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Olá, é minha primeira thread aqui e sou meio iniciante, então peço paciência.

 

Pois bem, comprei há cerca de um mês um notebook Samsung Book x50, que tem Easy Upgrade (NP550XCJ-XS1BR). Assim que o notebook chegou, clonei meu HD antigo para o novo, que veio com o notebook (para poupar tempo e resgatar quase 300 GB de arquivos de trabalho).

 

Tudo ia muito bem até cerca de uma semana atrás, quando fui ligar e o notebook simplesmente deixou de bootar. A mensagem "All boot options are tried. Press <F4>..." aparecia. Entrei na BIOS e percebi que sob SysInfo, o HD não estava sendo reconhecido, e nem sob Boot Device Priority. Imaginando ser o HD o problema, retirei o HD do notebook e inseri como externo, e dessa vez, o notebook o reconheceu. Fiz mais um teste e inseri o HD no notebook do meu padrasto como interno, e o notebook do meu padrasto, sim, reconheceu o HD. Logo, o problema não era o HD, mas poderia ser algo sobre compatibilidade.

 

O que fiz, então, como mais um teste, foi pegar o HD original do notebook do meu padrasto e inserir no Samsung Book x50, e para minha surpresa, sim, o notebook reconheceu o HD do meu padrasto, mas somente sob SysInfo. Em Boot Device Priority, ele simplesmente não reconhecia o HD, como se não estivesse lá. Tentei, então, reinstalar o Windows 10 com um pendrive bootavel (rufus), nesse HD do meu padrasto, mas usaria ele como meu HD padrão. Imaginei que seria uma formatação tranquila, todas as etapas foram passadas. Converti para GPT o HD, fiz todos os procedimentos, o instalador reconhece as partições mas trava em "Copying Windows Files (0%)". Hora ele simplesmente não copia nada, não importa se eu deixe ele fazendo isso por horas, e em outros momentos ele dá mensagens de erro como 0x8007045D ou 0x80070057.

 

Pesquisando, descubro que essas mensagens são referentes a hardware. Pode ter havido algum dano ao cabo SATA do notebook. Decidi então abrir não somente as tampas de HD e RAM, mas toda a tampa traseira do Notebook, para descobrir se existe algum problema no cabo SATA, mas ele parece intacto. De qualquer forma, a dificuldade do notebook em ler o HD corretamente indica problemas de I/O. 

 

Aqui, deixo algumas questões: 

 

1 - Acho que o que posso fazer até então é usar o notebook bootando por um HD externo, e nesse caso, baixaria a ISO oficial do Windows e usaria o WinToUSB pra instalar no HDD. Mas tem uma questão, comprei esse notebook em grande parte pela placa de vídeo dedicada. Eu trabalho com os programas da Adobe e com o Ableton, além de diversos outros plugins. Se eu bootar externamente, quanto de performance vou perder? Vou perder mesmo? A placa de vídeo dedicada ainda será reconhecida e utilizada devidamente?

 

2 - Uma outra opção é comprar outro cabo SATA, mas eu simplesmente não consigo encontrar algum compatível. As inscrições no cabo SATA lêem: 

A11rounder2-15 HDD BA41-02812A
REV 1,0 LL 20200326A

Vocês por acaso saberiam me informar qual o cabo compatível e onde comprá-lo? (vou inserir fotos no final do post)

 

3 - Existe a próxima opção, que é a de comprar um SSD M.2, que talvez seja o que acabarei fazendo, em substituição do HD, já que a placa-mãe tem entrada para M.2. Ele também pode funcionar sem precisar consertar ou comprar outro cabo SATA, e além de tudo isso, ao invés de perder performance, eu ganho performance, claro. Porém, não consigo encontrar informações sobre o SSD compatível. No manual, não existem especificações sobre NVME ou SATA, apenas diz que tem entrada. No chat online 24 horas da Samsung, me indicaram o modelo 2280 M2 SataIII 6.0 Gbps. Porém, não sei se confio, e abaixo explico porque.

 

Sobre a Assistência Técnica da Samsung e a Garantia:

 

Moro em Barueri - SP, e assim que tive o primeiro problema, tentei contatar a Samsung. O telefone simplesmente não funciona, ninguém atende e a ligação cai depois do atendimento automatizado. Fui então até o chat online 24 horas para obter informações sobre assistência técnica, e me pediram pra que fosse até a Autorizada próxima a estação Comandante Sampaio. Gastei condução - que não está barata -, em plena pandemia peguei transporte público, pra chegar lá e ser informado de que não; aquela autorizada não dá suporte a notebooks, somente celulares e outros aparelhos Samsung. No site da Samsung, os endereços das autorizadas estão completamente bagunçados, grande parte dos telefones não atendem, e os que me atenderam, também não prestam suporte a notebooks. Já fiz diversas reclamações, mandei emails para a Samsung, fiz posts no Reclame Aqui, e não tenho qualquer retorno. De forma que estou tentando resolver o problema sozinho, mesmo. 

 

Enfim, tem sido uma semana longa, tenho prazos para entregar trabalhos, coloquei dinheiro que já mal tinha nesse notebook, e preciso de qualquer ajuda possível. Obrigado desde já, galera.

 

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  • 4 meses depois...
  • 10 meses depois...
Postado

Estou com o mesmo problema em relação ao X40, no entanto o problema não é no cabo flat e sim na BIOS do notebook.

linux instala perfeitamente e funciona que é uma maravilha.

você conseguiu solução para o problema? creio que a solução é atualizar a BIOS, mas como atualizar a BIOS se o windows não inicializa?

Vou tentar o que você falou, instalar o windows em HD USB para tentar atualizar a BIOS

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