Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

O que você chama de indutor é de fato o primário da bobina de tesla principal, está escrito lá que é. 

Acontece que o autor do esquema só não desenhou junto. 

Aquela que você achou que é o primário, está nomeada como "feedback" que traduzimos como retorno, esta é uma terceira bobina do mesmo transformador. Ela serve pra controlar a tensão de saída, mantendo-a estável. 

O capacitor em série com o primário está ali pra proteger os transistores, não deixando a alta tensão induzida voltar. 

Os resistores no Gate do IGBT servem pra limitar corrente e os diodos em paralelo limitando as tensões que não são interessantes. 

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

O que você chama de indutor é de fato o primário da bobina de tesla principal, está escrito lá que é. 

Acontece que o autor do esquema só não desenhou junto. 

Aquela que você achou que é o primário, está nomeada como "feedback" que traduzimos como retorno, esta é uma terceira bobina do mesmo transformador. Ela serve pra controlar a tensão de saída, mantendo-a estável. 

O capacitor em série com o primário está ali pra proteger os transistores, não deixando a alta tensão induzida voltar. 

Os resistores no Gate do IGBT servem pra limitar corrente e os diodos em paralelo limitando as tensões que não são interessantes. 

ok, compreendi, mas como seria esse circuito com os igbts em ponte completa?

Postado
4 horas atrás, Pedro Henrique D. disse:

ok, compreendi, mas como seria esse circuito com os igbts em ponte completa?

Calma, vamos devagar! 

Com ponte retificadora completa fica diferente.

Porém para tensão da rede é desnecessário, pois o consumo de corrente é baixo e não é crítico quanto a ruídos. 

E ainda, esse com onda completa não é viável pois precisa de um transformador isolador pra funcionar. 

images?q=tbn:ANd9GcRhS9bVu1XclcsLm56GJVs

Esse tipo de fonte é usado em equipamentos de áudio, neles o consumo de corrente é mais alto e é sensível a ruídos, então se faz o uso do circuito de onda completa. 

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Os resistores no Gate do IGBT servem pra limitar corrente e os diodos em paralelo limitando as tensões que não são interessantes

O capacitor: está para 2 funções: não deixar passar dc mesmo se o mosfet quiser - p.ex. entrar em curto. E pra fazer a função push pull: o de cima carrega ou empurra enquanto entrega a corrente pra bobina. O de baixo descarrega ou puxa a corrente de volta ao descarregar tornando-a negativa na bobina.

Os diodos: Estão invertidos com o propósito de descarregar bem rápido um capacitor interno e invisível do gate do mosfet. Pulso positivo, passa só pelo resistor. O negativo pelo resistor E diodo.

A 3ª bobina: é uma realimentação qualquer de freq que entra digital no mc e só Deus sabe - bem... o autor também pode saber - o que o programa faz com esta informação. No caso ele lê apenas a frequência e o dutty cycle... péra... acho que não.

Obs: não ouvi o video. ...

Postado
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A 3ª bobina: é uma realimentação qualquer de freq que entra digital no mc e só Deus sabe - bem... o autor também pode saber - o que o programa faz com esta informação. No caso ele lê apenas a frequência e o dutty cycle... péra... acho que não.

crio que seja para modelar o som da bobina, para fazer musica, ja que ela é uma bobina musica.

Veja:

Fazendo música com o SSTC

Com o interruptor, agora podemos criar uma variedade de modos para acionar o SSTC! Por exemplo, eu poderia definir meu interruptor para ligar a bobina de tesla a 200 Hz com cerca de 10% do ciclo de trabalho. Isso significa que giramos a bobina de tesla por 500 us, 200 vezes por segundo. Cada pulso produz uma faísca e um som 'bzzt' associado. Se fizermos esse som 200 vezes por segundo, terminaremos com uma nota em 200 Hz (embora seja um pouco áspera). Podemos variar essa frequência e produzir notas diferentes (você pode pensar nisso como FM)! Esta é a base para a maioria das Tesla Coils musicais hoje.

