Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Eu já separei todas as peças do PC que pretendo montar e já vi diversos vídeos sobre montagem e manuseio e etc, porém tenho medo do efeito da eletricidade estática no meu pc (não posso me dar o luxo de danificar nenhuma peça sequer). Em um dos vídeos que eu vi de montagem, o cara falou que para eliminar a EE do corpo bastava ligar a fonte de alimentação na tomada e por as mãos em cima, outros diziam para deixar o gabinete no chão e tocar nele antes de pegar nos componentes do PC. Minha dúvida é qual é a melhor recomendação, visto que não sei se terei uma daquelas pulseiras quando for montar e não tenho grana para bancar possíveis problemas.

• Obrigado 1
Postado

@SolracVII Hoje em dia as peças possuem muitas proteções contra estática, mas uma maneira de se prevenir é ficando descalço, não usar aquelas roupas de fazer esporte enquanto monta o pc (esqueci o nome do tecido) opte por roupas de algodão, encostar em parede também ajuda, mas não tem mistério. Quando montei o meu pc, fiquei descalço, com roupa de algodão, correu tudo tranquilo

• Curtir 4
  • Moderador
Postado

Energia estática não é tão comum assim. Isso é paranoia, já foi falado pelo linusTech

Minha sugestão, monte sua máquina com os pés no chão frio e problema resolvido. Não terá problemas de estática desta forma, além de anonimato blusa de lã

• Curtir 3
Postado

@SolracVII Uma boa opção para quando não tem a pulseira anti estática é colocar o pé no chão.

Eu sempre fiz isso ao mexer com hardware em casa mesmo.

Lembrando que tem de ser o pé direto no chão mesmo, nada de tapetes.

Além disso poderia improvisar um meio de dispersar a estática usando um conector de tomada, e um pedaço de fio de cobre, ligaria o fio de cobre no conector de tomada só na referencia do terra mesmo, caso sua tomada tem aterramento iria mandar a estática direto para ele.

A parte de colocar o gabinete no chão e tocar nele é para quando o gabinete não é pintado e não tem pés de plástico, o mesmo vale para a fonte na questão de pintura.

• Curtir 2
Postado

só pra complementar o que as outras pessoas estão falando, eu diria que você não deve comprar pulseia anti-estática daquelas sem-fio. Elas são falsas. O electroBOOM fez um ótimo vídeo sobre esse assunto: 

Nesse vídeo ele mostra como essas pulseiras realmente não tem nada de especial e ajudam basicamente em nada na remoção da estática.

• Curtir 2
Postado

Obrigado a todos pelas dicas. Realmente tava em pânico aqui só de pensar em tirar alguma peça da caixa e estragar kk. Bom, não acho q vou perder o medo de montar hehe, mas pelo menos agr já tenho uma base de como fazer isso do jeito certo.

@RaphiaelGamer kkk ótimo vídeo. Eu nem sabia que existiam essas pulseiras.

• Curtir 3
Postado

@SolracVII    a eletricidade  estática realmente existe ,  mas ela não tem força para danificar nenhum componente do pc , não , o máximo que ela consegue fazer é atrair algum fio de cabelo , eu já montei alguns pc's , e nunca usei nenhuma pulseira anti estática , nem fiquei segurando em nenhum local para descarregar a estática ,  e sempre manusiei as peças com as mãos limpas sem luvas nem nada , e nunca houve qualquer problema nos que montei ,  e creio que essa tal estática é mais como se fosse um lenda urbana , e serve apenas como desculpa quando um pc não funciona o montador diz :" Foi por causa da eletricidade  estática ! " .   mas tranquilo esse perigo não existe   .

