publique fotos

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O pulo do gato veio agora: há um  multiplexador interno.

Você notou algum CI dentro do display ? Ou pelo menos conseguiu identificar quantos pinos são utilizados no display com o restante dos circuitos ?

Paulo

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

@Renato.88

Que escorregão! Quando desprezei que o display do microondas é LED.

Estava tão anscioso para mencionar a "curiosidade" identificada  nele (da não-continuidade) que esqueci completamente ter criado um tópico sobre LCD.

Perdoem-me esse giro.

Temo que 1V seja demais. Penso que nos projetos originais a corrente seja bem limitada. Por isso fiz a pergunta, para quem conheça dos esquemas mais comuns.

Mas o "teste" com DC, descrito por você, será muito útil. É muito do que eu preciso!

@Isadora Ferraz

Sim, é DIP. Mas é, de fato, um LCD; não é LED.

Refiro-me ao display da balança de precisão que motivou o tópico.

E eu não tenho mais dúvidas relevantes quanto ao display do microondas. Vamos esquecê-lo, por enquanto. Planejo um tópico só pra ele.

@aphawk

Na verdade, estou "chutando" que é multiplexado. Foi a explicação que encontrei até agora. Pois eu acendo seus segmentos sem atestar, no multímetro, continuidade.

Refiro-me à peça de microondas. A pinagem dela, também sem datasheet, já foi toda desvendada. Para ela, planejo módulo de Arduino; sem compromisso.

Se você pergunta sobre o display que motivou o tópico, ainda vou ver isso com mais calma. Parece que são 16 pinos. Hoje de madrugada eu respirei fundo e resolvi deixar a balança intacta para tentar dar a ela nova vida. O defeito não parece estar num local com tanta dificuldade para mexer. SMD não é pra mim...

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Tenho cá comigo alguns displays lcd. Um deles é simples ponto comum e segmentos igual ao que usa no ic7106 (1ª busca dele no google!)

ICL7107-Circuit.png

https://components101.com/sites/default/files/component_datasheet/icl7106-datasheet.pdf

Perceba o pino 21 BP pro 7106 lcd e gnd pro 7107 led. O BP é um sinal invertido com relação ao segmento aceso e com mesma polaridade pro apagado. Mas eles tem que ficar trocando de polaridade pra manter o segmento aceso daí a relativa complexidade pro algoritmo do mc (que sim já fiz pro lcd produto_Foto1_9459437.jpg?cache=20200620do 7106 que não é multiplexado talvez=ao seu)

Agora pra display com muuuuitos segmentos não tem como escapar da multiplexação e olha isto que fofura.

YLFQy.jpg

O display tem tanta frescura que tem até driver especializado nele (tenho aqui mas com preg. de proc . qualquer momento  lembro qual). O driver deve gerar 4 (7 se contar as negativas mas não é bem isso) tensões 0 1/3, 2/3 1/1 vcc pra ele acender determinado segmento. Alguns mc's têm portas especializadas - tem como programá-las - pra gerar estes sinais complexos direto pro display (também talvez lembre qual).

51 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

estou "chutando" que ele é multiplexado. Foi a explicação que encontrei até agora. Pois eu acendo seus segmentos sem atestar, no multímetro, continuidade

Com multímetro ele vai dar uma acendida e apagada. Algo como a carga de um capacitor. Pra reacender outra acendida, inverta as pontas. Te ajudaria no chute mas você prefere não publicar fotos... fazer o quê...

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Com multímetro ele vai dar uma acendida e apagada. Algo como a carga de um capacitor. Pra reacender outra acendida, inverta as pontas. 

Naquele trecho, eu falava do display LED (microondas); você respondeu considerando o display LCD (balança).

Se for um LCD multiplexado, deixarei de lado. Meu desejo de reciclá-lo não sai da nossa atmosfera.

Para que eu possa fazer os testes, vou ter de me debruçar sobre a balança. Renovar soldas e fios. Fazer ligar a luz de fundo. Enfim, meio caminho para consertá-la. Não será hoje. Na verdade, estou precisando engavetar isso agora.

(não entendo porque as soldas que a indústria usa são tão diferentes; deve ser alguma economia)

Vocês todos que responderam transmitiram muito conhecimento útil. Meu muito obrigado a vocês!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...