O segundo método é mais complexo e não será discutido mais aqui. Mas o princípio básico é executar o SSTC no modo de onda contínua (sem interruptor, então ele está ligado o tempo todo), mas modular a tensão de entrada para o inversor com o envelope da música (pense nisso como AM)! Isso permite uma maior fidelidade na potência de saída. Conseqüentemente, a faísca criada cresce e se contrai com base na potência de entrada, criando ondas de pressão do ar que são ouvidas como música.

adicionado 2 minutos depois
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Calma, vamos devagar! 

Com ponte retificadora completa fica diferente.

Porém para tensão da rede é desnecessário, pois o consumo de corrente é baixo e não é crítico quanto a ruídos. 

E ainda, esse com onda completa não é viável pois precisa de um transformador isolador pra funcionar. 

images?q=tbn:ANd9GcRhS9bVu1XclcsLm56GJVs

Esse tipo de fonte é usado em equipamentos de áudio, neles o consumo de corrente é mais alto e é sensível a ruídos, então se faz o uso do circuito de onda completa. 

Não teria alguma forma de eliminar esse ruido?, pois com ponte completa a bobina fica mais potente.

Porque seria tão inviável ter um transformador isolador?

• Membro VIP
Postado

É a primeira vez que a associação com tons musicais aparece. Bem pelo menos a que eu li (e não leio tudo mesmo). Talvez por isso sua relutância com 1 mais simples. Não sei o que é e nem googlei sstc ok? Também não vi entrada de sinal pra modulação am no sistema. Um pot parece ser de freq e outro de largura de pulso. Pra gerar música, minha intuição é que o sinal deve ser aplicado por lá.

De fato, revendo agora o sinal não vai pro mc e sim pro controlador. Assim sendo é mesmo uma realimentação pra estabilizar a coisa. (não vi o d.s. do ci)

Em tempo.. projeto muito lôco🤪

Postado
6 horas atrás, Pedro Henrique D. disse:

Não teria alguma forma de eliminar esse ruido?,

Capacitor maior... 

Mas pra fonte esse tipo de ruído não faz diferença. 

6 horas atrás, Pedro Henrique D. disse:

Porque seria tão inviável ter um transformador isolador?

Porque é caro e pesado, sendo que quem faz uma fonte dessas quer que ela seja leve e barata. 

Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Capacitor maior... 

Mas pra fonte esse tipo de ruído não faz diferença. 

Porque é caro e pesado, sendo que quem faz uma fonte dessas quer que ela seja leve e barata. 

Não teria nenhuma forma viavel de fazer a bobina de ponte completa?, pois ela aumenta muito seu pontecia com ponte completa e se possivel poderia me mostrar um transformador isolador que aguentaria uma ponte completa?

adicionado 1 minuto depois
12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É a primeira vez que a associação com tons musicais aparece. Bem pelo menos a que eu li (e não leio tudo mesmo). Talvez por isso sua relutância com 1 mais simples. Não sei o que é e nem googlei sstc ok? Também não vi entrada de sinal pra modulação am no sistema. Um pot parece ser de freq e outro de largura de pulso. Pra gerar música, minha intuição é que o sinal deve ser aplicado por lá.

De fato, revendo agora o sinal não vai pro mc e sim pro controlador. Assim sendo é mesmo uma realimentação pra estabilizar a coisa. (não vi o d.s. do ci)

Em tempo.. projeto muito lôco🤪

Apesar dessa bobina ser dessa forma, eu pretendo fazer a minha com modulação AM, mas ainda não sei fazer isso.

Poeria me ensinar por favor.

• Membro VIP
Postado

Sorry não posso. Entenda o conceito do am e pesquise sobre especificamente como ele encaixa no seu projeto. Dica tradicional: não reinvente a roda: procure, copie e/ou melhore projetos existentes.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sorry não posso. Entenda o conceito do am e pesquise sobre especificamente como ele encaixa no seu projeto. Dica tradicional: não reinvente a roda: procure, copie e/ou melhore projetos existentes.

