Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon 9500PRO de volta (parece)


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

ANTEÇÃO: OS NOVOS MODELOS DA MSI NÃO ESTÃO MAIS VINDO COMO RADEON 9500PRO, A PLACA FOI REVISIONADA E AGORA É REALMENTE O MODELO RADEON 9600XT, NÃO SE GUIEM PELO TEXTO ABAIXO, VOU MANT-LO SÓ A TÍTULO DE INFORMAÇÃO.

============================================================

Olá amigos, tenho razões para acreditar que a placa Radeon 9600XT da MSI na realidade não é a 9600XT, mas sim a lendária Radeon 9500PRO, se essa minha suspeita se confirmar, comprem ela o mais rápido possível (quem tiver interessado, lógico), isso se ela for mais barata que a Radeon 9800PRO com memos 128bits, com o diferencial que essa 9600XT(9500PRO) não deve precisar do conector de energia (na 9500PRO precisava), tal como ocorre na 9600XT.

Por quê você acha isso Sombra? É o que todos poderiam me perguntar.

Simples, baixei o BIOS Oficial da placa, e vejam as informações que vi contidas nela:

Device ID: 4E46 Radeon 9500/9700 Series (já achei estranho isso)

Core clock is 297.00 MHz

Memory clock is 270.00 MHz

Reference clock is 27.00 MHz

Memórias de 128bits

Info: R300AGP DGD1UN, nfbf1593.848 v611 , 2003/01/24 09:16

Esses clocks são parecidíssimos com os da Radeon 9500PRO, com a exceção do Core Clock ser um pouco maior, se a placa tivesse 4 pipelines, o desempenho dela seria muito diferente do de uma 9600XT (pra menos, é claro).

Vejam uma foto da placa abaixo, que tem o único incoveniente de usar memórias TSOP:

%7Boption%7Dhttp://www.msi.com.tw/images/product_img/vga_img/8951_RX9600XT-TD128.jpg' border='0' alt='' />

Agora basta dar uma pesquisada pra ver se existe um comparativo dela pela net, só pra ver se ela fica na mesma margem de desempenho de outras 9600XT.

Cruzem os dedos e Boa Sorte!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

:joia:***CONFIRMADO*** :joia:

Parece que esse post não interessou a muita gente, mesmo assim venho dizer que acabei de confirmar, dando um rolê pela net, que essa placa realmente é a Radeon 9500PRO, inclusive os franceses já a chamam assim.

Um detalhe interessante foi que um usuário conseguiu o mesmo overclock no core que eu na minha antiga 9500PRO da ATi, 380MHz, porém não foi muito longe nas memórias (297MHz), talvez pelo fato delas serem TSOP, mas é incrível, pensei que por ela não usar o conector de energia jamais seria possível alcançar um valor desses.

Essa placa está sendo vendida a cerca de R$650,00 aqui no Brasil, ou seja, compensa mesmo comprar ela em vez da Radeon 9600XT real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava quase comprando uma Sapphire 9600XT quando li isso! Agora tô na dúvida, não entendi direito.

Tenho esses dados da tabela de VGA q tem aqui no CDH (ATI):

Radeon 9500 Pro

R300

0.15 µm

275 Mhz

540 Mhz

128-bit / DDR

8 x 1

DX 9

1.5 2.0 2.0 8,6 Gb/s

Radeon 9600 XT

RV360

0.13 µm

500 Mhz

600 Mhz

128-bit / DDR

4 x 1

DX 9

2.0 2.0 2.0 9,6 Gb/s

Por que essa tal 9500Pro é melhor? É esse modelo aqui: RX9600XT-TD128 (MSI)? Ela perde na Tx de transf. e no suporte Open GL...

O cara disse q me arruma ela por R$610,00 e a Sapphire R$570,00. Qual pego afinal se essa 9500 parece ser de uma geração inferior? Tenho q decidir logo.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grupo0012003@05 nov 2004, 20:17

Por que essa tal 9500Pro é melhor? É esse modelo aqui: RX9600XT-TD128 (MSI)? Ela perde na Tx de transf. e no suporte Open GL...

O cara disse q me arruma ela por R$610,00 e a Sapphire R$570,00. Qual pego afinal se essa 9500 parece ser de uma geração inferior? Tenho q decidir logo.

Valeu

Já foi dito...os 8 pipelines fazem muito mais diferença que os clocks, já que o fill rate praticamente dobra, e isto conta muito mais que largura de banda...principalmente em operações de pixel shaders, 4x1 pipelines é muito fraco...

