Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando durante jogos


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Estou enfrentando um problema que desde Março de 2020, vem acontecendo com o meu computador. Quando o jogo Valorant está sendo executado(em uma partida por exemplo) o meu computador de uma maneira intermitente trava, e apenas desligando ele que volta para a tela inicial. Já fui no fórum da MC perguntar sobre este problema, e também enviei um ticket na Riot(dona do jogo) para ver se realmente o problema se solucionava com a ajuda do suporte. Mas infelizmente nada funcionou, mesmo formatando a máquina, verificando a memória, os HDDS, o SSD...e mesmo assim o problema persiste.

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/tela-azul-que-não-aparece/7ad895d4-fb56-4d45-ad69-066a3300d43b?messageId=d9ac7d22-de3d-4ca1-9aaa-f611aff3e46d

 

Este link se refere ao fórum da Microsoft, onde tentei solucionar o problema, e mesmo assim nada. Estou ficando cada vez mais impaciente com isso tudo, e não é possível que não tenha uma solução para este problema. 

 

Nome do Log:   System
Fonte:         Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data:          01/09/2020 20:53:38
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa:(63)
Nível:         Nível Crítico
Palavras-chave:(70368744177664),(2)
Usuário:       SISTEMA
Computador:    DESKTOP-97G9R50
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />
    <EventID>41</EventID>
    <Version>8</Version>
    <Level>1</Level>
    <Task>63</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2020-09-01T23:53:38.5157305Z" />
    <EventRecordID>1820</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
    <Channel>System</Channel>
    <Computer>DESKTOP-97G9R50</Computer>
    <Security UserID="S-1-5-18" />
  </System>
  <EventData>
    <Data Name="BugcheckCode">0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
    <Data Name="SleepInProgress">0</Data>
    <Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
    <Data Name="BootAppStatus">0</Data>
    <Data Name="Checkpoint">0</Data>
    <Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
    <Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
    <Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>
    <Data Name="CheckpointStatus">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data>
    <Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data>
  </EventData>
</Event>

 

As especificações do computador:

Processador:Ryzen 5 2600 (sem OC)

Placa de vídeo: RX 580 (sem OC)

Memória RAM: 2x8gb 2666mhz Corsair (sem OC)

HDDs: Seagate barracuda 1 tb, Hitachi 250gb

SSD: WD 120gb(sistema operacional)

Fonte:500w 80plus gamemax

placa-mãe:B450m Mortar Titanium

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vítor Féres Faltou informar a sua configuração.

 

Marca e modelo das peças, processador, placa-mãe, fonte, quanto de HD e memória ram.

 

Fórum da Microsoft nem se quer eu recomendaria, tem umas recomendações lá que em 70% das vezes nem se quer funciona.

 

Já com a Riot Games, vale a pena tentar, afinal é quem desenvolveu o game.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder NauvirthAs marcas são: Processador:AMD. placa-mãe :MSI, Fonte:Gamemax, HDDS: 1 hd de 1tb Seagate + 250gb Hitachi, SSD WD 120gb, Memória ram: Corsair venegance 2666mhz

Aí que ta cara, a própria Riot pede para ir no fórum da MC, para resolver o problema, ai fica nesse ciclo infinito 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK.

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui (faça isso com todas as suas unidades). 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3) e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.

 

3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro no seu HD. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)


Caso o CrystalDiskInfo informe apenas os erros "Current Pending Sector Count"/"Uncorrectable Sector Count", isso indica que seu HD possui badblocks (defeitos físicos) e você deve substitui-lo para evitar problemas no futuro, mas existe um "quebra galho", o comando chkdsk do Windows irá detectar estes badblocks e marca-los para não serem mais utilizados, e tentar recuperar eventuais arquivos corrompidos.

 

Independente do resultado acima, utilize o seguinte comando:

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.
 

4- O seu SSD é da marca Western Digital, baixe a ferramenta da WD para SSDs: https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=279

Após isso abra-o e vá em Tools > S.M.A.R.T > Run extended test, espere o teste terminar e veja se é informado algum erro.

 

Você disse que verificou a memória... Utilizou qual programa? e por quanto tempo deixou o teste rodando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tanto o Data Lifeguard, Cystal disk e o teste do SSD WD, todos não deram qualquer tipo de erro. Todas a minhas unidades estão funcionando perfeitamente. O teste de memória ram fiz direto no windows, onde ele verifica a memória e quando ele inicia, ele relata o se está funcionando perfeitamente ou não.1778301469_HDseagateteste.png.78b6f98be18792e560481983078c83f5.png2042658038_HDseagatestatus.png.a4d0b2f02e1854276e932432c4813720.png1054136591_HDhitachiteste.png.7f0329494a34fd8c5bf198335f317d88.png1918859141_hdhitachistatus.png.546a5f9983ae31e58052b4952ccaa4ed.png2109516976_SSDteste.png.3548bb673eff4fb95e4c8c499f56a8a9.png1997768602_ssdstatus.png.cac4983fd3e8198c8981a689a6ddd028.png

HD seagate teste.png

adicionado 6 minutos depois

Esses HD da Hitachi era de um netbook, e eu uso ele para fazer backups e coisas mais simples, o Seagate e o WD estavam instalados em outra máquina que eu tinha, e transferi as 2 unidades para este computador. Por isso o número de vezes ligado alto.

Como antigamente não tinha o SSD, usava o Seagate. E o hardware em si que mudou(processador,placa-mãe,placa de vídeo,memória ram).

adicionado 8 minutos depois

Nenhuma dessas unidades de memória comprei no mercado de usados, todos eram peças que eu ja tinha aqui em casa, e coloquei em meu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
8 horas atrás, Vítor Féres disse:

Como antigamente não tinha o SSD, usava o Seagate. E o hardware em si que mudou(processador,placa-mãe,placa de vídeo,memória ram).

adicionado 8 minutos depois

Nenhuma dessas unidades de memória comprei no mercado de usados, todos eram peças que eu ja tinha aqui em casa, e coloquei em meu computador.

Em qual das 3 unidades está instalado o jogo? Já tentou usar ele direto de outra unidade? Se não, tente.

 

Todos os testes que indiquei no HD deram OK.

 

Você disse que está enfrentando esse problema desde março... tente utilizar o DDU para desinstalar o driver da placa de vídeo e utilizar um driver mais antigo.

https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.1.3-jan29.exe

Este driver é de 29 de janeiro de 2020.

 

----

 

Se o procedimento acima não funcionar, baixe o Burnintest Pro: https://www.passmark.com/products/burnintest/download.php

Com o programa aberto, vá em Configuration >  Test selection & duty cycles > Deixe as configurações iguais a da imagem abaixo:

image.png.881b58ab7006bbec5218749d528f1dee.png

(Em CPU, RAM, GPGPU, 2D e 3D Graphics e Disk, marque as caixinhas e deixe em 95. Na parte superior, "Auto Stop fater" coloque 300 minutos).

 

Feche todos os programas e clique em OK. Após isso clique no ícone verde para dar Start e deixe o programa rodando (o teste irá parar automaticamente após 5 horas). Veja se é informado algum erro após esse longo período.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...