Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mesmo após eu deixar meu PC desligado a noite toda, quando o ligo, ele marca a temperatura da placa-mãe como mais de 110º C.

Baixei um software de temperatura, testei, deu esse valor. Depois baixei outro e deu o mesmo.

Abri ambos separadamente para que um não interfira no outro, mas coloquei os 2 no print.

Creio eu que, por causa disso, alguns jogos que jogo estão fechando sozinhos.

Como resolver?

(obs: acabei de colocar num Cooler para Processador Noctua - NH-U14S e trocar a pasta térmica do processador para uma de boa qualidade que veio junto do cooler)

temperatura.png

Postado

@Yan Almeida Se tivesse algum fator responsável por superaquecimento os outros componentes também estariam com temperaturas elevadas, como isso não ocorre fica claro qeu se trata de um bug no sensor (Ou no software), se for apenas um erro de software, atualizar a bios pode resolver.

PS: Qual marca, modelo e potência da fonte utilizada?

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL fonte Corsair 850w - 80 plus bronze

Eu já atualizei a bios, formatei o PC por pendrive bootável, tentei restaurar às configurações de fábrica...

O foco é que, mesmo depois de tudo o que eu tentei, meus jogos ainda continuam apresentando problemas.

(qualquer jogo da Steam, Battlenet e Epic Games apresenta problemas... Os únicos que não apresentam problemas são LoL, Valorant e PUBG Lite)

Se puder, por favor, avaliar melhor minha situação, essas são as configurações do PC:

• Placa de vídeo Geforce GTX Zotac 1080 Ti AMP Edition
  • Processador Core i7 7700k de 3.5 ~ 4.2 ghz
  • placa-mãe Asus Prime Z270M-Plus/BR
  • 16 GB Memória RAM HyperX (2x8 e em dual chanel)
adicionado 0 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo também imaginei, ainda mais que, por condução, o processador também esquentaria

Postado

@Yan Almeida Eu começaria testando os módulos de memória pra checar se existe algum problema em um deles.
Use o próprio diagnóstico de memória do Windows pra isso.
Se nada for encontrado use o aplicativo Full Mark pra verificar a estabilidade do chip gráfico.
Rode o aplicativo por cerca de 30 minutos e veja se algum problema acontece.

Poste os resultados para que possamos analisar.

• Membro VIP
Postado

Já passei por algo semelhante em 1994, no meu caso era um defeito combinado na ventoinha e no sensor, uma espécie de diodo que ficava dentro do soquete do processador, ele sempre começava com 70°, mesmo estando com a placa previamente congelada. Assim que atingia 80° desligava.

Só conseguimos chegar a um diagnóstico porque tínhamos uma outra placa-mãe igual e fomos testando, trocando as ventoinhas e os sensores, o ventilador não atingia RPM suficiente e depois de ser limpo voltou a funcionar bem, o diodo defeituoso conseguimos trocar por outro com leituras parecidas com o sensor que estava bom.

Também lembro que podia desabilitar a opção de desligar por excesso de temperatura para proteger o processador, ou mesmo mudar para desligar em 90° mas, era arriscado a queimar o processador.

No seu caso, parece que não tem real aumento de temperatura, faça um teste com o gabinete aberto e um ventilador ligado (daqueles que ligam na tomada) com o vento direto na placa-mãe, veja se tem diferença nas temperaturas e se os jogos fecham. Compare também o RPM das ventoinhas.

Se a temperatura baixar e os jogos não fecharem é sinal de que as ventoinhas não estão dando conta e talvez uma limpeza ou troca resolva, mais RPM = melhor refrigeração.

Se a temperatura não baixar e os jogos continuarem a fechar é indicio de ser o mencionado antes:

Em 04/09/2020 às 17:18, NIGHT FALL disse:

bug no sensor (Ou no software)

adicionado 2 minutos depois
Em 04/09/2020 às 16:42, Yan Almeida disse:

(obs: acabei de colocar num Cooler para Processador Noctua - NH-U14S e trocar a pasta térmica do processador para uma de boa qualidade que veio junto do cooler)

Antes de trocar já tinha o problema?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!