Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado do Notebook Legion Y540-15IRH Apresentou defeito após troca de SSD M.2

Ir à solução Resolvido por DanPimentel,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite 😁
Depois de muita pesquisa sem sucesso e tentativas frustradas, resolvi compartilhar ele aqui na esperança alguém possa me ajudar a solucionar isso e, quem sabe ajudar outras pessoas que possam ter o mesmo problema.

Minhas Specs:
Notebook Lenovo Legion Y540-15IRH, 81RJ0000BR
BIOS Atualmente BHCN38WW
Processador Intel Core i7-9750H
GPU Nvidia RTX 2060
RAM 2x 8Gb 2666MHz Samsung
Windows 10 Home 1909
HD WDBlue 1Tb
SSD M.2 NVMe 2280 Asgard AN3+ 512Gb (Talvez a fonte do problema)

Qual o problema:
Algumas teclas do teclado do notebook acionam múltiplos comandos ao serem pressionadas. A seguir uma imagem de diagnóstico mostrando as teclas com mal funcionamento e as teclas que elas acionam: 

https://ibb.co/gVnQqMJ

Coincidentemente ou não todas as teclas com mal funcionamento estão proximas umas das outras (6, 7, Y, U, H, J, N e M)

Quando começou o problema:
O problema acima descrito começou após eu substituir o SSD que veio de fabrica no notebook (M.2 NVMe 2242 WB 128Gb) por um Asgard AN3+ 512Gb

https://ibb.co/YcC5SWK

Eu comecei o procedimento realizando backups, uma midia de instalação do windows USB e um clone do SSD original em um HD externo que eu tenho (Fiz o clone com o programa Macrium Reflect). Em seguida, abri cuidadosamente a tampa do notebook, desconectei a bateria e, substitui o SSD original pelo Asgard, reconectei a bateria e fechei a tampa. Por fim, inicializei o notebook, fiz uma instalação limpa do windows para então instalar o Macrium e copiar os dados clonados para o SSD novo e tudo parecia funcionar bem, não identifiquei o problema logo de cara, pois uso na maior parte do tempo um teclado USB (que funciona normalmente).

O que eu já tentei:
Depois de um tempo usando o notebook normalmente com os mesmo dados do SSD antigo eu notei o problema, e abaixo está a lista de coisas que já tentei para resolver o problema e não obtive sucesso.
-Reinstalar os drivers do teclado
-Buscar atualizações do windows update
-Atualizar do windows 10 build 1909 para a build 2004
-Buscar Atualizações do Lenovo Vantage
-Alterar o layout do teclado
-Restaurar o windows mantendo os arquivos pessoais
-Restaurar o windows sem manter os arquivos pessoais
-Formatar o SSD e instalar o windows através da midia de recuperação da lenovo (instala o windows do zero com configurações e aplicativos de fábrica)
-Formatar o SSD e fazer instalação limpa do windows
-Atualizar a BIOS da versão BHCN26WW para BHCN38WW
-Deixar o notebook descarregar por completo (Só tentei isso pois alguns usuários relatarem que o procedimento solucionou outro problema que acometeu os teclados do Y540)

-Folgar o parafuso de fixação do SSD

-Testar o problema com a tampa do notebook aberta para me certificar que não há compressão da tampa contra o SSD.

Para concluir o meu post deixo aqui a unica coisa que "resolveu" o problema, que foi remover o SSD Asgard e recolocar o SSD original, o que aponta para um defeito ou incompatibilidade com o SSD Asgard (comprado no AliExpress com muitas avaliações positivas: https://pt.aliexpress.com/item/4001023171857.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.6f3cb90aNpCmy4).

E ai, pessoas? Alguém faz ideia de como resolver o problema no teclado, não queria ter que abrir uma disputa no aliexpress.

O meu Muito Obrigado para quem leu até aqui e quem puder ajudar.🥰

Novo(a) Apresentação do Microsoft PowerPoint.png

Captura de Tela (2).png

• Solução
Postado

Consegui identificar a origem do problema, pelo visto o cabo flat do teclado se insere na placa-mãe logo abaixo do SSD, e  por algum azar do destino e erro de designe algum componente do SDD estava interferindo na conexão do teclado com a placa-mãe.

https://ibb.co/3rPNvCf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...