Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, com a chegada do calor, estive pensando em trocar a pasta térmica do meu processador, mas ao pesquisar me surgiu duvidas e que acredito que talvez possa não ter perguntas sobre isso ainda, então a melhor forma de tirar as duvidas é perguntando.

Vamos lá, antes de tudo, a minha ideia de trocar a pasta térmica do meu processador é porque queria tentar talvez reduzir um pouco a temperatura, e também por conta do clima quente, já notei que meu gabinete fica quente externamente, então talvez dentro também esteja, ou não, muitos devem morar em casas que também são quentes, e comigo não é diferente, e para talvez contribuir com o calor dentro de casa é o fato de ter uma laje em cima da minha cabeça por conta de ter uma casa que não foi finalizada ainda, não vem ao caso agora.

Também sei que colocar o pc no alto não é lá muito bom, e o meu fica em uma altura média, visto que eu não tenho uma mesa própria para colocar o pc, o local mesmo onde uso ele é improvisado, e também o gabinete fica do lado de uma parede que também pega sol.

Enfim, explicado como cheguei nas possíveis soluções vem a duvida.

Estive vendo pasta térmica para comprar e vi a Condutividade térmica, e é aqui que surgiu a duvida, como não entendi muito bem essa parte resolvi perguntar.

Vi a CoolerMaster MasterGel Regular e MasterGel Maker Nano e ai ficou a duvida.

A MasterGel Regular tem Condutividade térmica de 5 (W / Mk), enquanto a Maker Nano é 11.

Aqui ficou a duvida, se eu fosse trocar a minha pasta térmica, pelo que entendi, a mais indicada seria a Nano por ter mais condutividade térmica ?

E queria saber sobre a limpeza da que tenho atual no processador, sei sobre passar papel higiênico, e por muitas vezes vi até o pessoal falar de passar algodão úmido com remover(POUCO), poderia ser usado álcool para a limpeza do processador e dissipador também, nessa troca de pasta ?

Meu processador em idle está assim:Capturar.JPG.c2d082e555f6f4d76026642cb0ac3723.JPG

No momento que estou criando esse tópico ainda não testei em jogo, ainda irei testar para saber como fica.

Eu iria ver a temperatura via Ryzen Master, mas não consegui instalar por estar dando erro, então foi usado HWMonitor.

Configuração na aba Meu PC representa minha configuração atualmente.

Ao meu ver parece estar ok, claro, mas não custa nada saber algo.

https://www.amd.com/pt/support/apu/amd-ryzen-processors/amd-ryzen-3-desktop-processors-radeon-vega-graphics/amd-ryzen-3-0

Site do fabricante estipula máximo de 95ºC.

• Moderador
Postado

Elder, o que exatamente quer? Diminuir a temperatura?

*para limpeza sempre use álcool isopropílico. Farmácia de manipulação vende. 

Suas temperaturas estão normais, não há problema. Acredito que a maneira mais eficaz de tratar das temperaturas nos Ryzen é diminuir a tensão e setar o clock fixo. O que faz a temperatura subir nos Ryzen são os picos de tensão que ele dá para atingir o bost... esses 1.3 e 1.4 que mata.

pelo menos aqui pelo que testei nas diversas vezes. 

• Obrigado 1
Postado
15 minutos atrás, Peterson H. disse:

Ser quer trocar a pasta, recomendaria a GD900.

Achei interessante essa opção, já tinha visto falar dela.

E ainda travei na duvida sobre a Condutividade térmica que não entendi.

E também vale lembrar que acha fácil por meio de importação pelo menos pra mim não seria uma boa opção, preferência mesmo é pegar aqui no BR.

Caro amigo @Mr. Caio Augusto de fato, a ideia é reduzir ou TENTAR reduzir a temperatura e/ou prevenir problema com temperatura, visto que agora estamos tendo época de calor e como expliquei aqui vira um forninho.

Acredito que eu consiga fazer as alterações citadas na BIOS, embora eu não entenda nada disso, e sempre deixei como está por não saber o que fazer e onde mexer, única coisa que sei da BIOS até hoje é atualizar, ativar virtualização, arrumar ordem de boot e rotação dos fans, fora isso, não mexo em mais nada para não dar pepino e ficar sem o pc.

• Moderador
Postado
24 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Achei interessante essa opção, já tinha visto falar dela.

E ainda travei na duvida sobre a Condutividade térmica que não entendi.

E também vale lembrar que acha fácil por meio de importação pelo menos pra mim não seria uma boa opção, preferência mesmo é pegar aqui no BR.

Caro amigo @Mr. Caio Augusto de fato, a ideia é reduzir ou TENTAR reduzir a temperatura e/ou prevenir problema com temperatura, visto que agora estamos tendo época de calor e como expliquei aqui vira um forninho.