• Curtir 2
Postado

pra tentar explicar melhor o que o @devair1010  disse, a eletricidade estática gerada pelo PC ou por você mesmo é tão baixa que é incapaz de danificar algum hardware e se você estiver descalço no chão, seu próprio corpo dissipa essa eletricidade para o chão sem problema nenhum.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, devair1010 disse:

esse perigo não existe

12 horas atrás, RaphiaelGamer disse:

a eletricidade estática gerada pelo PC ou por você mesmo é tão baixa que é incapaz de danificar algum hardware

Pior que existe, sim pode danificar componentes e o pior, o deixa intermitente funciona quando quer, o que dificulta ou impossibilita o conserto.

E também sim, depois de montado e soldado, há pouca possibilidade da estática do seu corpo atuar em ci's individuais. Descarregue-se em algo metálico grande qualquer antes e durante sua remoção.

A estática é causada pela roupa... trabalhe sem ... kk.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, if. disse:

hahahahahahha. É uma boa solução.
aso não seja possível, como já dito pelo pessoal mais acima, roupa 100% algodão vão reduzir o atrito que causa a estática. Pés no chão vão descarregar o pouco que gerar.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, if. disse:

Pior que existe, sim pode danificar componentes e o pior, o deixa intermitente funciona quando quer, o que dificulta ou impossibilita o conserto.

E também sim, depois de montado e soldado, há pouca possibilidade da estática do seu corpo atuar em ci's individuais. Descarregue-se em algo metálico grande qualquer antes e durante sua remoção.

Os materiais metálicos só dissipam estática se estiverem aterrados. O próprio chão dissipa a estática melhor. É mais seguro ficar descalço e montar o pc no chão mesmo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

materiais metálicos só dissipam estática se estiverem aterrados

Não precisa. Mas ele deve ser grande tipo um armário ou geladeira ou do gênero.

25 minutos atrás, Eder Neumann disse:

opte pela mesa da cozinha

Melhor no banheiro afinal ele vai ficar pelado kk

• Curtir 2
  • Haha 3
Postado

Eu nunca dei bola pra isso de eletricidade estática, já montei alguns PCs sem esse cuidado e nunca tive problemas. 

Porém sempre sentei no chão pra montar, pois tem mais espaço e fica mais difícil perder peças como parafusos por exemplo, afinal não tem pra onde cair. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
52 minutos atrás, Renato.88 disse:

Porém sempre sentei no chão pra montar, pois tem mais espaço e fica mais difícil perder peças como parafusos por exemplo, afinal não tem pra onde cair.

nunca tinha pensado desta forma.

talvez minha coluna não gsote muito da ideia, mas nunca mais vou perder parafusos xD 

• Curtir 1
Postado
Em 06/10/2020 às 08:55, if. disse:

(agora entendi... lá em cima disseram pra trabalhar no ANONIMATO), se vou estar pelado é bom esconder o rosto... 🤣... (fora as brincadeiras acho que ele quis dizer AMIANTO)...

Pulseira antiestática sem fio??? CREEEDOOO...

O pessoal tem que entender que quem usa este tipo de pulseiras cheia de rebite tem energia negativa por outros motivos e não por causa da tal pulseira... kkkkk (é só zoeira pessoal) não acho que eles tenham energia ou alma negativa.

@Eder Neumann Desconfio que vem daí o termo "patrimônio tombado"...

se já está "tombado" não tem como alguém derrubar. kkkk

Fora isso, meu professor de montagem de PCs, mandava ficar tocando na "lata" do gabinete dos PCs pra descarregar.

E os componentes antigos dizem que eram mais sensíveis a estática.

• Curtir 2
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
Em 04/10/2020 às 20:23, Mr. Caio Augusto disse:

Não terá problemas de estática desta forma, além de anonimato blusa de lã

Pior que agora que mencionaste que vi (pesquisei na página). Ficou meio estranho mesmo e blusa de lã causa estática.

Pra concluir, de fato pra trabalhos domésticos se preocupar excessivamente com estática beira as raias da paranoia. Mas pra ambientes profissionais - indústria, comércio, serviços e e afins - é bom sim tomar as corretas medidas aintestáticas

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...