Ja fiz isso, o problema é que não sei como liga-lo a bobina.

• Triste 1
Postado
48 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu também não sei mas sei quem sabe. Quem sabe lhe sirva.

https://athoselectronics.com/como-fazer-uma-bobina-de-tesla/

Aparentemente você está querendo algo bem parrudo. Creio não ser uma opção interessante pro seu momento. Comece com humildade.

Estou fazendo isso para a minha feira de ciências do meu ultimo ano de escola, então não tenho outra chance pra fazer melhor, quero fazer um projeto que seja o melhor por pelo menos uma década.

51 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

E de nada...

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

É isso aí. Há quem queira fazer um trabalho apenas pra apresentar e concluir a fase e você pareceu agora ser mais 'sólido'. E nada contra sonhar alto ... mas com o pé no chão. Muito mais agora que o termo 'prazo' apareceu na pauta. Mas se achar que deve, estamos por aqui pra acompanhar seu progresso ok? Não desista e vá ... enfrente!

Ah e dando certo publique um video pra gente ver! E ouvir! Com o seu prazo acho que até vai dar tempo de eu ver 😬. Vai agregar alto pessoal ao forum e eu (eu) acho isso bem legal😁

Postado
1 hora atrás, Pedro Henrique D. disse:

Isso eu já vi, o problema é que quero fazer um modelo mais avançado que é a DRSSTC, que uma bobina com dupla ressonância, e é muito difícil achar informação bem detalhada sobre esse modelo.

Você quer fazer algo mais avançado que o projeto de 15Kw do Grégory do canal All eletronics sem nem saber o que é um indutor🤦‍♂️

O Grégory é muito fera em engenharia. 

Para fazer algo mais avançado que o projeto dele, primeiro você terá que estudar eletrônica básica por uns 2 anos numa escola de eletrônica normal. 

Depois ir para a faculdade de engenharia elétrica e estudar por mais 6 anos. 

Depois uns 8 anos de estudos, talvez você consiga. 

Eu digo talvez, pois para ter sucesso nestes projetos de alta potência não envolve só estudos. Também conta anos de experiência prática. Muitas vezes quando um estudante sai da faculdade de engenharia, ainda não está muito pronto para sair projetando coisas de alta potência. Precisa de uns anos de experiência numa empresa acompanhando os engenheiros mais velhos que tem mais prática na coisa. 

Acontece com técnicos também. 

Já acompanhei técnicos recém formados numa assistência que trabalhei. Para eles começarem a pegar a prática nas avaliações de defeitos, demorava bem uns 6 meses.     

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
33 minutos atrás, albert_emule disse:

Você quer fazer algo mais avançado que o projeto de 15Kw do Grégory do canal All eletronics sem nem saber o que é um indutor🤦‍♂️

O Grégory é muito fera em engenharia. 

Para fazer algo mais avançado que o projeto dele, primeiro você terá que estudar eletrônica básica por uns 2 anos numa escola de eletrônica normal. 

Depois ir para a faculdade de engenharia elétrica e estudar por mais 6 anos. 

Depois uns 8 anos de estudos, talvez você consiga. 

Eu digo talvez, pois para ter sucesso nestes projetos de alta potência não envolve só estudos. Também conta anos de experiência prática. Muitas vezes quando um estudante sai da faculdade de engenharia, ainda não está muito pronto para sair projetando coisas de alta potência. Precisa de uns anos de experiência numa empresa acompanhando os engenheiros mais velhos que tem mais prática na coisa. 

Acontece com técnicos também. 

Já acompanhei técnicos recém formados numa assistência que trabalhei. Para eles começarem a pegar a prática nas avaliações de defeitos, demorava bem uns 6 meses.     

Compreendo totalmente sua linha de pesamento, mas é exatamente por isso que estou procurando ajuda, alem disso não decidi qual engenharia vou fazer, não sei se será a elétrica.

Apesar da minha ambição ser muito grande, estou fazendo o máximo por esse projeto, estudo tudo o que discutimos ate agora nesse fórum por horas até entender.