Acredito que eu consiga fazer as alterações citadas na BIOS, embora eu não entenda nada disso, e sempre deixei como está por não saber o que fazer e onde mexer, única coisa que sei da BIOS até hoje é atualizar, ativar virtualização, arrumar ordem de boot e rotação dos fans, fora isso, não mexo em mais nada para não dar pepino e ficar sem o pc.

você não precisa fazer via BIOS, pode ser via Ryzen Master. E quando estiver algo estável você faz fixo na BIOS.

eu estava com problema de temperatura. Fiz o processo e agora não passa de 80 em stress test... antes chegava a 100 e olha que meu gabinete é bem refrigerado e não uso cooler box 

• Curtir 1
Postado

@Mr. Caio Augusto Perfeito, e lá vou eu aprender a fuçar no Ryzen Master.

Espero não ser complicado mexer com isso, pois se for muito difícil acabo até parando no meio do caminho.

Estava dando erro 2753 ao tentar instalar, rodei o instalador até em modo de compatibilidade com windows 8 e nada.

Ai achei um tópico no fórum da amd para resolver o erro.

https://community.amd.com/thread/254948

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Mr. Caio Augusto Perfeito, e lá vou eu aprender a fuçar no Ryzen Master.

Espero não ser complicado mexer com isso, pois se for muito difícil acabo até parando no meio do caminho.

Estava dando erro 2753 ao tentar instalar, rodei o instalador até em modo de compatibilidade com windows 8 e nada.

Ai achei um tópico no fórum da amd para resolver o erro.

https://community.amd.com/thread/254948

Mas você com dúvidas ou medo de fazer? Pelo que percebo você conhece bem da área de tecnologia, domina bem e ajudou muitas pessoas. vai tirar de letra isso! Tenho certeza disso. 

Eu também não sei muito mas fui aprendendo. O R master não salva as configurações caso der errado é só reiniciar. 

https://youtu.be/67rMAnmrGF4

Postado

Eu tenho experiência com três pasta térmica, sendo que nas três eu fiquei muito satisfeito. Porém, nesse calor a Mastergel PRO superou minhas expectativas. Nesse calor de 39° (em minha cidade) a temperatura do processador não passa de 65°. E olha que meu gabinete nem é aquelas coisas, porque a frente dele tem menos de 1cm de espaço para entrar ar.

1. Tive experiência com a DeepCool Z5, onde tive queda de mais de 30° com meu i3 em um post antigo e também sempre segurou muito bem meu Ryzen e os computadores de meus clientes, tanto é que o sempre recomendo nos grupos do CdH.

2. Também experimentei a Cooler Master Mastergel (não sei as especificações porque ela veio de "brinde" com meu watercooler) e gostei. Segurou meu processador tranquilamente em 65° com o programa AIDA durante horas. Com temperatura ambiente na faixa de 20-28°.

3. Recentemente fiz a manutenção de meu PC e resolve utilizar a Cooler Master MasterGel PRO (ganhei junto com alguma coisa mas não lembro) e sinceramente estou abismado com a "força" dessa pasta térmica. Segura em 59-60° travado a temperatura do processador com o AIDA. Jogando warzone, renderizando, independente sempre fica nessa temperatura. Recomendo bastante essa pasta térmica, pois nos dias quente da minha cidade as temperaturas não tem se alterado.

Atualizando: jogando warzone a temperatura do processador está em 58° com temperatura ambiente em 33°. xD

Mas como os membros acima também citaram, talvez seja por causa das tensões. Caso você utilize o cooler box, acredito que todo mundo que usa o cooler box dos Ryzen provavelmente deve estar sofrendo bastante por causa desse calor. (se nós da AMD já estamos sofrendo, imagina quem usa aquela ***** de cooler box da intel haha). 

Sobre limpar o processador, eu acho indispensável o álcool álcool isopropílico. Eu coloco um pouco na própria tampa, mergulho cotonete nele e passo no processador de leve. Dois cotonetes é o suficiente para limpar absolutamente tudo do processador. 

Postado

@Mr. Caio Augusto Ambos.

Medo e duvida ao mesmo tempo.

Mexi no Profile 1 que permite alteração, coloquei o controle de tensão em 1.3V e salvei o profile assim, por hora.

Acredito que eu passe isso para o Profile 2 e coloque para aplicar, para ir direto e uso o profile 1 só para salvar os parâmetros antes de aplicar.

@IgorAlexandre Achei interessante essa MasterGel Pro, mas o preço, enfim, não deveria nem reclamar do preço, paguei 200 e pouco em uma memória ram nova para usar no pc.

21 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Caso você utilize o cooler box, acredito que todo mundo que usa o cooler box dos Ryzen provavelmente deve estar sofrendo bastante por causa desse calor. (se nós da AMD já estamos sofrendo, imagina quem usa aquela ***** de cooler box da intel haha). 

