Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

Estou precisando de uma ajuda,

Tenho uma placa-mãe Ga-78lmt-usb3, AM3+,

Quero muito trocar o processador, porém essa placa me limita muito.

Poderiam me ajudar a escolher uma que seja compatível com o resto das minhas configurações? Não sei nem por onde começar.

As configurações do computador são:

GTX 1050 2GB - ZOTAC

Memória RAM 12GB - DDR3

Fonte 500W - GIGABYTE. 

Me socorram :(.

Postado

Olá @ogcarbonari Boa madrugada. Vamos lá. Primeiro de tudo nós temos que fazer um orçamento para ter uma base, e também é bom falar para o que você irá utilizar o Pc. Mas suponhamos que você utilize ele para games, edição de vídeos e fotos, etc, que são os mais comuns hoje em dia. Supondo que você tenha um orçamento de até R$800,00, Eu lhe aconselho a procurar um kit de Xeon no aliexpress caso tenha alguma experiencia com importações (lembrando que os kits de xeon são mais para quebrar um galho, e dos grandes, para muitos estes kit de xeon irá durar muito), porque no mercado nacional não se acha muita coisa interessante nesta faixa de preço. Mas fique atento que provavelmente você irá ser taxado, então faça as contas e veja se não estrapola o seu orçamento, mas também tu pode não ser taxado, mas leve sempre em conta a possibilidade de ser taxado, Mas caso você queira algo no mercado nacional, aconselho você a ficar de olhos nos i7 de segunda, terceira, e quarta geração, que são os mais comuns de se verem, e também tem os de sexta geração que ainda tem algumas placas mães que suportam as memórias DDR3, já as placas mães são um pouco difícil de falar, porque você vê muitas por ai muito surradas e outras muito boas, mas fique de olho nas intermediarias para cima, para poder ter mais recursos e futuramente uma margem legal ´para fazer um Oc (caso compre um processador que suporte). Mas mesmo você ficando de olho no mercado nacional , ainda é bem provável que o seu orçamento estoure, então você pode importar estes processadores que eu disse anteriormente no aliepxress (lembrando que eles são usados), já a placa-mãe, eu lhe aconselho a pegar aqui no Brasil mesmo, porque eu já ouvi muitas coisas ruins das placas remanufaturadas do aliexpress. Mas fica ai a dica cara, boa sorte na compra :3.

Postado
2 minutos atrás, Yuutte disse:

Olá @ogcarbonari Boa madrugada. Vamos lá. Primeiro de tudo nós temos que fazer um orçamento para ter uma base, e também é bom falar para o que você irá utilizar o Pc. Mas suponhamos que você utilize ele para games, edição de vídeos e fotos, etc, que são os mais comuns hoje em dia. Supondo que você tenha um orçamento de até R$800,00, Eu lhe aconselho a procurar um kit de Xeon no aliexpress caso tenha alguma experiencia com importações (lembrando que os kits de xeon são mais para quebrar um galho, e dos grandes, para muitos estes kit de xeon irá durar muito), porque no mercado nacional não se acha muita coisa interessante nesta faixa de preço. Mas fique atento que provavelmente você irá ser taxado, então faça as contas e veja se não estrapola o seu orçamento, mas também tu pode não ser taxado, mas leve sempre em conta a possibilidade de ser taxado, Mas caso você queira algo no mercado nacional, aconselho você a ficar de olhos nos i7 de segunda, terceira, e quarta geração, que são os mais comuns de se verem, e também tem os de sexta geração que ainda tem algumas placas mães que suportam as memórias DDR3, já as placas mães são um pouco difícil de falar, porque você vê muitas por ai muito surradas e outras muito boas, mas fique de olho nas intermediarias para cima, para poder ter mais recursos e futuramente uma margem legal ´para fazer um Oc (caso compre um processador que suporte). Mas mesmo você ficando de olho no mercado nacional , ainda é bem provável que o seu orçamento estoure, então você pode importar estes processadores que eu disse anteriormente no aliepxress (lembrando que eles são usados), já a placa-mãe, eu lhe aconselho a pegar aqui no Brasil mesmo, porque eu já ouvi muitas coisas ruins das placas remanufaturadas do aliexpress. Mas fica ai a dica cara, boa sorte na compra :3.

