Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Eu tenho um ar condicionado de janela meio antigo, e estava pensado aqui se seria possível (de maneira viável) adaptar alguma controladora no termostato para que mostre a temperatura exata no formato digital, pois esse ar mostra apenas a intensidade.

Alguém poderia me dar uma luz aqui?! 

Obrigado!

Postado

Eu já fiz isso num freezer, acho que no ar condicionado é quase o mesmo. 

No meu caso adaptei um medidor digital, daqueles usados em frigorífico (inclusive até um desses te serve pois a regulagem de temperatura dele começa a partir de 25ºC).

O sensor dele era eletrônico, então adaptei no mesmo local onde estava o termostato mecânico que foi retirado. 

Para as instalações elétricas foi só seguir o manual que eu encontrei na Internet. Mas claro que deve conhecer um pouco sobre eletricidade. 

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Só pra "mostrar" a temperatura, use um simples e barato como este

termometro_digital_retangular_com_cabo_e

Mas se for pra "controlar", o buraco é mais em baixo. P.ex. não pode ligar e desligar com frequencia e rapidamente. Tem que dar um tempo pro compressor.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Opa, valeu pessoal!

Então, a ideia seria controlar, mas caso seja muito complicado vou usar um medidor desses, que já ajuda bastante.

46 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Achei interessante hein... Vou dar uma estudada nela. Nem sabia q existia haha.

Você já chegou a usar uma dessas?

• Curtir 1
Postado

@gab97 não cheguei a usar mas já vi varios equipamentos convertidos com ela, passei perto de comprar uma quando meu AC portatil Philco inventou que não queria mais viver, nem diagnostiquei a placa, só comprei uma nova, achei a original num preço bem bacana que não ia valer a pena comprar essa de conversão.

mas o proncipio de funcionamento é igual pra todo sistema digital, temperatura acima do setup, liga compressor, abaixo do setpu desliga compressor e em alguns (poucos) modelos ainda desliga a ventoinha se tiver bem abaixo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Eder Neumann ah sim.. De fato, o preço não é dos melhores, mas acho que vale a pena no meu caso. 

Dei uma olhada aqui e parece que é exatamente isso que eu tinha em mente. Valeu mesmo, vou ver se consigo adaptar aqui.

Obrigado a todos! Caso eu não conseguir usar a placa vou colocar o medidor digital mesmo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...