De fato uso mesmo o coolerbox da AMD, e está com a pasta térmica original que veio pré aplicada até hoje, isso tem sei lá, acho que uns 2 anos ou um pouco mais, cheguei até a trocar de celular, eu gravei unboxing e montagem das peças quando tinha um moto g1, hoje estou com o moto g6 play.

Além disso também tive até tópico aqui no fórum sobre tela azul que tive e resolvi quando vi no fórum da AMD a solução, meu tópico de tela azul é de 2018 se não me engano.

Se para nós com AMD Ryzen está assim, Intel não deve estar tão ruim, seria pior se fosse a linha FX.

• Moderador
Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Mr. Caio Augusto Ambos.

Medo e duvida ao mesmo tempo.

Mexi no Profile 1 que permite alteração, coloquei o controle de tensão em 1.3V e salvei o profile assim, por hora.

Acredito que eu passe isso para o Profile 2 e coloque para aplicar, para ir direto e uso o profile 1 só para salvar os parâmetros antes de aplicar.

@IgorAlexandre Achei interessante essa MasterGel Pro, mas o preço, enfim, não deveria nem reclamar do preço, paguei 200 e pouco em uma memória ram nova para usar no pc.

De fato uso mesmo o coolerbox da AMD, e está com a pasta térmica original que veio pré aplicada até hoje, isso tem sei lá, acho que uns 2 anos ou um pouco mais, cheguei até a trocar de celular, eu gravei unboxing e montagem das peças quando tinha um moto g1, hoje estou com o moto g6 play.

Além disso também tive até tópico aqui no fórum sobre tela azul que tive e resolvi quando vi no fórum da AMD a solução, meu tópico de tela azul é de 2018 se não me engano.

Se para nós com AMD Ryzen está assim, Intel não deve estar tão ruim, seria pior se fosse a linha FX.

por exemplo aqui eu consegui colocar 1.185v a 4.2Ghz no meu 3600 e fui. Diminuiu 15 graus

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

por exemplo aqui eu consegui colocar 1.185v a 4.2Ghz no meu 3600 e fui. Diminuiu 15 graus

Em outro momento irei aplicar então 1.3v e reiniciar o pc para testar.

Acredito que a parte do Ghz para alterar seria em Velocidade MHz no Ryzen Master, o meu mostra 4 núcleos, que seria os do processador e diz 3500Mhz em cada.

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Em outro momento irei aplicar então 1.3v e reiniciar o pc para testar.

Acredito que a parte do Ghz para alterar seria em Velocidade MHz no Ryzen Master, o meu mostra 4 núcleos, que seria os do processador e diz 3500Mhz em cada.

Isso, o seu R3 por exemplo é 3.5 normal e vai até 3.7 em boost. 

voce pode começar de 1.3 e setar todos os núcleos a 3.7 e ir testando. Quanto menor a tensão, melhor a temperatura. 

adicionado 1 minuto depois

A lembrando que toda vez que você reiniciar a máquina, você precisa aplicar o perfil no R Master.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Isso, o seu R3 por exemplo é 3.5 normal e vai até 3.7 em boost. 

voce pode começar de 1.3 e setar todos os núcleos a 3.7 e ir testando. Quanto menor a tensão, melhor a temperatura. 

Perfeito.

Salvei no profile 1 para depois copiar para o 2 e testar para ver como vai ficar.

Acredito até que poderia já deixar como está mesmo, levando em consideração que foi dito que a temperatura está normal.

Essas alterações podem ser uma boa para quando for precisar renderizar algum vídeo.

• Moderador
Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Perfeito.

Salvei no profile 1 para depois copiar para o 2 e testar para ver como vai ficar.

Acredito até que poderia já deixar como está mesmo, levando em consideração que foi dito que a temperatura está normal.

Essas alterações podem ser uma boa para quando for precisar renderizar algum vídeo.

Eu sempre tive Intel e estava acostumado com as temperaturas sempre baixas. Aí me arrisquei nos Ryzen, me assustei bastante mas eu procurei muito mesmo sobre isso... até na gringa e cheguei a conclusão que é normal essa temperatura. Fiquei 1 semana fazendo os testes aos poucos, testando estabilidade e tudo.

Quando você seta o clock fixo a tendência é melhorar a performance. 

O meu está assim. Em Stock 4.05Ghz a 1.14v e quando eu preciso de desempenho aí eu aplico 4.2 a 1.185v

eu sei que vai mais, tem nego que conseguiu 4.4GHZ  mas daí depende de muitas coisas como refrigeração e paciência para ajustar. 

veja os testes:

Estava com temperaturas muito elevadas, chegou a bater 98C no AIDA em stresstest, sendo que não estou utilizando o cooler box e sim um intermediário.

