Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei dois cooler fan cooler master mf120l red, pretendo logo mais comprar um water cooler, o problema que não estou encontrando nenhum com a cor red, Alguém tem indicações?

Postado

Tem o Gammaxx L120T. Mas... WC de 120 mm não vale nem um pouco a pena. Tem desempenho similar, muitas vezes até inferior, a air coolers de preço semelhante, e de quebra são bem menos duráveis. Minha recomendação seria pegar um de 240 mm, como o o Maelstrom 240T, ou então ficar com air cooler mesmo.

Postado
6 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tem o Gammaxx L120T. Mas... WC de 120 mm não vale nem um pouco a pena. Tem desempenho similar, muitas vezes até inferior, a air coolers de preço semelhante. Minha recomendação seria pegar um de 240 mm, como o o Maelstrom 240T, ou então ficar com air cooler mesmo.

Eu basicamente não entendo nada de refrigeração, mas eu quero um de 240 mesmo, é tipo dois fans. Nesse modelo de watercooler desse link: https://www.kabum.com.br/produto/96495/watercooler-cooler-master-masterliquid-lite-240-mlw-d24m-a20pw-r1 , só que não encontrei dele na cor red

E uma pergunta, esses watercooler serve com qualquer processado?

adicionado 1 minuto depois
10 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tem o Gammaxx L120T. Mas... WC de 120 mm não vale nem um pouco a pena. Tem desempenho similar, muitas vezes até inferior, a air coolers de preço semelhante. Minha recomendação seria pegar um de 240 mm, como o o Maelstrom 240T, ou então ficar com air cooler mesmo.

mas vou pesquisar, me embasar, foquei tanto em entender um pouco do hardware, que to esquecendo de pesquisar a parte de refrigeração 

Postado
59 minutos atrás, andrepaiva99 disse:

Pessoal, comprei dois cooler fan cooler master mf120l red, pretendo logo mais comprar um water cooler, o problema que não estou encontrando nenhum com a cor red, Alguém tem indicações?

Tenho as mesmas ventoinhas que você. Estou usando no WC uma ventoinha rgb conectada ao header rgb da placa-mãe e, usando o software da asus, troco a cor para vermelho.

40 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tem o Gammaxx L120T. Mas... WC de 120 mm não vale nem um pouco a pena. Tem desempenho similar, muitas vezes até inferior, a air coolers de preço semelhante, e de quebra são bem menos duráveis. Minha recomendação seria pegar um de 240 mm, como o o Maelstrom 240T, ou então ficar com air cooler mesmo.

Não concordo, tem muitos WC de 120mm bons. Vendo vários vídeos de comparação no youtube cheguei a conclusão que todos ( ou pelo menos a grande maioria ) WC de 120 são melhores que qualquer aircooler. Claro que o custo benefício é menor, mas não quer dizer que eles performem igual a um aircooler.

Eu mesmo uso um water cooler de 120mm. Um H45 com 2 ventoinhas ( uma Corsair e outra Cooler Master, uma na frente e outra atrás ) e o meu Ryzen 7 2700 com overclock em full load não passa de 65°C.

Postado
7 minutos atrás, Cardinal disse:

Tenho as mesmas ventoinhas que você. Estou usando no WC uma ventoinha rgb conectada ao header rgb da placa-mãe e, usando o software da asus, troco a cor para vermelho.

Não concordo, tem muitos WC de 120mm bons. Vendo vários vídeos de comparação no youtube cheguei a conclusão que todos ( ou pelo menos a grande maioria ) WC de 120 são melhores que qualquer aircooler. Claro que o custo benefício é menor, mas não quer dizer que eles performem igual a um aircooler.

Eu mesmo uso um water cooler de 120mm. Um H45 com 2 ventoinhas ( uma corsair e outra Cooler Master ) e o meu Ryzen 7 2700 com overclock não passa de 65°C.