Opa, e aí mano!

Então, como posso estar vendo os modelos de placa-mãe que posso comprar pra mim estar utilizando minhas peças mesmo?

Apenas trocando o processador, é claro.

Postado

@ogcarbonari Para você escolher uma boa placa-mãe, você precisa ficar de olho no estado dela, não compre nada meia vida ou com algum defeito, veja se o antigo dono fez algum Oc nela, Quando ela chegar em sua casa teste ela e estresse bastante ela, para ver se a alguma avaria. Recomendo que você fique de olho em placas bem conservadas e peça fotos bem detalhadas ao vendedor.

Postado
6 minutos atrás, Yuutte disse:

@ogcarbonari Para você escolher uma boa placa-mãe, você precisa ficar de olho no estado dela, não compre nada meia vida ou com algum defeito, veja se o antigo dono fez algum Oc nela, Quando ela chegar em sua casa teste ela e estresse bastante ela, para ver se a alguma avaria. Recomendo que você fique de olho em placas bem conservadas e peça fotos bem detalhadas ao vendedor.

Sim sim, até ai tudo bem!

Mas como eu sei quais os modelos compatíveis com minhas configurações?

Postado

@ogcarbonari Ah entendi. É fácil. Você só precisa olhar o soquete da placa-mãe e o LGA dos processadores no casa da Intel, caso seja AMD é a mesma coisa só que não irá ter a palavra ''LGA'' nos processadores antes dos número. Eu irei lhe dar um exemplo: Suponhamos que você queira comprar um i7 2600 ( I7 de segunda geração), ele será do LGA 1155, e a placa-mãe dele terá que ter um soquete para o LGA 1155, quando você ver as especificações dos produtos, irá aparecer estas informações logo de cara, mas fique atento para não confundi-las.

adicionado 2 minutos depois

@ogcarbonari Lembrando que a sua fonte será compativel com quase tudo no mercado, então não se preocupe, e a placa de vídeo será compativel com qualquer PCI-Express X16 de qualquer placa-mãe ( é o slot maiorzinho).

Postado

@ogcarbonari Acho que você entendeu errado. A sua placa de vídeo será compativel em grande parte das placas mães, qualquer placa-mãe que tenha o slot PCI-Express X16 terá suporte para a sua placa de vídeo. E é quase todas as placas que você ver irá ter um slot desse provavelmente. Resumindo, você provavelmente não terá problemas com compatibilidade de GPU (Placa de vídeo) com placa-mãe.

adicionado 0 minutos depois

@Crixus Champion Gostei da sua pergunta cara.

Postado
4 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Qual processador você tinha em mente quando disse que a placa-mãe te limita?

Estava pensando em algum da série i5, i7 ou talvez ryzen também.

Acabei vendo que todos esses que falei são de sockets diferentes aos que minha placa-mãe suporta,

Se estiver errado me corrija por favor.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Yuutte disse:

@ogcarbonari Acho que você entendeu errado. A sua placa de vídeo será compativel em grande parte das placas mães, qualquer placa-mãe que tenha o slot PCI-Express X16 terá suporte para a sua placa de vídeo. E é quase todas as placas que você ver irá ter um slot desse provavelmente. Resumindo, você provavelmente não terá problemas com compatibilidade de GPU (Placa de vídeo) com placa-mãe.

adicionado 0 minutos depois

@Crixus Champion Gostei da sua pergunta cara.

Ah agora sim, pensava que os sockets de placa de video poderiam variar, assim como os de processador,

Valeu mano!