(-V tensão -Temp porém – GHz) lógica usada

Vamos lá sem enrolação:

** Stock: AIDA 96C° / CPU-z Single 515.1 Multi 4128.8 / Cinebench 86C° 3658pts / Blender 88C° 03:56:91 Time / 3DMark CPU 7082 , 23.80FPS a 86C°

1) Desabilitando o CPB (Core Performance Boost) Somente desabilitar esta opção na BIOS ou via Ryzen Master ele irá travar a CPU no clock base que no meu caso é 3.6HGz

AIDA 62C° / CPU-z S 442,6 M 3636.2 / Cine 61C° 3262pts / Blender 62C° 04:24.18 Time / 3DM 6556 CPU 6556 , 22.03 FPS a 61C°

2) Abaixar a tensão via OFFSET (O sistema determina a tensão e aplica – ou + no que você escolher) Opção Dynamic Vcore (DVR) na BIOS.

AIDA 69C° / CPU-z S 414.8 M 3330.6 / Cine 66C° 2958pts / Blender 68C° 04:51.67 Time / 3DM 6556 CPU 6037 , 20.28 FPS a 69C° - Aplicado -0,192V para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

3) Limitar o TDP (W) que o sistema pode usar / PPT limit (w). Opção geralmente fica em Precision Boost Overdrive. Aqui precisa aplicar uma conta pois o sistema possui uma margem aplicada ao SOC. Então TDP que você quer x 1.35(margem) = 54w. Eu apliquei 50 mas você pode aplicar mais ou menos e realizar os testes.

AIDA 78C° / CPU-z S 517.3 M 3867.1 / Cine 70C° 3247pts / Blender 73C° 04:24.38 Time / 3DM 6719 CPU , 22,57 FPS a 79C° - Aplicado 50w para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

4) Setar a tensão e o Clock manualmente.

Aqui eu encontrei uma questão, pois minha placa-mãe não permite que eu sete a tensão manualmente, então eu precisei fazer via Ryzen Master. O que é meio chato pois toda hora que o sistema reinicia eu preciso aplicar, mas é o que tinha no momento.

AIDA 86C° / CPU-z S 516.5 M4263.1 / Cine 76C° 3782pts / Blender 79C° 03:49.45 Time / 3DM 7327 CPU , 24,62 FPS a 78C° - Aplicado 4.2Ghz a 1,1875v

No meu caso o que tive melhor desempenho x temperatura foi setar apenas a Frequência e a tensão deixar que o sistema escolha ele vai a 1,123V - Dai não precisei do R Master.

Setei 40,50Ghz

AIDA 71C° / CPU-z S 499,9 M 4105,5 / Cine 68C° 3655pts / Blender 67C° 03:55.45 Time / 3DM 7127 CPU , 23,94 FPS a 65C° - V variável

Moro em uma cidade quente, porém estamos no inverno. Claro que a melhor opção foi setar o clock e a tensão e ir subindo e controlando mas nestes casos não tive ganho na temperatura sem trocar o sistema de resfriamento.

Os testes foram para stress o sistema, então em jogos a temperatura é menor, mas em todos os casos (exceto o offset) eu consegui ganhos na temperatura, até mesmo setando 4.2 a 1,1875V (-10t)

• Curtir 1
Postado

Tive q tirar o cooler do processador para adaptar um outro cooler (torna-lo cooler duplo, um na frente e o outro atrás do dissipador) e só recoloquei o cooler no lugar, sem colocar pasta térmica nova (porque a minha acabou) e sem tirar a antiga, isso muda em alguma coisa? É melhor comprar outra pasta térmica? Antes e depois dessa mudança, a temperatura não mudou tanto, não sei se é porque foi mexido, ou porque agora está com dois coolers.

A temperatura em dias quentes (no rio, inferno geral) de tarde fica entre 55 e 60 graus. de noite q está mais fresco cai para 43 e 48. 

Essa temperatura é com o Ryzen 3 2200, e tenho um 5 2400 e a temperatura em dias quentes não chega nem a 50 graus (esse está com um cooler duplo q comprei, o DX9001)

• Curtir 1
Postado

@SergioP Ideal mesmo seria trocar a pasta térmica, afinal está colocando um cooler mais eficiente e ao meu ver, para possivelmente notar alguma melhora, seria interessante uma pasta nova no local.

MAS, entre trocar a original, por uma daquelas brancas, é melhor nem trocar.

Postado

Pretendo comprar uma pasta do tipo BBB, Pasta Térmica Deepcool Z5 Dp-tim-z5-2  41 reais ou a Z3  34 reais.

Ou a pasta  Gd900 de 1gm.

Comprar da China, aqueles potes grandes, compensa mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...