Você só usa dois fan ? Eu comprei um gabinete veio apenas 1 fan, ai comprei mais dois fan da cooler master. Quero fazer overclock no meu ryzen 1600 af , por isso quero comprar um algum sistema de refrigeração melhor

Postado
12 minutos atrás, andrepaiva99 disse:

Você só usa dois fan ? Eu comprei um gabinete veio apenas 1 fan, ai comprei mais dois fan da cooler master. Quero fazer overclock no meu ryzen 1600 af , por isso quero comprar um algum sistema de refrigeração melhor

Eu uso 2 fans no WC. No gabinete são 5.

Desculpa, falei 65° mas esse é o resultado no cpuz. Em teste mais pesados bateu 73°. Mas mesmo assim as temperaturas estão ótimas.

Postado

@andrepaiva99 Não recomendo WC tipo AIO, de baixo custo. Além de terem desempenho medíocre, tem menor durabilidade e pontos de falha fatais. O fator mais atrativo para este tipo de cooler é o estético. O desempenho será sempre melhor nessa faixa de preço com um Air Cooler de boa qualidade. Recomendo o MA410P ou o Hyper 212. Ambos são suficientes para manter baixas temperaturas e até OC se adicionar mais uma ventoinha. Duram por uma vida, ao contrário de WCs (especialmente de baixo custo) que tem que ser 100% substituídos quando a bomba falha ou o líquido gera obstrução.

@Cardinal Deixo para você uma analise detalhada dessa questão. Lembrando que uma coisa é open loop, outra é AIO, e sempre deve-se levar em consideração a faixa de custo como base comparativa: 

https://tweakreviews.com/cooling/air-or-water-cooling-what-is-the-best

Citação

In terms of performance, the conclusion has to be that one shouldn’t ever underestimate the potential of an air cooler. The price to performance ratio is clearly in favor of air cooling over water cooling. If we on top of that add some of the benefits that we mentioned in the beginning of this article, then you can make a strong case in favor of air cooling being the cheapest, best and most accessible cooling solution that is also easier to maintain in the long run.

Tradução: em termos de performance, a conclusão tem de ser de que uma pessoa não deveria nunca subestimar o potencial de um air cooler. O índice de performance pelo custo está claramente à favor de air cooling sobre water cooling. Se sobre isso adicionarmos alguns dos benefícios que mencionamos no início desse artigo, então você pode ter um caso forte à favor de air cooling ser a solução de resfriamento mais barata, melhor e mais acessível que também é mais fácil de manter a longo prazo.

Postado
22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@andrepaiva99 Não recomendo WC tipo AIO, de baixo custo. Além de terem desempenho medíocre, tem menor durabilidade e pontos de falha fatais. O fator mais atrativo para este tipo de cooler é o estético. O desempenho será sempre melhor nessa faixa de preço com um Air Cooler de boa qualidade. Recomendo o MA410P ou o Hyper 212. Ambos são suficientes para manter baixas temperaturas e até OC se adicionar mais uma ventoinha. Duram por uma vida, ao contrário de WCs (especialmente de baixo custo) que tem que ser 100% substituídos quando a bomba falha ou o líquido gera obstrução.

@Cardinal Deixo para você uma analise detalhada dessa questão. Lembrando que uma coisa é open loop, outra é AIO, e sempre deve-se levar em consideração a faixa de custo como base comparativa: 

https://tweakreviews.com/cooling/air-or-water-cooling-what-is-the-best

Tradução: em termos de performance, a conclusão tem de ser de que uma pessoa não deveria nunca subestimar o potencial de um air cooler. O índice de performance pelo custo está claramente à favor de air cooling sobre water cooling. Se sobre isso adicionarmos alguns dos benefícios que mencionamos no início desse artigo, então você pode ter um caso forte à favor de air cooling ser a solução de resfriamento mais barata, melhor e mais acessível que também é mais fácil de manter a longo prazo.

Não estou subestimando air coolers, eu até citei o fator do custo benefício e sem dúvidas concordo.