• Solução
Postado

@ogcarbonari Como já foi dito, uma placa-mãe precisa possuir o slot PCI Express X16 para aceitar uma Placa de Vídeo.
Basta pegar o nome da placa-mãe e jogar no google, os primeiros resultados já serão a placa-mãe detalhada no site do fabricante.
Uma vez dentro do site do fabricante, vá em especificações para ver os detalhes e procure por slots de expansão. Se houver o PCI Express X16 estará lá. Essa imagem abaixo é de sua placa-mãe atualimage.png.c11b532b00902299c5cbe53a7667e4c2.png

Mas não ficou claro qual processador quer colocar ou quanto quer gastar.
Existem 10 gerações de processadores Intel, além dos Ryzen da AMD, que estão na terceira. Cuidado com Intel, não basta olhar o soquete, pois muitas gerações usam o mesmo número de soquete e há incompatibilidade. Na intel veja sempre o chipset.

Por exemplo, Placas mãe Intel de 6ª e 7ª geração são de soquete LGA 1151, mas não aceitam processadores de 8ª e 9ª geração, que também são para Placas Mãe LGA 1151. Por isso digo, cuidado com Intel, sempre se baseie pelo chipset.
Sempre tire dúvidas entre compatibilidade antes de comprar.

------
Sua placa-mãe suporta os processadores da lista abaixo
LINK

Postado
10 minutos atrás, Crixus Champion disse:

@ogcarbonari Como já foi dito, uma placa-mãe precisa possuir o slot PCI Express X16 para aceitar uma Placa de Vídeo.
Basta pegar o nome da placa-mãe e jogar no google, os primeiros resultados já serão a placa-mãe detalhada no site do fabricante.
Uma vez dentro do site do fabricante, vá em especificações para ver os detalhes e procure por slots de expansão. Se houver o PCI Express X16 estará lá. Essa imagem abaixo é de sua placa-mãe atualimage.png.c11b532b00902299c5cbe53a7667e4c2.png

Mas não ficou claro qual processador quer colocar ou quanto quer gastar.
Existem 10 gerações de processadores Intel, além dos Ryzen da AMD, que estão na terceira. Cuidado com Intel, não basta olhar o soquete, pois muitas gerações usam o mesmo número de soquete e há incompatibilidade. Na intel veja sempre o chipset.

Por exemplo, Placas mãe Intel de 6ª e 7ª geração são de soquete LGA 1151, mas não aceitam processadores de 8ª e 9ª geração, que também são para Placas Mãe LGA 1151. Por isso digo, cuidado com Intel, sempre se baseie pelo chipset.
Sempre tire dúvidas entre compatibilidade antes de comprar.

------
Sua placa-mãe suporta os processadores da lista abaixo
LINK

Cara, sério, me ajudou demais!

Muito obrigado pela ajuda, vocês dois.

Boa madrugada p vcs pessoal!

Postado
1 minuto atrás, ogcarbonari disse:

AMD FX4300.

Certo. Aquela lista mais acima são os processadores que sua placa-mãe suporta. Na pandemia os preços subiram muito, mas era bem comum encontrar no OLX o FX 8300 por 200 a 250 reais aqui na minha região.

Processadores para a sua placa-mãe não existem mais novos em lojas, apenas usados, pois sua plataforma foi descontinuada quando lançou a plataforma Ryzen.

Os usados você acha em fóruns de informática, no OLX, no mercado livre ou aliexpress. No mercado livre tem que ficar esperto porque os vendedores cobram muito caro, geralmente compram no aliexpress para revender.

Postado
1 minuto atrás, Crixus Champion disse:

Certo. Aquela lista mais acima são os processadores que sua placa-mãe suporta. Na pandemia os preços subiram muito, mas era bem comum encontrar no OLX o FX 8300 por 200 a 250 reais aqui na minha região.

Processadores para a sua placa-mãe não existem mais novos em lojas, apenas usados, pois sua plataforma foi descontinuada quando lançou a plataforma Ryzen.