Estou estudando sobre isso já faz muito tempo e quero faze-lo.

• Confuso 1
Postado
55 minutos atrás, Pedro Henrique D. disse:

Compreendo totalmente sua linha de pesamento, mas é exatamente por isso que estou procurando ajuda, alem disso não decidi qual engenharia vou fazer, não sei se será a elétrica.

Apesar da minha ambição ser muito grande, estou fazendo o máximo por esse projeto, estudo tudo o que discutimos ate agora nesse fórum por horas até entender.

Estou estudando sobre isso já faz muito tempo e quero faze-lo.

E até te garanto que você ainda não aprendeu a engenharia da coisa. 

Só a matéria de eletro-magnetismo, rende assunto o suficiente para escrever um livro com mais de 500 páginas. 

E não estou brincando. Tenho um livro com 535 páginas só falando do assunto eletro-magnetismo que se chama Transformer and Inductor Design Handbook. 

Postado
6 minutos atrás, albert_emule disse:

E até te garanto que você ainda não aprendeu a engenharia da coisa. 

Só a matéria de eletro-magnetismo, rende assunto o suficiente para escrever um livro com mais de 500 páginas. 

E não estou brincando. Tenho um livro com 535 páginas só falando do assunto eletro-magnetismo que se chama Transformer and Inductor Design Handbook. 

Entendo, mas meu objetivo não é compreender por completo a matéria, é apenas aprender o funcionamento da bobina e monta-la.

E não vou desistir disso.

Postado
1 minuto atrás, Pedro Henrique D. disse:

Entendo, mas meu objetivo não é compreender por completo a matéria, é apenas aprender o funcionamento da bobina e monta-la.

E não vou desistir disso.

O funcionamento o Grégory all do canal electronics ensinou. Para aprender o funcionamento, aquilo basta. 

Para ter sucesso num projeto deste porte é preciso compreender por completo a matéria sim.

Pois mesmo que você tente copiar um projeto, isso não fará funcionar. Você terá que entender a engenharia da coisa para dimensionar os elementos magnéticos 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, albert_emule disse:

Para ter sucesso num projeto deste porte é preciso compreender por completo a matéria sim.

Pois mesmo que você tente copiar um projeto, isso não fará funcionar. Você terá que entender a engenharia da coisa para dimensionar os elementos magnéticos 

É justamento por isso que eu to aqui, para alguém que sabe me ajudar nos conhecimentos que eu não tenho e não posso possuir por agora, não sendo apenas eu a projetar, sendo eu e quem quiser me ajudar, pretendo dar os devidos créditos na parte escrita e na apresentação oral sobre o projeto. 

Postado

23 horas atrás, Pedro Henrique D. disse:

Não teria nenhuma forma viavel de fazer a bobina de ponte completa?, pois ela aumenta muito seu pontecia com ponte completa e se possivel poderia me mostrar um transformador isolador que aguentaria uma ponte completa?

@Renato.88 Não sei se você viu a pergunta, mas so para ter certeza que você viu.

Postado
1 hora atrás, Pedro Henrique D. disse:

Não sei se você viu a pergunta, mas so para ter certeza que você viu.

Eu já tinha respondido aqui:

Mas vamos a algo mais detalhado:

O circuito foi feito pra ligar direto na rede (uma coisa bem perigosa, por sinal).

Quando se trata de chavear um transformador em alta frequencia é comum usar aquele circuito ali. 

A tensão e corrente fornecida é mais do que suficiente pra chavear qualquer transformador desse tipo, desde que os diodos e capacitores sejam dimensionados corretamente. 

Isso de montar uma fonte simétrica com um "trafão" não vai fazer a bobina ficar mais forte, vai dar praticamente na mesma. 

E desculpe a minha opinião, mas eu também concordo com os outros. Esse circuito é bem complicado pra quem tem pouca experiência em eletrônica. 

Esse é um daqueles Circuitos eletrônicos não são uma coisa qualquer que a gente segue um manual ou esquema e faz funcionar de primeira, ele requer muito cuidado na montagem. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...