37 minutos atrás, Cardinal disse:

Claro que o custo benefício é menor, mas não quer dizer que eles performem igual a um aircooler.

Se quiser uma opção mais barata eu apoio, vai fundo! Entendo seus pontos e concordo com alguns, como a durabilidade. Porém, o fator que estou debatendo é o desempenho em si. E nesse quesito é você quem está subestimando. É errado generalizar, dizer que todos os WC de 120 são "medíocres" ( suas palavras ).

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Cardinal disse:

Se quiser uma opção mais barata eu apoio, vai fundo! Entendo seus pontos e concordo com alguns, como a durabilidade. Porém, o fator que estou debatendo é o desempenho em si. E nesse quesito é você quem está subestimando. É errado generalizar, dizer que todos os WC de 120 são "medíocres" ( suas palavras ).

Querido, não estou lhe atacando ou ofendendo. Estou sim atacando o produto, que não é a melhor opção custo/benefício para ninguém hoje a menos que você tenha um PC cuja prioridade absoluta é a estética. Recomendo sempre a leitura e comparativos e testes sérios sobre o assunto pois eles ilustram melhor essa realidade do que minha opinião. Cabe a você decidir o que é melhor para si, mas o que é melhor de maneira geral, em durabilidade, em custo/benefício, independe da opinião pessoal. 

Postado

Não estou ofendido, só estou dizendo a minha opinião como todo usuário. Assim, enriquecemos esse fórum com mais e mais opiniões. Com o certeza o seu post será útil, até concordei com vários fatos que você citou. Assim como também penso que o meu post servirá de ajuda a alguém.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Cardinal O H45 é bom (tier 3), mas caro. Com o preço dele ou pouco mais que isso poderia pegar um Assassin III (tier 1), que é melhor e vai durar mais. Ou então com R$ 50 a menos pegar um Maelstrom 240T, que também é melhor (tier 2). Eu paguei R$ 150 no meu air cooler  (tier 4) que se perder por 5 graus pro H45, já acho que é muito. Daqui a 10 anos vou usar o mesmo, mas nesse mesmo tempo as chances da bomba de qualquer WC AiO já ter falhado ou estar falhando são muito altas.

Aqui pra uma consulta rápida de hierarquia dos CPU coolers em geral: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

• Amei 1
Postado
8 minutos atrás, Shaman93 disse:

@Cardinal O H45 é bom (tier 3), mas caro. Com o preço dele ou pouco mais que isso poderia pegar um Assassin III (tier 1), que é melhor e vai durar mais. Ou então com R$ 50 a menos pegar um Maelstrom 240T, que também é melhor (tier 2). 

Aqui pra uma consulta rápida de hierarquia dos CPU coolers em geral: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

Não estou recomendando o meu WC especificamente, só estavamos argumentando sobre Aircoolers VS Watercoolers. 

Só uma pergunta, o teste realizado com o H45 foi com um fan só? ( o que vem na caixa ) Porque uso com 2. Eu não sei muito bem como isso de tier funciona, mas imagino que quanto menor o n° melhor. Se fosse testado com 2 será que ele podia ser considerado outro tier? Só estou perguntando isso porque fico com um medo de ter disperdiçado dinheiro enquanto podia ter pego um WC melhor kkkk.

• Curtir 1
Postado

@Cardinal Todos os testes sérios usam a configuração stock do protudo, sem alterações, separadas explicitamente de qualquer alterações ou implementações adicionais.