Os usados você acha em fóruns de informática, no OLX, no mercado livre ou aliexpress. No mercado livre tem que ficar esperto porque os vendedores cobram muito caro, geralmente compram no aliexpress para revender.

Você acha que compensa mais eu comprar somente o processador que seja compatível com essa minha placa-mãe ou comprar a placa-mãe e um processador superior aos FX?

Tenho na faixa de R$: 1600 pra gastar nisso, não ligo de ser ambos usados, ou um ou outro. 

Postado
agora, ogcarbonari disse:

Você acha que compensa mais eu comprar somente o processador que seja compatível com essa minha placa-mãe ou comprar a placa-mãe e um processador superior aos FX?

Tenho na faixa de R$: 1600 pra gastar nisso, não ligo de ser ambos usados, ou um ou outro. 

Se sair da plataforma do FX (soquete AM3+), terá que comprar também memórias novas além do processador e placa-mãe, pois o padrão atual de memórias é o ddr4, enquanto que a AM3+ usa ddr3.
Claro que de repente você pode comprar algo usado que também usa ddr3, mas não compensa investir em plataformas descontinuadas, a economia seria nenhuma.

Cara, como eu disse, a pandemia fez peças de PC quase dobarem de preço, até mesmo as usadas. Tudo ficou muito caro. Não sei se é melhor comprar agora ou esperar pra ver se as coisas melhoram.

Postado

@Crixus Champion

11 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Se sair da plataforma do FX (soquete AM3+), terá que comprar também memórias novas além do processador e placa-mãe, pois o padrão atual de memórias é o ddr4, enquanto que a AM3+ usa ddr3.
Claro que de repente você pode comprar algo usado que também usa ddr3, mas não compensa investir em plataformas descontinuadas, a economia seria nenhuma.

Cara, como eu disse, a pandemia fez peças de PC quase dobarem de preço, até mesmo as usadas. Tudo ficou muito caro. Não sei se é melhor comprar agora ou esperar pra ver se as coisas melhoram.

Beleza mano, vou dar uma esperada então.

É que estou com um xbox one aqui, recebi uma proposta boa pra vender por 1500, iria aceitar pra pegar algo para o computador.

Vou ver o que faço em relação a isso, obrigado mais um vez mano, me salvou!

• Curtir 1
Postado

Se ainda assim quiser trocar, a melhor opção é o Ryzen 5 1600 da Kabum, cujo preço muda quase diariamente. Nos dias anteriores esteve em boas ofertas de 629 e 639. No momento está 699.

A placa-mãe para ele seria qualquer uma de soquete AM4. "Qualquer uma". Há diversos chipsets. Falando a grosso modo, o chipset determina as qualidades de uma placa-mãe.
Estamos falando do soquete AM4 para Ryzen. 
O chipset A320 é o básico, de entrada. Placas Mãe com esse chipset não fazem overclock, podem possuir menos slots de  memória, menos portas USB. Não é muito recomendado colocar os Ryzen mais fortes numa placa-mãe A320 por motivo de suposto aquecimento no vrm.

As intermediárias são B350 e sua sucessora B450. Essas já são legais, claro, tem que escolher o modelo e marca com cuidado.

Existem outras mais, mas não caberiam no seu orçamento. X370 é a topo de linha de 2017, X470 sucedeu a X370, sendo a topo de 2018.
Em 2019 foram lançadas a topo X570 e a B550, ambas bem caras.

Pra finalizar precisaria de memória ddr4, o pente de 8gb custa cerca de 250+.

adicionado 3 minutos depois
9 minutos atrás, ogcarbonari disse:

É que estou com um xbox one aqui, recebi uma proposta boa pra vender por 1500,

É uma boa proposta dependendo do que vai no pacote. Se der pra subir para 1.700 melhor ainda, aproveitando que o novo nas lojas subiu muito
A tendência é desvalorizar com a chegada dos novos consoles

Postado
9 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Se ainda assim quiser trocar, a melhor opção é o Ryzen 5 1600 da Kabum, cujo preço muda quase diariamente. Nos dias anteriores esteve em boas ofertas de 629 e 639. No momento está 699.

