Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho um Ryzen 9 3900X e uma placa-mãe Asus TUF X570 Plus/BR com tudo em stock (só ativei o DOCP na BIOS para meu par de memórias 3600MHz CL16 funcionem nessa frequência).

Acontece que monitorando o PC com o HWMonitor, o CPU chega a bater 70ºC PARADO no Windows com a ventoinha configurada na BIOS para full speed (~2800rpm)... uso o cooler AMD Wraith prism incluso na caixa do 3900X.

Queria saber onde mexo na BIOS para fixar um "teto" de vcore, pois ele recebendo 1,5V e nessa época do ano em pleno RS chegar a 70ºC em idle, não gosto de pensar o que vai ser jogar no verão.....

Ouvi falar de um load line calibration ou algo assim, mas não achei nada na BIOS da Asus, tampouco sei mexer com isso.... não faço qualquer tipo de OC, apenas coloquei na BIOS o DOCP para as memórias rodarem a 3600MHz CL16.

Por enquanto estou usando o Ryzen Master, deixei em 1,2V fixo no programa, baixou mais de 20ºC a temperatura, mas o Ryzen Master fica fixo o vcore, mesmo quando não precisa.

Agradeço se puderem me dar dicas, lembrando que não faço nenhum tipo de overclock, sempre rodo tudo em stock. O gabinete é um Coolermaster H500P c/ 4 fans de 200mm e 1 fan de 140mm e a fonte é uma Corsair HX750 Platinum.

Postado

Não tem como você colocar um "valor máximo". E inclusive, deixar em um valor fixo costuma ser o ideal para evitar problemas.

Em todo caso, faça isso pela BIOS que é melhor, o Ryzen Master só pega a base da placa-mãe e trabalha em cima dela, de forma que se você alterar qualquer coisa na placa-mãe, vai alterar no Master e descalibrar tudo. Para arrumar a tensão, você deve procurar algo que diga Vcore ou similar, geralmente a Asus esconde isso dentro da aba Ai Tweaker.

Postado

@Imakuni Pois é, estou ligado nisso... obviamente eu procurei por "vcore" ou algo assim por toda a Bios, até na parte do AiTweaker e não achei nada.... no Ryzen Master deixei 1,2V e está bem estável, mas ainda dá uns "pulos" pra 60ºC em idle... o cooler está super bem fixado e a pasta é a original da AMD, que é ótima.

Eu tive um 2700X que era muito mais frio que esse 3900X, hoje me arrependo de ter trocado... já gastei bastante na máquina, me recomendaram comprar um WC selado com 2 fans mas não vou fazer isso, gastar mais nesse PC não dá.

Meu próximo upgrade será daqui 2~3 anos pelo menos.... só tenho medo que essa praga de placa da Asus "cozinhe" meu 3900X com 1,5V antes do tempo... mas vou dar mais uma fuçada na BIOS.... já pesquisei também sobre a melhor tensão para o 3900X e cada site diz uma coisa, até a AMD meio que se contradiz.. é complicado... 

Postado
5 minutos atrás, Simforoso disse:

Pois é, estou ligado nisso... obviamente eu procurei por "vcore" ou algo assim por toda a Bios, até na parte do AiTweaker e não achei nada.... no Ryzen Master deixei 1,2V e está bem estável, mas ainda dá uns "pulos" pra 60ºC em idle...

Isso é normal, o PC sempre tem uma ou outra coisa para fazer, e isso causa um pico de temperatura.

6 minutos atrás, Simforoso disse:

o cooler está super bem fixado e a pasta é a original da AMD, que é ótima.

Não tem nada de especial nessa pasta.

4 minutos atrás, Simforoso disse:

Eu tive um 2700X que era muito mais frio que esse 3900X, hoje me arrependo de ter trocado... já gastei bastante na máquina, me recomendaram comprar um WC selado com 2 fans mas não vou fazer isso, gastar mais nesse PC não dá.

Bem... é um processador com 4 núcleos a mais, e isso que todos os 12 tem desempenho bem maior que os do 2700x. Esperar que fosse igual era receita para decepção.

