Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho 2 pilhas recarregáveis porém perdi o carregador, tenho uma fonte ATX antiga, posso colocar um fio no MOLEX 5v até no positivo da pilha e um fio negativo no MOLEX preto e na pilha negativa,ela vai carregar?

Se não como faço para carregar na fonte?

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Mick 123 disse:

, posso colocar um fio no MOLEX 5v

Não, porque pilhas comuns  são de 1,5 V-DC.Provável que queime a pilha. Talvez dê certo calcular uma resistencia e colocar em paralelo para baixar a tensão,mas prefiro ver a opinião de alguém com experiencia em eletronica.

• Membro VIP
Postado

Uma alternativa minimalista que vislumbro é você ligar com leds em paralelo em série com as bats

leds VM
      +--->|--+ 
      |       |
      +--->|--+    +----+   +----+
+5USB-+       +---[+    |--[+    |--[100-10R]---[gnd]
      |       |    +----+   +----+
      +--->|--+
      |       |
      +--->|--+

Umas 2 horas já carrega bem.😁

• Membro VIP
Postado

O correto para o tópico é trazermos esquemas de carregadores de NiCd, que provavelmente é o tipo de pilha em questão. Então veremos a importância das "proteções" que um carregador deve ter.

@Mick 123, confirme-nos o tipo das suas  pilhas.

• Membro VIP
Postado

Pelo que revi brevemente sobre baterias Ni-Cd e Ni-Mh no Google, existem os carregadores baseados em fonte de tensão constante e os carregadores baseados em fonte de corrente constante. Estes últimos realizam carregamentos de melhor qualidade, limitando-os a uma baixa corrente constante. Enquanto os do outro tipo fazem uma corrente decrescente durante o tempo de carregamento.

Porém,  os carregadores de corrente constante  requerem um cuidado maior: para serem "parados" no tempo certo. Ou danificarão o eletrólito, a bateria ferverá, ou sabe-se lá mais o que pode acontecer!

O fato é que um carregador que use tensão constante, se for muito rudimentar, também pode ser "perigoso além da conta". Foi o que entendi...

Hoje estou sem tempo de comentar tutoriais.

• 6 meses depois...
Postado
Em 25/08/2020 às 14:48, Renato.88 disse:

@Mick 123 de que tipo de pilha estamos falando? 

Quantos volts? 

Qual a corrente? 

O termo certo é: É provável que exploda a pilha! 

Boa tarde.

Tenho uma pilha recaŕregavel de 3.7V

Perdi o carregador, mas tenho uma fonte atx.

Sei que o fio laranja com o preto é 3.3v. Mas qual eu conectou no ponto positivo e  negativo da minha pilha?

16161725611205534036025821341990.jpg

• Triste 1
Postado

Precisa de algo que regule a carga, como esses módulos TP4056, facilmente encontrável nos mercados livres, lojas on-line no Brasil ou na China.

1156699147_ndice.jpeg.f938e58948d7c8b249e347ad58190282.jpeg

Aí, sim, pode levar os 5v não à bateria direto mas sim à plaquinha.

Se não estraga a bateria e pode até pegar fogo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...