A placa-mãe para ele seria qualquer uma de soquete AM4. "Qualquer uma". Há diversos chipsets. Falando a grosso modo, o chipset determina as qualidades de uma placa-mãe.
Estamos falando do soquete AM4 para Ryzen. 
O chipset A320 é o básico, de entrada. Placas Mãe com esse chipset não fazem overclock, podem possuir menos slots de  memória, menos portas USB. Não é muito recomendado colocar os Ryzen mais fortes numa placa-mãe A320 por motivo de suposto aquecimento no vrm.

As intermediárias são B350 e sua sucessora B450. Essas já são legais, claro, tem que escolher o modelo e marca com cuidado.

Existem outras mais, mas não caberiam no seu orçamento. X370 é a topo de linha de 2017, X470 sucedeu a X370, sendo a topo de 2018.
Em 2019 foram lançadas a topo X570 e a B550, ambas bem caras.

Pra finalizar precisaria de memória ddr4, o pente de 8gb custa cerca de 250+.

adicionado 3 minutos depois

É uma boa proposta dependendo do que vai no pacote.
A tendência é desvalorizar com a chegada dos novos consoles

Dei uma pesquisada aqui e vi que a diferença entre o FX 4300 e o Ryzen 1600 não é tão grande, acha que compensaria eu trocar tudo pra ter uma pequena melhora? Se bem que uma hora vou ter que fazer isso.

Em relação ao xbox, apenas o console e 1 controle, está completamente novo, caixa e etc. Acredito que seja uma boa proposta mesmo!

Postado

O Ryzen 5 1600 na verdade é muito superior ao seu processador, é preciso uma pesquisa com mais calma. 
Eu acho que não é momento para se comprar nada devido aos preços da pandemia, a não ser que o indivíduo esteja sem PC e precisando de um.

Sobre o Xbox One S, ele já custou 1.200. O preço de 1.500 parece bom. Mas você que sabe, não sei se estão pagando mais do que isso.

Postado
13 horas atrás, Crixus Champion disse:

O Ryzen 5 1600 na verdade é muito superior ao seu processador, é preciso uma pesquisa com mais calma. 
Eu acho que não é momento para se comprar nada devido aos preços da pandemia, a não ser que o indivíduo esteja sem PC e precisando de um.

Sobre o Xbox One S, ele já custou 1.200. O preço de 1.500 parece bom. Mas você que sabe, não sei se estão pagando mais do que isso.

Então, continuando, desculpa a demora.

Ah sim, estava vendo o modelo 1600X.

Muito obrigado pela ajuda mano, te agradeço de verdade, também me fez perceber a burrada que fiz.

Postado
3 horas atrás, ogcarbonari disse:

Então, continuando, desculpa a demora.

Ah sim, estava vendo o modelo 1600X.

Muito obrigado pela ajuda mano, te agradeço de verdade, também me fez perceber a burrada que fiz.

O Ryzen 5 1600x tem que estar barato para compensar. Ele é um Ryzen 5 1600 com um over de fábrica. Outra detalhe é que o 1600x vem sem cooler por padrão de fábrica.
Agora, se estiver comprando no aliexpress, todos lá vêm sem cooler. Claro que isso é avisado no anúncio e são mais baratos. Imagino que os vendedores fazem isso para um melhor preço, talvez também para ter uma encomenda mais discreta, não tenho certeza. Você também encontra com cooler se quiser, mas é mais difícil ver.

