Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Para medir medir corrente o multímetro entra em série com o componente. Já medições de tensão colocam o multímetro em paralelo com o componente aferido. A aferição de resistência e os testes de continuidade devem ser feitos com o equipamento em que está o componente desligado.

Se seu multímetro não tem uma marca de reputação nem pense em colocá-lo em uma tomada. Não é porque está escrito CAT3 que o multímetro respeitará às exigências para receber essa classificação.

As dicas são meio gerais, mas faltou especificar o problema.

Postado
1 minuto atrás, Davi Silva Santos disse:

Para medir medir corrente o multímetro entra em série com o componente. Já medições de tensão colocam o multímetro em paralelo com o componente aferido. A aferição de resistência e os testes de continuidade devem ser feitos com o equipamento em que está o componente desligado.

Se seu multímetro não tem uma marca de reputação nem pense em colocá-lo em uma tomada. Não é porque está escrito CAT3 que o multímetro respeitará às exigências para receber essa classificação.

As dicas são meio gerais, mas faltou especificar o problema.

A é porque comprei e queria saber usar tipo eu sei ver em questão de tensão 12v e em diante mas queria saber a de beep e os códigos

adicionado 0 minutos depois
agora, Felipe Barbosa Melo disse:

@Alisson de Freitas Sales E qual teste queres fazer? É desktop ou notebook? Qual problema está tendo?

desk

• Membro VIP
Postado
35 minutos atrás, Alisson de Freitas Sales disse:

dt830d

Até onde me consta, esse modelo não tem bipe para o teste de continuidade. Pode ser que uma variante ou atualização dele tenha recebido a sinalização sonora.

O que foi que você chamou de "códigos", naquela pergunta?

1 hora atrás, Alisson de Freitas Sales disse:

queria saber a de beep e os códigos

Postado
agora, alexandre.mbm disse:

Até onde me consta, esse modelo não tem bipe para o teste de continuidade. Pode ser que uma variante ou atualização dele tenha recebido a sinalização sonora.

O que foi que você chamou de "códigos", naquela pergunta?

;-; EU ESCULTO ELE FAZER BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPPPPPPP

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Não há código neste beep. É uma sinalização sonora padrão, encontrada na maioria dos modelos. Ela indica que as "pontas de prova" estão detectando continuidade no circuito, sem obrigar que o operador-testador desvie o olhar para o display.

Se você não faz ideia do que estou falando no parágrafo acima, pare agora mesmo de tocar objetos com os contatos do seu novo "brinquedo" e procure informação básica sobre eletricidade e eletrônica.

Por que eu faço este alerta? Porque o teste de continuidade é, talvez, o mais básico de todos...

Se você tem dúvida sobre a segurança de um teste, não o faça.

Depois, você também encontrará materiais ensinando o "uso genérico" de multímetros (digital ou analógico). Até porque terá mais palavras-chave úteis ao estudo.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não há código neste beep. É uma sinalização sonora padrão, encontrada na maioria dos modelos. Ela indica que as "pontas de prova" estão detectando continuidade no circuito, sem obrigar que o operador-testador desvie o olhar para o display.

Se você não faz ideia do que estou falando no parágrafo acima, pare agora mesmo de tocar objetos com os contatos do seu novo "brinquedo" e procure informação básica sobre eletricidade e eletrônica.

Por que eu faço este alerta? Porque o teste de continuidade é, talvez, o mais básico de todos...

Se você tem dúvida sobre a segurança de um teste, não o faça.

Depois, você também encontrará materiais ensinando o "uso genérico" de multímetros (digital ou analógico). Até porque terá mais palavras-chave úteis ao estudo.

eu sei usar um pouco

Postado

@Alisson de Freitas Sales

O som do teste de continuidade serve só para indicar que a corrente gerada pelo multímetro conseguiu ligar as duas pontas. No mais, entender o multímetro é entender cada instrumento que o compõe: voltímetro, amperímetro, ohmímetro etc.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Obrigado 1
Postado

Sendo um pouco mais alarmista que o @alexandre.mbm, se tu encostar as pontas usando o teste de continuidade num circuito energizado pode jogar o "brinquedo novo" no lixo.

Agora, sobre números, alguns multímetros bipam com pequenas resistências tb mas bem baixas(bem pequenas, normalmente componentes de placa e tal), talvez por isso que tu fala em códigos. Mas via de regra o bip é quando dá 0, que quer dizer que há total continuidade entre os 2 pontos que você testou.

• Membro VIP
Postado

Tentando traduzir o tal "código" que o menino menciona são os valores que o multímetro indicaria. Vou ensinar só um (01):

-Ache na sua placa um resistor smd - pecinha preta retangular - que está impresso 103

-Coloque seu multímetro na escala 20000 ou 20K

-encoste as ponteiras nas extremidades da peça

-na tela do multímetro deve aparecer 10.0 +-5% ... 09.5 a 10.5 Kohms...

Pronto! Decifrou o código!: 103=10 seguidos de 3 zeros 10000 ohms... tire 3 zeros e vira K 10Kohms = 10 Kiloohms- o mesmo que 1Km=1000m, 1Kg=1000g, etc

Como complemento pra você que está curioso mas que aparentemente está na fase zero do aprendizado e com hormônios à flor da pele:

😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

para usar uma ferramenta de medição você precisa entender o que você está medindo...

se você entende alguma coisa por mínima que seja da grandeza a ser medida o manual do multímetro lhe dará maiores detalhes de como usar o equipamento, normalmente através de ilustrações o que facilita ainda mais, principalmente levando em consideração que você não mencionou o modelo do seu equipamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...