Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal! Tudo certo?

Com os anúncios das novas RTX e a chegada iminente da 4ª geração da Ryzen comecei a estudar alguns upgrades pra minha máquina. Acredito que o primeiro deles seja na mobo, atualmente uma Biostar B350, e considerando os preços e os reviews pensei em pegar a TUF Gaming x570-Plus/BR. Com isso surgem algumas perguntas:

1. Antes de mais nada, vale a pena o upgrade? Pergunto pois quero ir "ajeitando a casa" pro caso da 3070 chegar por um preço aceitável.

2. Minhas RAMs atuais são Duas HyperX Fury de 8GB e 2400MHz. Pelo que pesquisei elas são compatíveis com a TUF, mas o quão necessário seria trocar por memórias de frequência maior no futuro?

3. A mudança da mobo vai permitir um OC da CPU até um upgrade? Tenho um R5 2600 e toda vez que tentei overclockar ele aqui tive problemas, até com incrementos pequenos na tensão.

Valeu pela atenção galera!

• Membro VIP
Postado

1. Antes de mais nada, vale a pena o upgrade? Pergunto pois quero ir "ajeitando a casa" pro caso da 3070 chegar por um preço aceitável.

Se você almeja os novos Ryzen e longevidade sim, vale o upgrade. Mas não necessariamente você precise de uma X570, apesar da TUF ter bons VRMs, um chipset intermediário como uma B450 bem construída como Tomahawk, Steel Legend já garante essa retro compatibilidade com os Ryzen 4000 diretamente com o fabricante, segundo a AMD, pois ela disse que garante os Ryzen 4000 apenas para as B550 e X570, cabendo assim ao fabricante das B450 decidir se dá pra colocar a compatibilidade para os novos Ryzens 4000 ou não, vamos aguardar. 

2. Minhas RAMs atuais são Duas HyperX Fury de 8GB e 2400MHz. Pelo que pesquisei elas são compatíveis com a TUF, mas o quão necessário seria trocar por memórias de frequência maior no futuro?

Sinceramente não, o que você pode fazer é um overclock pra tentar chegar próximo de 3.000Mhz, os Ryzen trabalham melhor com frequências mais altas, mas acima de 3.000Mhz você não tem um ganho muito considerável, acredito que 3.000Mhz seja o ideal.

3. A mudança da mobo vai permitir um OC da CPU até um upgrade? Tenho um R5 2600 e toda vez que tentei overclockar ele aqui tive problemas, até com incrementos pequenos na tensão.

Com toda certeza sim, acima de B450 já é uma placa-mãe boa pra overclock, claro, dependendo da B450. Uma TUF então você conseguiria tranquilamente chegar no clock boost que a AMD informa. Há também o PCIe 4.0 nas B550 e X570, apesar da mudança não ser relevante para as placas de vídeo, pode ser interessante para os NVMes que são 4.0.

• Curtir 3
Postado

1º - Marca, modelo e potência da fonte?

2º - Placa de vídeo atual?

12 minutos atrás, Victor Hugo Capelini disse:

Ao meu ver é uma pergunta que ninguém pode responder por você, até porque se vale ou não a pena depende da realidade de e cada um.
Acho que a principal fator é saber se sua configuração atual satistaz suas necessidades.

Duvido muito que a RTX 3070 chegue no Brasil custando menos de 4000.

Vale lembrar também que se pretende jogar, pra evitar limitação do processador use resoluções maiores como 2.5k ou 4k (que é o objetivo da placa)

22 minutos atrás, Victor Hugo Capelini disse:

Qualquer memória DDR4 é compratível com as placas mãe AM4, esse problema só existiu na primeira geração dos ryzen e já foi resolvido a bastante tempo.

Os Ryzen se beneficiam bastante de frequencias mais altas nas memórias, porém não é necessário comprar outras, você pode simplesmente subir os clock manualmente, se os chips forem bons você deve chegar a usn 3000mhz em cada memória.

24 minutos atrás, Victor Hugo Capelini disse:

Com certeza, placas mãe com melhor construção são muito mais preparadas para esse tipo de procedimento, visto que o VRM é dimensionado para processadores com alta demanda energética.
Biostar é uma placa bem ruinzinha, principalmente a bios, pode ter sim influência no resultado, porém o clock do processador não subir pode ser também limitação do chip próprio do processador, lembre-se que overclock é uma questão de sorte, dois processadores do mesmo modelo podem alcançar frequências diferentes e suportar tensões diferentes.

A única forma de ter certeza é depois da troca da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Opa, valeu pelas respostas @NIGHT FALL e @Ornitotheus !

1. Minha fonte é uma Corsair 650W, 80 Plus Bronze - CX650

2. Eu tenho uma 1070ti, ela tá segurando muito bem até agora, mas tenho um monitor 4K aqui e quero começar a aproveitar ele com o lançamento das novas RTX.

Acho que vou esperar mais um tempinho pra ver se rola alguma promoção nas x570, pelo que tava vendo o valor delas tá bem "padrão" agora.

Postado
3 minutos atrás, Victor Hugo Capelini disse:

Opa, valeu pelas respostas @NIGHT FALL e @Ornitotheus !

1. Minha fonte é uma Corsair 650W, 80 Plus Bronze - CX650

2. Eu tenho uma 1070ti, ela tá segurando muito bem até agora, mas tenho um monitor 4K aqui e quero começar a aproveitar ele com o lançamento das novas RTX.

Acho que vou esperar mais um tempinho pra ver se rola alguma promoção nas x570, pelo que tava vendo o valor delas tá bem "padrão" agora.

Dê uma olhada também nas B550, alguns modelos tem construção de dar inveja nas x470, e provavelmente serão mais baratas que as X570.
Pra 4k creio que nem vai precisar fazer over no processador, nessa resolução é basicamente a placa de vídeo que faz todo o trabalho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Estou totalmente de acordo com o @NIGHT FALL, eu mesmo não resisti as B550, haha. E olha que eu possuía uma X570 MEG Ace da MSI, mas recebi uma proposta de venda dela e do meu antigo processador (3900X) e com o dinheiro peguei uma 2080TI. Estou atualmente com uma B550 que suporta tranquilamente até um overclock de um 3950X, e não está tão cara.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...