A ATI tirou a 9500 Pro de linha exatamente por isto: era muito forte (quase a potência da 9700 np) e custava muito caro fazer um chip 8x1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ichigeki@05 nov 2004, 21:36

Já foi dito...os 8 pipelines fazem muito mais diferença que os clocks, já que o fill rate praticamente dobra, e isto conta muito mais que largura de banda...principalmente em operações de pixel shaders, 4x1 pipelines é muito fraco...

A ATI tirou a 9500 Pro de linha exatamente por isto: era muito forte (quase a potência da 9700 np) e custava muito caro fazer um chip 8x1.

Então você afirma c/ certeza q é melhor eu comprar essa MSI do q a Sapphire? Vou fechar o negócio hoje c/ o cara. você sabe se toda MSI desse modelo é essa 9500Pro?

Vou comprar ela...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grupo0012003+05 nov 2004, 22:53QUOTE (grupo0012003 @ 05 nov 2004, 22:53) Ichigeki@05 nov 2004, 21:36

Já foi dito...os 8 pipelines fazem muito mais diferença que os clocks, já que o fill rate praticamente dobra, e isto conta muito mais que largura de banda...principalmente em operações de pixel shaders, 4x1 pipelines é muito fraco...

A ATI tirou a 9500 Pro de linha exatamente por isto: era muito forte (quase a potência da 9700 np) e custava muito caro fazer um chip 8x1.

Então você afirma c/ certeza q é melhor eu comprar essa MSI do q a Sapphire? Vou fechar o negócio hoje c/ o cara. você sabe se toda MSI desse modelo é essa 9500Pro?

Vou comprar ela...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso que ia dizer agora: se a placa vem, realmente, com 8 pipelines ativados...

Se ela tiver clocks mais baixos que a 9600XT normal, a mesma quantidade de pipes e preço mais alto, ai não vai compensar mesmo <_<

Mas, se ela tiver os 8 pipes ativados ou algum meio, via hardmod ou softmod (de preferência, o último), de ativar os 4 pipes restantes como ocorre nas 9800SE 256bits, ai sim é uma boa comprá-la :D

Espero que seja a segunda opção... B)

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fillrate da 9500pro é miseros 0,2Mtexels/s maior que a 9600XT nos modelos normais,por isso não entendo por que esse 8 pipes faz tanto milagre assim a pontode uma 9500pro normal ser bem superior a 9600xt,em casos de resoluções como 1600x1200 aa e af no talo ela é BEM melhor,mas ninguém joga assim nessas VGAS,em ambas ficam injogaveis!

A mesma coisa acontece com VGAs novas,como a 6600GT,que tem 8 pipes e 4,0Gtexels,,uma 6800nu tem 12 pipes e 3,9Gtexels,se ambas tivessem bus de 128bits e memos com mesmo clock,logo a 6600GT seria melhor!

Não se pode comparar pipes ou clocks sozinhos,senão uma VGA 8 pipes com core clock 100Mhz seria melhor que uma 4 pipes 400mhz!!!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_@05 nov 2004, 23:40

Era isso que ia dizer agora: se a placa vem, realmente, com 8 pipelines ativados...

Se ela tiver clocks mais baixos que a 9600XT normal, a mesma quantidade de pipes e preço mais alto, ai não vai compensar mesmo  <_<

Mas, se ela tiver os 8 pipes ativados ou algum meio, via hardmod ou softmod (de preferência, o último), de ativar os 4 pipes restantes como ocorre nas 9800SE 256bits, ai sim é uma boa comprá-la  :D

Espero que seja a segunda opção...  B)

Falouws  :-BEER

Putz, aí complicou hein! porque ela é mais cara q a Sapphire e essa é certeza q é a 9600XT verdadeira, né? Q eu faço mandei email encomendando a MSI será q troco pela Sapphire se der tempo? Se a MSI não vier com esses pipes, não vai dar pra eu colocar ela nos clocks 500/600 normais? Não vale a pena daí? Ajuda aí...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phanter@06 nov 2004, 00:13

Mais sera que essas também aceita mod pra ficar uma 9700pro?? se aceitar compro a minha amanha mesmo

Aceita não... :cry:

Só aceita as 9500 (sem ser PRO) que vieram com PCB igual ao da 9700PRO, que tem memórias em "L" e tem mais camadas também, o que possibilita usar uma banda de 256bits...

Essa ai tem 128bits, então nem em sonho esse mod vai prestar :(

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por DVBreakout@05 nov 2004, 23:51

O Fillrate da 9500pro é miseros 0,2Mtexels/s maior que a 9600XT nos modelos normais,por isso não entendo por que esse 8 pipes faz tanto milagre assim a pontode uma 9500pro normal ser bem superior a 9600xt,em casos de resoluções como 1600x1200 aa e af no talo ela é BEM melhor,mas ninguém joga assim nessas VGAS,em ambas ficam injogaveis!