6 minutos atrás, Simforoso disse:

Meu próximo upgrade será daqui 2~3 anos pelo menos.... só tenho medo que essa praga de placa da Asus "cozinhe" meu 3900X com 1,5V antes do tempo... mas vou dar mais uma fuçada na BIOS.... já pesquisei também sobre a melhor tensão para o 3900X e cada site diz uma coisa, até a AMD meio que se contradiz.. é complicado... 

A parte de tensão é fácil: quanto menor, melhor. Mas se baixar de mais, o PC fica instável. A partir daí, é tentativa e erro para ver o que o seu chip em particular aguenta.

Postado
17 horas atrás, Imakuni disse:

Isso é normal, o PC sempre tem uma ou outra coisa para fazer, e isso causa um pico de temperatura.

Não tem nada de especial nessa pasta.

Bem... é um processador com 4 núcleos a mais, e isso que todos os 12 tem desempenho bem maior que os do 2700x. Esperar que fosse igual era receita para decepção.

A parte de tensão é fácil: quanto menor, melhor. Mas se baixar de mais, o PC fica instável. A partir daí, é tentativa e erro para ver o que o seu chip em particular aguenta.

Sim, os pontos citados eu já sabia, agradeço.

Desinstalei o Ryzen Master pois ele estava deixando fixo a tensão e a frequência, tanto em jogos quanto em idle, esquentando/gastando energia por nada, sem falar que reiniciava ou desligava o PC, tudo voltava ao normal.

Agora estou usando novamente sem mexer em nada. Dei um clear na BIOS da TUF X570, ativei o DOCP para minhas G.Skill rodarem em 3600MHz CL16 (são memórias com selo Ryzen na embalagem, 100% otimizadas para a plataforma), ativei a ventoinha para rotação máxima, e o resto deixei tudo padrão..

Pelo HWMonitor vejo sempre o pico da tensão que chegou em 1.5V mesmo só navegando na internet, e em média de 58 a 65ºC parado. Curiosamente jogando algo pesado, a temperatura no máximo vai a 73~75ºC e estabiliza. Aqui no RS está 15ºC agora, fico com receio do verão que é insuportável aqui.

Mas penso que como a AMD mandou o CPU com o cooler Wraith Prism que estou usando, é sinal que DEVE aguentar.... tenho NF da Pichau aqui, se queimar ou algo assim, tenho 1 ano com a Pichau e 2 anos com a AMD de garantia... não seriam loucos de mandar um cooler subdimensionado. Tenho esperança que uma próxima  BIOS da TUF X570 venha com uma correção para as tensões dos Ryzen 3000.... Asus nunca mais...

Postado
1 hora atrás, Simforoso disse:

Pelo HWMonitor vejo sempre o pico da tensão que chegou em 1.5V mesmo só navegando na internet, e em média de 58 a 65ºC parado. Curiosamente jogando algo pesado, a temperatura no máximo vai a 73~75ºC e estabiliza. Aqui no RS está 15ºC agora, fico com receio do verão que é insuportável aqui.

Não use o HWMonitor, use o HWInfo64.

1 hora atrás, Simforoso disse:

Tenho esperança que uma próxima  BIOS da TUF X570 venha com uma correção para as tensões dos Ryzen 3000.... Asus nunca mais...

Isso acontece com todas as placas mãe, não só as da Asus.

Postado
6 horas atrás, Imakuni disse:

Não use o HWMonitor, use o HWInfo64.

Opa, irei baixar aqui. Mas o que o HWmonitor difere? Eu vejo a maioria das pessoas monitorar seu hw pelo HWMonitor à anos... o HWInfo64 não é pago?

Obrigado pela ajuda amigo.

Postado
Em 29/09/2020 às 16:38, Simforoso disse:

Mas o que o HWmonitor difere?

As vezes ele reporta informação errada, entõa acaba não sendo confiável.

Em 29/09/2020 às 16:38, Simforoso disse:

Eu vejo a maioria das pessoas monitorar seu hw pelo HWMonitor à anos... o HWInfo64 não é pago?

O HWInfo é gratuito, e o motivo do pessoal usar o Monitor é porque ele oferece bem menos informação, então as pessoas acham mais fácil entender o que está acontecendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!