Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou para comprar um power bank para trilhas, viagens e acampamentos. Porém sei que a maior parte do uso será no dia a dia. Quando viajo levo celular, drone, câmera, GoPro... Daí preciso de cerca de 15 a 20000 mAh. A minha dúvida é: se eu comprar mais power banks com menor capacidade, acabo aumentando a vida útil deles por fazê-los passar por menos ciclos?

Exemplo: se eu tiver um de 15000 mAh e usar 30% numa viagem. Quando for viajar de novo, provavelmente vou querer carregá-lo a 100%, gastando um ciclo.

Se eu tiver 3 power banks de 5000 mAh vou fazer o ciclo apenas em um deles  (nesse caso), assim os outros terão maior vida útil. Certo?

Queria saber se esse raciocínio faz sentido ou se não vale a pena.

• Membro VIP
Postado

Não vejo muito sentido nisso, pois as baterias não viciam como o povo ainda pensa. O desgaste de uma bateria de lítio, como a maioria dos power banks são, depende da temperatura e da qualidade do circuito do power bank, então se puder compre 1 power bank só de uma qualidade melhor. E a capacidade de carga vai caindo com o tempo de uso, igual smartphones.

Postado
13 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Não vejo muito sentido nisso, pois as baterias não viciam como o povo ainda pensa. O desgaste de uma bateria de lítio, como a maioria dos power banks são, depende da temperatura e da qualidade do circuito do power bank, então se puder compre 1 power bank só de uma qualidade melhor. E a capacidade de carga vai caindo com o tempo de uso, igual smartphones.

Eu sei que a questão de viciar a bateria não cabe aqui, pois são baterias de Li-Po ou Li-Ion. Mas a vida útil dessa bateria também vai ser reduzida com o uso. Pelo que entendi em alguns outros tópicos, essas baterias têm ciclos, isto é, cada vez que você carrega ela "gastou uma carga". Daí se eu tiver 2 baterias separadas, posso utilizar apenas uma, aumentando a vida útil da outra. Vamos chutar que uma bateria tenha 300 ciclos. Se eu tiver 2 baterias com a metade da capacidade, teoricamente teria 600 ciclos. Essa é minha questão.

Além disso, as baterias de Lítio também precisam de cuidados, tanto é que há recomendação dos fabricantes de utilizar a bateria até o final antes de carregá-la novamente, evitar carregar até 100%, não guardar descarregada e por aí vai...

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, filipepc disse:

uma bateria tenha 300 ciclos. Se eu tiver 2 baterias com a metade da capacidade, teoricamente teria 600 ciclos

Teoricamente dá no mesmo. Você esqueceu da 4ª dimensão tempo. Uma de 300 você carrega 300 vezes em 300 dias. Portanto duas=600 dias. Uma de com dobro de capacidade você carrega 300 vezes uma vez a cada 2 dias = 600 dias.😁

Na prática há outra teoria...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!