Cara, eu entendi que você quer contribuir e sua experiência é sempre bem vinda em relação a de qualquer outro membro. Só peço que pondere, pois defender-se perante um cenário de contestação é natural, mas contraprodutivo. Air coolers oferecem melhor custo/benefício, ponto final. Water coolers tem suas vantagens, e sempre serão melhores para aqueles que aderem a eles do que para quem não adere, ao menos no tocante a opinião. Quem tem um bugatti vai falar que é o melhor carro do mundo, mas quem tem um fusca também. A questão é comparação efetiva, criteriosa e funcional, e isso é a única coisa que eu me presto a fazer. Afinal, estamos num fórum e o objetivo da discussão é ajudar com imparcialidade e, de preferência, enquanto oferecemos informações úteis e bem referenciadas.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Cardinal disse:

Só uma pergunta, o teste realizado com o H45 foi com um fan só? ( o que vem na caixa ) Porque uso com 2. Eu não sei muito bem como isso de tier funciona, mas imagino que quanto menor o n° melhor. Se fosse testado com 2 será que ele podia ser considerado outro tier? Só estou perguntando isso porque fico com um medo de ter disperdiçado dinheiro enquanto podia ter pego um WC melhor kkkk.

Não mudaria de tier, a diferença seria de 1, 2 graus, no máximo. Digo isso rodando um sistema push and pull no meu bloco também. A principal diferença acaba sendo em termos de ruido, com 2 fans a pressão é maior e assim os fans podem rodar numa velocidade levemente menor.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Estava pesquisando o preço do Assassin III e ele está a 640 reais, enquanto o H45 a 370 ( mas quando comprei estava a 300 ).  Pouco mais é exagero. Acho que esses aircoolers top de linha também são bem caros rs.

• Curtir 1
Postado

Além disso, vi comparações em que o h45 ganhava de aircoolers até que bem parrudos. Se for questão de durabilidade, a Corsair dá 5 anos de garantia. Mas não nego a questão do custo benefício.

• Curtir 1
Postado
Em 05/09/2020 às 18:55, Cardinal disse:

@Shaman93 Estava pesquisando o preço do Assassin III e ele está a 640 reais, enquanto o H45 a 370 ( mas quando comprei estava a 300 ).  Pouco mais é exagero. Acho que esses aircoolers top de linha também são bem caros rs.

Há pouco apareceu por R$ 500. É um cooler de US$ 90, que dá mais ou menos esse preço na cotação atual, mas o pessoal prefere um produto frufru cheio de luzinha do que um realmente eficiente, então a própria oferta desses produtos acaba sendo baixa e o preço alto, infelizmente. Há pouco tive que pagar R$ 120 num bom fan, sem LEDs, por exemplo. E tenha em mente que o Asassin III é um cooler 2 tiers superior. Um air cooler de mesmo tier e mais barato seria, por exemplo, o Akasa Venom Medusa por R$ 285. Muitos tem tesão por ter um WC, aí acabam botando um troço pior que um Gammaxx 400, que é um air cooler de R$ 150, pra realizar o desejo.

2 horas atrás, Cardinal disse:

Além disso, vi comparações em que o h45 ganhava de aircoolers até que bem parrudos. Se for questão de durabilidade, a Corsair dá 5 anos de garantia. Mas não nego a questão do custo benefício.

Ele não é um mau cooler, longe disso. O problema é que, como você bem notou, o custo benefício não é interessante, e isso se aplica a virtualmente todos WCs de 120 mm. Há opções mais baratas e similares, ou de mesmo preço e superiores, no mercado. Pro H45 ser realmente interessante frente a concorrência, ele teria que custar pelos R$ 250 ~ 300. Aí bateria de frente com outros coolers de mesmo desempenho que custam por volta desse preço, tanto air coolers quanto WCs de 240 mm.

Postado

Para mim, considero este tópico encerrado porque acho que já chegamos a uma conclusão: WC de 120 são bons porém caros, aircoolers oferecem mais custo benefício e são ótimos coolers também. 

Só gostaria de acrescentar algo que talvez seja útil a alguém. Falei 65°C no cpuz e 73° em testes mais pesados. Mas isso é no calor do RJ. Com o ar condicionado ligado a 23° eu consegui uma máxima de 60° no cpuz e 65 em testes mais pesados. Isso num Ryzen 7 2700 com OC para 3.9ghz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!