O Ryzen 5 1600 atual que é vendido pela Kabum é um produto reformulado, diferente da primeira versão. É o único Ryzen da primeira geração que sofreu refinamentos. É um Ryzen 5 2600 disfarçado de 1600.
Ele pode ser identificado com a junção das letras "AF" no meio do código do produto: YD1600BBAFBOX. Quando estiver no site da Kabum pode notar isso.
É chamado popularmente na internet de Ryzen 5 1600 AF.
A versão antiga tinha AE no lugar do AF.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Crixus Champion disse:

O Ryzen 5 1600x tem que estar barato para compensar. Ele é um Ryzen 5 1600 com um over de fábrica. Outra detalhe é que o 1600x vem sem cooler por padrão de fábrica.
Agora, se estiver comprando no aliexpress, todos lá vêm sem cooler. Claro que isso é avisado no anúncio e são mais baratos. Imagino que os vendedores fazem isso para um melhor preço, talvez também para ter uma encomenda mais discreta, não tenho certeza. Você também encontra com cooler se quiser, mas é mais difícil ver.

O Ryzen 5 1600 atual que é vendido pela Kabum é um produto reformulado, diferente da primeira versão. É o único Ryzen da primeira geração que sofreu refinamentos. É um Ryzen 5 2600 disfarçado de 1600.
Ele pode ser identificado com a junção das letras "AF" no meio do código do produto: YD1600BBAFBOX. Quando estiver no site da Kabum pode notar isso.
É chamado popularmente na internet de Ryzen 5 1600 AF.
A versão antiga tinha AE no lugar do AF.

Entendi. Estou pensando seriamente em pegar o 1600 + a placa-mãe + as memórias RAM.

Vi alguns modelos de placa-mãe, dentro das informações que você me falou que precisa ser,

Sabe me dizer algum modelo que não seja tão básico? Queria algo que pelo menos desse um destaque. 

Levando em consideração que precisa ter um custo de em média R$700.

Acha também que consigo levar a GTX 1050 por mais um tempo? 

(A máquina é direcionada à  jogos, acho que deu pra entender hahah).

Postado
7 horas atrás, ogcarbonari disse:

Sabe me dizer algum modelo que não seja tão básico? Queria algo que pelo menos desse um destaque. 

Levando em consideração que precisa ter um custo de em média R$700.

Quando vejo até as A320 que custavam de 280 a 300 passando por muito dos 500 reais, nem sei o que pensar. Raríssimas exceções como hoje, em que a terabyte está vendendo uma da MSI por 416.

Modelos bons, que custavam de 500 a 600 antes da pandemia e que foram para 800, são ASRock B450M Steel Legend ou Gigabyte B450 AORUS M. O problema é que ficaram escassas no mercado, pois mesmo caras, ainda assim custam menos do que as X470, B550 e X570.
Outras boas são MSI B450 Gaming Plus MAX e MSI B450 Tomahawk, mas infelizmente estão passando de 900. Vale ficar de olho, quem sabe surge alguma promoção.

Na data de hoje, dia 1/9, as duas B450 com melhor preço e sem deixar de lado certa qualidade são Asus TUF B450M-PLUS GAMING de 819 reais e Gigabyte B450M Gaming por 759. 

A mais em conta e sem esculachar na qualidade é a MSI B450M Pro-VDH Max por 718 reais. Eu pegaria se estivesse muito apertado de grana e precisasse com urgência, caso contrário esperaria pacientemente melhoras de preços e promoções das primeiras mencionadas.
Lembrando sempre que os preços são da data de hoje e de um período de pandemia.

11 horas atrás, ogcarbonari disse:

Acha também que consigo levar a GTX 1050 por mais um tempo? 

Isso é difícil prever. Imagino que ela rode qualquer game lançado até 2020 sem problemas. Não sei como serão as coisas quando os jogos passarem a ser mais exigentes.
Os consoles PS4 e Xbox One atrasavam a vida do PC, mas agora que sairão novos consoles, é natural que os jogos para todas plataformas passem a ser mais exigentes.
Mas ainda assim não sei até quanto tempo ela te atenderá.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...