Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Breve introdução ao Linux


robersonfox

Posts recomendados

Os sistemas baseados em Unix são os OS's mais usados em redes, o unix foi escrito na década de 70 pelos programadores da Bell Labs para ser exato por dois grandes homens chamados Ken Thompson e Dennis Ritchie e a equipe da B.Labs o fato de ter ganhado este nome tem um motivo tão interessante como o da linguagem c++ ter ganhado nome por ser superior à linguagem c, na década de 60 foi criado o Multics, um sistema baseado em dois outros sistemas, já o Unix era único ou um só daí a ideia do nome. No início da história, ele foi desenvolvido especialmente para os programadores e para se ter uma ideia do tamanho do projeto, a linguagem c foi desenvolvida especialmente para ajudar na elaboração das milhares de rotinas que temos em nossos Unixes hoje, no seu processo de evolução, como não poderia ser diferente apareceram variáveis deste projeto, como Linux ou o Digital Unix, Aix, Unix V, Xenix e é claro o Minix, qual o desenvolvedor Linus Torvalds tinha um certo horror. Existem vários sistemas operacionais hoje em dia que rodam sobre um Kernel baseado no Unix, escrevendo esta lista é impossível deixar de mencionar o mais famoso entre eles, o Gnu/Linux que surgiu em 1991, criado por um finlandes maluco chamado Linus Benedict Torvalds , funcionário do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinque, na Finlândia o gnu/linux inicialmente era só uma experiência do programador, sua meta era criar um OS mais acessível e interativo que o OS que imperava naquela época, Linux é um clone do Unix escrito a partir do zero por Linus Torvalds com assistência de muitos desenvolvedores e hackers através da internet.

Ele assim como qualquer moderno OS inclui um verdadeiro Multitask, memória virtual e shared libraries, ele é distribuído sob a Gnu General Public License. O linux foi primeiramente desenvolvido para computadores 386/486, ao passar os anos ele foi aprimorado e agora trabalha com ARMs, DEC Alphas, SUN Sparcs, M68000 machines (como Atari e Amiga), MIPS e PowerPC entre outros. Ele logo depois de ter sido desenvolvido foi colocado na rede com um pedido (como uma criança que é deixada na porta de sua casa com um bilhete amarrado a um broche preso na camisa dizendo: Cuide bem dele, por favor!) que era algo como: 'Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios 'Device Driver's'? Você está sem um bom projeto e está morrendo por colocar as mãos em um OS no qual você possa modificar de acordo com suas necessidades? Você está achando frustrante quando tudo trabalha em Minix? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencione a um mês atrás, estou trabalhando em uma versão independente de um OS similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está finalmente próximo do estágio que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando), e eu estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso rodando o BASH, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc. nele.', o 'linux' assim como o Unix é um OS para pequenos e grandes computadores sendo assim para pequenos e grandes usuários também, ele é muito estável sendo assim confiável e é hoje em dia usado por grandes empresas ao redor do planeta e talvez fora dele também.

Na sua primeira versão ele rodava tanto em PC's como em Macintosh

Quem começou o projeto de Sociedade OpenSource e FreeSoftware foi um sujeito mais maluco ainda que Linus Torvalds, que há muito tempo atrás teve a ideia de criar uma org. para ser o alicerce do software livre, este sujeito que muitas vezes é chamado de o criador do projeto Gnu (Gnu's Not Unix) e da Free Software Foundation e que atende pelo nome de Richard Stallman é um grande nome entre os Linuxistas.

Hoje em dia existem várias versões do Gnu/Linux, algumas desenvolvidas para aplicações específicas, mas o Kernel do OS ainda está na mão do seu criador e já está em uma versão acima de 2.4.21, que é a que eu estou usando neste exato momento. Nesta atualização que estou fazendo o Kernel já se encontra na versão 2.6.7 ou superior, já que o trabalho dos desenvolvedores não para.

O que ajudou o Gnu/Linux a se popularizar tão rapidamente com certeza foram duas de suas principais qualidades, ele ser OpenSource e ser inteiramente Free apesar de terem algumas versões que são cobradas assim como a SuSE a maior parte é gratuita e mesmo assim é fácil encontrar todas as distribuições para downloads hoje em dia. Outro fator para a rápida popularização deste OS é o fato de podermos criar nossos driver's, caso não encontremos na rede um, ex: você tem no seu PC uma placa de som que não está funcionando corretamente, então escreve um driver para ela que volta a ser aproveitada, é claro que para isto você deve ter um amplo conhecimento em informática, depois você disponibiliza este drive na rede para outros usuários. Mas não devemos deixar de lado o motivo de o Linux/Gnu ser muito competente na corrida dos OS's que foi iniciada pela Microsoft de Bill Gates.

O Gnu/Linux pode ser usado em computadores antigos como é o caso do 486 e até mesmo o 386, não com o mesmo desempenho que ele teria em um computador de ultima geração, e talvez nem mesmo dê suporte à GUI (Grafic User Interface), mas se é verdade que dizem que cavalo dado não se olha os dentes...

Clique aqui para saber mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa!!!

Eu vi isso e muit mais no ótimo livro do David Diamond e Linus Torvalds. É o "Linux, Só por prazer os bastidores de sua criação. Excelente livro. Tem uma historia muito legal, engraçada e de muita coisa sem ser o Linux com a cultura e história da Finlândia, personalidade, imagem da pessoa pelos seus atos e outras coisas muito interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...