Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte gurizada, estou reformando (compulsoriamente) um apartamento onde vou morar. Precisava de um apê espaçoso e comprei um daqueles de vovó e tal... Vou colocar tomadas novas, estou orçando os módulos nos sistemas Fame, Schneider etc. (me ofereceram uma marcas aí tipo Pezzi que eu não levo fé). O interessante é que esses sistemas já incluem há algum tempo um módulo carregador USB 5V com 1A ou 2A. O Fame até que é razoável, 64 pilas, mas outros sistemas podem ser bem caros! Pretendo colocar pelo menos nas tomadas de cabeceira do meu quarto e na sala, e talvez no quarto de hóspedes, aquele que chega assim - bahn velho esqueci o meu carregador...

Não conheço detalhes desses módulos, mas fora a proteção básica contra sobrecarga, é uma fonte comum que ficará permanentemente ligada. É certo que nós deixamos o carregador lá preso na tomada e isso sempre consome alguma energia (verdade ou mito?). Pensei em pegar um módulo cego e fazer uma adaptação colocando uma portinha USB. E a fonte? Aí está, teria que passar um cabinho pela rede e calcular alguma perda de energia em função da resistência da corrente contínua. Vale a pena financeiramente? Eis a questão...

Dificilmente uma fonte vai caber dentro de uma caixa de luz, e as minhas são antigas e pequenas. Minha ideia é colocar uma fonte geral na caixa de eletricidade 220V para 5VAC, e em cada ponto colocar um conversorzinho AC-DC em cada ponto. A vantagem desse sistema é que posso colocar pontos por todo o apartamento, mas possivelmente não vou economizar muito em relação a poucas tomadas de 64 pilas. Além disso, a fonte ficará sempre ligada à rede, não sei se é possível um circuito baratinho que corte a corrente quando nenhuma tomada estiver ligada, tipo um standby automático...

Enfim, achei que seria interessante trazer o assunto para cá porque sei que alguns arquitetos já estão trabalhando com linhas de baixa tensão em iluminação de LED e outras aplicações. O que vocês acham?

Postado
1 hora atrás, Gustavo Pinent disse:

aquele que chega assim - bahn velho esqueci o meu carregador...

Se não tiver o cabo USB com a entrada certa sobrando, não adianta de nada isso kkk.

É certo que nós deixamos o carregador lá preso na tomada e isso sempre consome alguma energia (verdade ou mito?)

Verdade, porém o consumo é muito pequeno cerca de 2~5% do total, o que acrescentarias somente alguns centavos na sua conta de energia.

Minha ideia é colocar uma fonte geral na caixa de eletricidade 220V para 5VAC, e em cada ponto colocar um conversorzinho AC-DC em cada ponto.

Mas a fonte geral já não converte para 5VDC? ou está falando de um transformador?

Além disso, a fonte ficará sempre ligada à rede, não sei se é possível um circuito baratinho que corte a corrente quando nenhuma tomada estiver ligada, tipo um standby automático...

Desconheço tal método, até onde sei só é possível fazer isso manualmente, e mesmo se existir o circuito precisa de energia para identificar então você troca 6 por meia duzia.

Sinceramente, acho que vai te dar muito trabalho e gastos, no fim se tiver economizado vai ser muito pouco, se for para colocar em 1,2,3 tomadas vai com o módulo. É Recomendado carregar diretamente da fonte que veio o celular, é mais confiável e se tiver sistema turbo (que muitos celulares tem hoje em dia) o módulo não vai conseguir oferecer essa tecnologia que faz o celular carregar mais rápido.

Postado
Em 05/09/2020 às 12:51, JochenO disse:

Mas a fonte geral já não converte para 5VDC? ou está falando de um transformador?

De fato troquei as bolas, seria um transformador. Nesse caso, não há a perda de se colocar uma fonte distante em função da resistência da corrente DC.

Em 05/09/2020 às 12:51, JochenO disse:

Sinceramente, acho que vai te dar muito trabalho e gastos, no fim se tiver economizado vai ser muito pouco, se for para colocar em 1,2,3 tomadas vai com o módulo. É Recomendado carregar diretamente da fonte que veio o celular, é mais confiável e se tiver sistema turbo (que muitos celulares tem hoje em dia) o módulo não vai conseguir oferecer essa tecnologia que faz o celular carregar mais rápido.

Acho que você tem razão. Talvez colocar um transformador na caixa seja interessante apenas para iluminação onde a situação é mais simples, para celulares há mais detalhes envolvidos. Acho que vou colocar duas ao lado da nossa cama porque aí sim os nossos celulares ficam carregando a noite inteira, não precisa de carga rápida e se torna prático. O resto já é frufru...

Valeu! E se alguém mais tiver idéias aí, pode compartilhar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!