Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando é a hora de fazer limpeza no Sugador de Solda ?

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

Olá. Recentemente passei maus bocados com o sugador de solda.Primeiro foi o bico, que ficou duro e rígido, não conseguindo tirar nenhuma solda.Solução: camisinha para o bico. Tentei métodos alternativos, como a chupeta daqueles monitores antigos de tubo.Não resolveu.Tive que comprar o legítimo protetor na internet.Também não resolveu. Portanto, só me restou algo para suspeitar:o interior do bico. Como a sujeira do interior do bico pode atrapalhar o desempenho na hora da solda e como saber a hora certa de fazer a limpeza ? Vou mandar a foto da placa, mostrando como ao invés de sair a solda, ficou foi um entulho.

20200911_025006.jpg

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, O Pequeno Príncipe disse:

como saber a hora certa de fazer a limpeza

Quando entope ou quando não suga direito. 🤪. Pra sugar melhor, as vezes é bom colocar mais solda pois o fluxo desta ajuda a uniformizar a do local. Além de deixar + limpo.

Como protetor do bico, certa feita usei um pedacinho de  garrote na ponta.

garrote_para_motricidade_oral_203_1_2020

Este não derrete com o calor

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, if. disse:

...

Como protetor do bico, certa feita usei um pedacinho de  garrote na ponta.

garrote_para_motricidade_oral_203_1_2020

Este não derrete com o calor

1 - Verifico se o sugador ainda está sugando.

Coloco o dedo no bico, tapando-o e aciono o sugador. Se estiver sugando corretamente, o pistão vai se mover bem mais lentamente. Caso o pistão se mova igual a quando não se coloca o dedo no bico, então está na hora de abrir, limpar e lubrificar o interior com graxa de vaselina. Geralmente o problema é folga na junção que tem o anel de borracha de vedação

2 - Para proteger o bico original, uso o tal garrote que a Is... ehr o if mencionou. Comprei cerca de 1 metro e uso 1,5 centímetro por vez. Ele quase não dura, sua tendência é queimar, mas o calor não atinge o bico original. Quando estraga, simplesmente eu troco por outro pedacinho.

Leve o bico do sugador quando for comprar o garrote. Tem diversos diâmetros. O melhor é o que entra apertado no bico.

3 - Para sugar BEM mais facilmente, use uma solução de breu com álcool. Peguei um vidrinho de esmalte, quase vazio da patroa, limpei bem e coloquei álcool. Depois coloquei uns pedacinhos de breu, que já tinha triturado. Algo como o equivalente a três feijões. Depois de um dia a mistura fica marrom clara e está pronto. Você consegue o breu em lojas de tintas. É bem barato. Se chorar o vendedor te dá um pouquinho. Comprei cerca de 250g há cerca de 20 anos e devo ter ainda cerca de 200g. O consumo é quase nulo.

Para sugar a solda velha, nem é preciso colocar mais solda. Basta pincelar um pouquinho da mistura, dar uma sopradinha, para o álcool secar e está pronto para sugar a solda. 

4 - Quando a solda for demorada e começar a parecer como massa, basta pincelar um pouquinho de nada da mistura e passar a ponta do ferro de soldar, que ela volta a ficar líquida e brilhante.

MOR_AL

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm

É o garrote de borracha facilmente encontrado em lojas de produtos médicos.

Ele não derrete com o calor, mas ele queima um pouco. 

Você vai saber quando tiver que trocar por outro pedacinho. 

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, O Pequeno Príncipe disse:

coloquei o dedo e ele voltou em disparada

Depois de limpar e êmbolo, lubrifique o entorno do anel oring. Além de deslizar melhor, a lubrificação reduz a passagem do ar pelo anel. Prefira graxa.

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Estava parecendo que havia o garrote que derrete e o garrote que não derrete.

O "protetor de bico" vendido em algumas eletrônicas não parece ter problemas com a temperatura.

É, porém com um metro do garrote, cortado em pequenos pedaços, suficiente para não transmitir calor excessivo ao bico original, deve durar bem mais que o tal "protetor de bico". Mesmo que cada pedacinho dure menos. 

Passei a usar o garrote por redução de custo e principalmente por não achar um bico que pudesse encaixar no sugador. Além da redução de idas às lojas de eletrônica.

MOR_AL

adicionado 8 minutos depois

@if.

Como você disse que não vai ler todo o tópico, eu compreendo. 

Ótima sugestão, confirma a minha menção em postagem anterior. Agora não há mais a opção de identificar a postagem pelo número. Então, caso queira matar a curiosidade terás que procurar lendo todo o tópico. .. É certo que para evitar isso, você vai concordar comigo. Hehehehehe.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Moris kk li agora porque você falou. De fato corroboramo-nos. Só não tenho certeza se o amigo autor fez a conexão da sua postagem com o recente problema dele.

Em 11/09/2020 às 17:35, MOR disse:

Caso o pistão se mova igual a quando não se coloca o dedo no bico, então está na hora de abrir, limpar e lubrificar o interior com graxa de vaselina.

Meio complicadinho de traduzir pro garoto, hein...

Bem... agora ele conecta:

=

2 horas atrás, if. disse:

Depois de limpar e êmbolo, lubrifique o entorno do anel oring. Além de deslizar melhor, a lubrificação reduz a passagem do ar pelo anel. Prefira graxa.

De fato esta nova versão do forum teve algumas cagadin... ops... digamos ... regressos como p.ex.' cadê o botão editar??' Saco... não posso mudar de opinião mais kk

adicionado 4 minutos depois

Ah... nem tinha visto direito (só leio o que me interessa kk)... @O Pequeno Príncipe entendeu sim ... sorry

(cadê o maledeto botão editar pow....)

• Haha 2
Postado

Eu limpo o sugador quando começa soltar a sujeira, igual aparece na foto do primeiro post. 

Porém eu costumo lubrificar com aquele grafite em pó que se usa em fechaduras. 

Também uso a borracha na ponta, me lembro que comprei na loja de eletrônica daqui, mas hoje não vendem mais. 

1 hora atrás, if. disse:

cadê o botão editar?

No PC eu não sei onde está, mas no celular está na parte de cima do post nos três pontinhos a direita. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...