Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Eu tenho uma placa-mãe z490 aorus elite e tenho as seguintes dúvidas.

Primeira - ela tem 3 slots de ssd m2 porém só 2 são funcionais?

Segunda - a especificação fala que é uma pci 3.0 x4 ou seja ela suporta velocidade de no máximo 4x e consequentemente seria nvme de 3terceira geração no máximo?

Terceiro - no meu caso se eu usasse o slot do meio mataria os satas 4 e 5?

Quarto - interfere em alguma velocidade da placa de vídeo?

Estou querendo entender mais sobre o assunto de desculpa se as dúvidas forem muito leigas. 

Obrigado pela ajuda de vcs. 

Postado

De acordo com o manual na pag. 19 (inglês), respondendo a pergunta 1, todo os M.2 PCIe sao funcionais. Se você for usar M.2 Sata tem q olhar a tabela pra ver quais slots sata você pode usar.

adicionado 2 minutos depois

Segunda pergunta: sim, e se você colocar algo de velocidade superior ela vai funcionar na velocidade compativel com a placa-mãe

Postado
1 minuto atrás, Silas Neto disse:

De acordo com o manual na pag. 19 (inglês), respondendo a pergunta 1, todo os M.2 PCIe sao funcionais. Se você for usar M.2 Sata tem q olhar a tabela pra ver quais slots sata você pode usar.

Eu entendi que em nota (*) o primeiro (**_CPU) slot não é funcional.

Postado

Terceira pergunta: que slot do meio? PCIe ou Sata? Acho q você não está diferenciando os M.2 padrão sata e PCIe...

Qual seria seu uso pra esse pc?

adicionado 1 minuto depois
agora, BARTH20 disse:

Nao achei essa nota, qual pag?

Postado
4 minutos atrás, Silas Neto disse:

Terceira pergunta: que slot do meio? PCIe ou Sata? Acho q você não está diferenciando os M.2 padrão sata e PCIe...

Qual seria seu uso pra esse pc?

adicionado 1 minuto depois

Nao achei essa nota, qual pag?

Página 4 (Z490 AORUS ELITE (AC) Motherboard Layout)

Postado
5 horas atrás, BARTH20 disse:

Primeira - ela tem 3 slots de ssd m2 porém só 2 são funcionais?

Segunda - a especificação fala que é uma pci 3.0 x4 ou seja ela suporta velocidade de no máximo 4x e consequentemente seria nvme de 3terceira geração no máximo?

Terceiro - no meu caso se eu usasse o slot do meio mataria os satas 4 e 5?

Quarto - interfere em alguma velocidade da placa de vídeo?

1 - Sim.. O primeiro slot é roteado pra ser controlado pela CPU, como já acontece com os AMD Ryzen, PORÉM, CPUs Intel de décima geração NÃO tem a controladora pra tal.. É algo que será adicionado na próxima geração da Intel, bem como, suporte á PCI-EX 4.0..

2 - No momento, sim.. É o que a décima geração suporta..

3 - Depende do slot usado.. Página 19 do manual..

4 - Não tem nenhuma relação..

Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

1 - Sim.. O primeiro slot é roteado pra ser controlado pela CPU, como já acontece com os AMD Ryzen, PORÉM, CPUs Intel de décima geração NÃO tem a controladora pra tal.. É algo que será adicionado na próxima geração da Intel, bem como, suporte á PCI-EX 4.0..

2 - No momento, sim.. É o que a décima geração suporta..

3 - Depende do slot usado.. Página 19 do manual..

4 - Não tem nenhuma relação..

@@RS Faria Obrigado pelo esclarecimento e seu tempo. ficou bem claro agora.

Postado
21 horas atrás, BARTH20 disse:

Caro colega, caso queira dê uma olhada nesta tabela que eu fiz, lá eu especifico para o que seria este Slot.

Neste caso este Slot atualmente não vai funcionar mesmo, pois ele está sendo "reservado" para uso futuro, ou seja, ele possivelmente está sendo reservado por ser compatível com PCIe 4.0 para CPUs Intel de 11º Geração, tendo em vista que os de 10º não suportam PCIe 4.0

Capturar.thumb.PNG.e1a42a73ca041df6f633fe8c29eaf99a.PNG

• Curtir 2
Postado

@BARTH20 Obrigado, então, no caso foi "prometido" que essas Z490 teriam suporte a PCIe 4.0 nos Slots X16 e nos M.2, porém os Processadores de 10º geração não tem suporte a PCIe 4.0, portanto em algumas placas mães o fabricante deixaram slots reservados para que quando for lançado a 11º geração(que tem suporte ao PCIe 4.0) possa tirar proveito destes Slots.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Manooossssss, eu ja tava esfolando o vendedor aqui, comprei ontem essa placa com a intel i9-10900k , vcs acreditam q eu fiz Raid 0 com dois SSD M2 PCI 4.0 de 5000mb/4400mb? fiz o teste e vi que nao passa de 3.500/3.500 de jeito algum, inclusive com o Raid 0....

Pesquisei tanto até chegar neste topico.

Da mesma forma q fiquei tranquilo, dei uma broxada tb, porque acredito que nem o vendedor sabia, senao eu tinha comprado AMD....agora ja era kkkk

Abs galera, obrigado, salvou meu dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...