Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo montar um PC após muito tempo usando notebook e estou meio por fora dos hardwares e escolha de peças. Eu queria montar um PC que tivesse uma boa longevidade e por isso quero optar por uma máquina que me dê oportunidade de fazer upgrades futuros. Minha grande dúvida começa pela escolha da placa-mãe. Pelo que venho pesquisando a AMD está tendo um melhor custo benefício em relação a Intel, então estava pesquisando placas mãe para os processadores AMD. Vi que haverá atualização dos processadores, então minha dúvida começa aí... vi que os modelos B550 terão compatibilidade com esses novos processadores, mas estão com o preço bastante elevado. Então minha primeira grande dúvida é, vale a pena investir numa placa-mãe mais atualizada? 

Como o meu orçamento está se limita a uns 4 mil, quero ser preciso na escolha das peças. Não sou gamer profissional, quero jogar um GTA V, Forza, Fifa, com uma qualidade boa, mas nada exuberante pois não quero investir muito num monitor, quero usar um que já tenho. Pensei até em inicialmente escolher um processador 3400G e depois fazer o upgrade da placa de vídeo. Pensei em por 16g, 2 X 8g, e tinha pensado na frequência 3000mhz. Outra dúvida, pensei em pegar um ssd nvme e colocar um hd de 1tb pros dados, tem muita diferença o ssd normal para o Nvme? Outra dúvida que tenho é, tem alguma diferença de performance um placa-mãe ATX para um mATX?

Acho que é "só" isso.

Postado

@gabrielpimenta. a questão de uma placa mais atualizada é o suporte com os novos processadores, fora isso n teria nada a mais n, você poderia pegar uma b450 com a ds3h ou auros elite como a steel legends, sobre o pc em si você poderia fazer como você falou mesmo e em relação aos ssd é que a taxa de leitura dos m.2 são muitos maiores que o sata (se bem que os m.2 de entrada tem velocidades parecidas com o sata), se der pra pegar um m.2 pegue caso contrario vai no ssd sata mesmo. Sobre a placa-mãe a diferença é só o tamanho mesmo.

Postado

ATX ou mATX não influencia na performance, é apenas o tamanho...

Você pode ver na internet testes de SSD comum e NVME, particularmente eu acho que a diferença não compensa o preço...

Quanto a longevidade e etc, por você ser um usuário mais comum, não acho que precisa de muita coisa, uma APU iria te servir MUITO bem. Recomendo alguma b450 que vai te suprir muito bem.

Postado

Vejam se essa configuração é boa:

placa-mãe B450 AORUS PRO WIFI AMD AM4 ATX DDR4 GIGABYTE

Fonte ATX Smart 500W Thermaltake 80 Plus White PS-SPD-0500NPCWUS-W

Processador AMD Ryzen 5 3400G Cache 4MB 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo) AM4 - YD3400C5FHBOX

Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau RTB 8GB (1x8) DDR4 3000MHz Branca, TLPBD48G3000HC16C01

SSD J300 512GB M.2 2280 Nvme Pcie 3.0

Gabinete Pichau Gaming Gadit X RTB Lateral Vidro LED RGB, PGG-XC1

Mudariam alguma coisa?

Postado

@gabrielpimenta. Se você economizar nessa placa-mãe e nesse processador. Dá pra você pegar um Ryzen 5 1600 af (que é melhor do que esse ai, porém sem video) e dá pra pegar uma placa de video dedicada. E economizaria nesse ssd nvme também, melhor ir de sata, muito mais barato e pra voce nao vai fazer mt diferença na pratica.

eu mudaria tudo ai, se quiser posso montar uma config pra voce.

Postado

@gabrielpimenta. Com esse orçamento realmente dá pra montar coisa muito melhor.

Recomendo o seguinte:

Ryzen 5 1600af

AB350m ds3h

2x8gb de ram 3000mhz ou 3200mhz (a que tiver mais barata)

placa de video: 1650 super, 1660, 1660 super, rx 5600xt (veja qual cabe no orçamento e compre ela)

hd de 1tb

ssd bx500 240 gb

fonte cv550

gabinete aero one, galax nebulosa, gadit x (nenhum desses possuem ventoinhas, portanto é necessário adquirir separadamente, recomendo no minimo 4) ou corsair spec delta ou aero one frost (esses dois já vêm com 4 ventoinhas inclusas)

Recomendo que monitore o preço na kabum, pichau e terabyte e intercale em 2 lojas, mesmo com o frete, se pagar o mais barato em cada site, saí mais em conta.

Postado

@gabrielpimenta. essa placa-mãe vai permitir upgrade até a terceira geração, mas não acho que deva se preocupar com isso, quando você necessitar de upgrade já vai estar em outra geração e provavelmente vai precisar trocar tudo da mesma forma. E essa placa-mãe te atende perfeitamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...