A mesma coisa acontece com VGAs novas,como a 6600GT,que tem 8 pipes e 4,0Gtexels,,uma 6800nu tem 12 pipes e 3,9Gtexels,se ambas tivessem bus de 128bits e memos com mesmo clock,logo a 6600GT seria melhor!

Não se pode comparar pipes ou clocks sozinhos,senão uma VGA 8 pipes com core clock 100Mhz seria melhor que uma 4 pipes 400mhz!!!....

É, mas faz diferença sim!!!

basta ver os benchs em sites sérios espalhados pela net.

9500Pro é bem mais placa!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grupo0012003@05 nov 2004, 23:51

Putz, aí complicou hein! porque ela é mais cara q a Sapphire e essa é certeza q é a 9600XT verdadeira, né? Q eu faço mandei email encomendando a MSI será q troco pela Sapphire se der tempo? Se a MSI não vier com esses pipes, não vai dar pra eu colocar ela nos clocks 500/600 normais? Não vale a pena daí? Ajuda aí...

Valeu

Todas as Sapphires 9600XT seguem o padrão da ATI, então nesse caso, não haverá problemas quanto à VGA tiver clocks capados ou largura de banda de memória de 64bits como acontece em alguns outros modelos de 9600XT...

Não sei dizer se ela virá com clocks iguais aos da 9600XT, mas de acordo com o Sombra, as informações da Bios da placa setam o clock dela para ser usado no ambiente do windows, em jogos, etc, e como na Bios mostra valores inferiores aos de uma 9600XT, obviamente que ela terá clocks inferiores aos da mesma, mas não sei dizer se dá para chegar aos mesmos clocks da 9600XT, creio que não.

Bem, se ela vier com apenas 4 pipes, mas com a possibilidade de ativar os 4 pipes desativados via softmod, por exemplo, então é uma boa pedida, pois 8 pipes fazem diferença contra 4 pipes, mas isso também depende do clock: se uma placa tiver 4 pipes e clocks gigantes em relação a uma de 8 pipes com clocks bem menores, com certeza a de 4 pipes irá ganhar, pois seus clocks altos compensam ela ter apenas 4 canais de renderização.

Agora, se ela só vier com 4 pipes e não for possível ativar o restante, ai não vale à pena mesmo :( E só dá para saber isso quando alguém que saiba mexer e entenda do assunto fizer os testes com a placa e comprovar que a ativação dos pipes é possível.

Ah, outra coisa: você provavelmente não conseguirá setar os clocks de uma 9600XT nessa da MSI, independente se ela tem 4 pipes ou 8, pois a capacidade de over de uma VGA não depende da quantidade de canais de renderização que ela utiliza.

Eu acho melhor você esperar um pouco... Se você descobrir depois que a da MSI vem com 8 pipes ou com 4 mas podendo ativar o restante via softmod ou hardmod, vale à pena comprar. Agora, se ela vier com 4 pipes e não tiver essa possibilidade, melhor mesmo é comprar uma 9600XT da Sapphire... :(

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, e a:

ATI RADEON 9550 128MB DDR SAPPHIRE (64Bits) TV/DVI BOX (Pronta Entrega) R$ 259,65 250/400

é boa? Parece melhor que a minha (fx5200 128mb 64bits prolink - 250/333)

Mas não é nem de perto tão boa quanto a 9500pro? Gozado essas coisas...então porque põe uma numeração maior (9550)? não teria que ser o inverso?

valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por miguel_akira@06 nov 2004, 01:02

Galera, e a:

ATI RADEON 9550 128MB DDR SAPPHIRE (64Bits) TV/DVI BOX (Pronta Entrega) R$ 259,65 250/400

é boa? Parece melhor que a minha (fx5200 128mb 64bits prolink - 250/333)

Mas não é nem de perto tão boa quanto a 9500pro? Gozado essas coisas...então porque põe uma numeração maior (9550)? não teria que ser o inverso?

valeu pessoal!

A ATI fez isto em vários produtos...a 8500 é superior em desempenho que a 9000/9200, a 9500 Pro superior a 9600 pro, a ATI faz isto constantemente para reposicionar seus produtos no mercado. Só que infelizmente isto confunde todo mundo! :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei essas informações no manual q tem p/ download no site da MSI: Engine Clock Speed 450+ MHz / Memory Clock Speed 352+ MHz DDR. Revisão Junho/2004

Esses valores são diferentes dos postados pelo Sombra XXI. E estão bem abaixo dos 500/600 das Sapphire, estou certo? A foto postada pelo Sombra é a mesma placa do site.

Então é meio complicado comprar essa placa agora, não? Pior é q estou ansioso p/ trocar a VGA...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...