Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

srs, por gentileza por erro meu, não marquei a ligação do ventilador de teto tron paris 3 pás, sem dimmer, com capacitor de 3 fios, seria possível alguém me ajudar pois depois da troca dos rolamentos preciso ligar e instalar.

Passo desenho (não muito bom) mas da para ter uma base (lembrando que na cx 3 é das velocidades) ai ainda faltam as 3 lâmpadas.

Grato, se precisar informo o cel (zap) no privado

IMG_20200917_101228482.pdf ventilador tron.pdf

Postado

Bom dia Airtonl, esse não resolveu pois, o meu tem duas correntinhas, 1 para ligar e desligar as lampadas e 1 para ligar o ventilador que aumenta a velocidades , 1toque baixa 2 toques media e 3 toques alta ventilação ai você puxa de novo e desliga.

Essa tampa de tomada eu não uso ja veio a ligação assim de fabrica, mas eu como não anotei me ferrei.

Mesmo assim fico-lhe grato

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, pila19511 disse:

duas correntinhas:

• 1 para ligar e desligar as lâmpadas

• 1 para ligar o ventilador e que aumenta a velocidades:

– 1 toque = baixa

– 2 toques = média

– 3 toques = alta

– puxa de novo -› desliga

Tomei a liberdade de editar a citação.

Antes eu ia dizer para você não se prender a cores. Digo-o agora!

Se não encontrar documentação ou dica rápida de instaladores experientes, você vai ter de estudar a transposição das duas interfaces.

Sua primeira correntinha é o mesmo "interruptor".

Sua segunda correntinha, provavelmente também é uma chave, de toque, sendo que com três posições de "ligado" e uma posição de "desligado".

Eu nunca abri um ventilador desses, mas começo a imaginar que no seu modelo existe basicamente a substituição de um potenciômetro slider por três caminhos de resistências (resistores) estanques.

Então a pinagem de saída do módulo de interface continuaria análoga. Não necessariamente os fabricantes quiseram as mesmas cores, para cada fio.

Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu nunca abri um ventilador desses, mas começo a imaginar que no seu modelo existe basicamente a substituição de um potenciômetro slider por três caminhos de resistências (resistores) estanques

Na verdade são 3 capacitores de diferentes valores. 

Já a solução para o amigo @pila19511 é usar um multímetro na escala de continuidade. 

Colocando as ponteiras nos fios e puxando a correntinha a cada vez, consegue descobrir qual fio é qual. 

Só que desta vez vá anotando pra não se perder. 

A correntinha que liga a lâmpada deve ter somente dois fios, para facilitar comece por ela. 

A outra, do motor deve ter 4, um deles é o comum e os outros três devem ser ligados em sequência a cada posição. 

Se não tiver multímetro, pode usar lâmpada ou led ligados a uma bateria. 

• Curtir 1
Postado
Em 23/09/2020 às 16:14, Renato.88 disse:

Na verdade são 3 capacitores de diferentes valores

isso mesmo...  3 capacitores em um encapsulamento...

independente do modelo do interruptor, a ligação é a mesma...  como o amigo  @Renato.88 citou acima, basta apenas identificar os contatos certo com a ajuda de um multimetro.

sem uma imagem dos contatos dos interruptores e demais peças, fica difícil ajudar.

observe bem as ligações abaixo e você terá uma noção do que fazer:

23-12-12_131424.jpg

IMG_2941.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...