Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Fala galera.

Tô montando meu primeiro PC gamer e tenho várias dúvidas, dentre elas, queria saber se compensa comprar um processador Ryzen 5 3400g e uma placa de vídeo Radeon rx 570 com 4g de RAM tanto no custo-benefício quanto na capacidade. Eles são equivalentes, ou um é muito bom para o outro? A faixa de jogos que tenho em mente seria rodar Batman Arkham Knight, injustice 2, watch dogs 2 e Far Cry 5 no baixo/médio, mas se rodar pelo menos o Batman já tô satisfeito!

Valeuuuu.

Postado

@Willian Klein 4gb de ram? deus me livre, 6gb de ram mal roda as coisas imagina 4gb de ram. Aumenta esse tanto de ram ai para no MÍNIMO 8GB. E não compensa pegar o Ryzen 5 3400g com uma placa de vídeo, o diferencial do ryzen 5 3400g é o vídeo integrado. 

Processadores que recomendo : Ryzen 3 3100/ Ryzen 5 1600af 

Ambos vão ir muito bem com a RX 570 e são melhores que o Ryzen 5 3400g.

• Curtir 1
Postado

@carbonii Ele quis dizer que a RX 570 tem 4 GB de VRAM.

@Willian Klein 4 GB de VRAM para a placa de vídeo é suficiente para o seu propósito.

E siga o que carbonii diz: 8 GB de RAM (é RAM mesmo agora) para o sistema é o mínimo para rodar os jogos bem. Isso para a sua configuração. Se, por acaso, você não quisesse comprar uma placa de vídeo e quisesse jogar com gráficos integrados, o recomendado seria ter mais que 8 GB.

Quanto ao processador: também acho mais vantajoso um Ryzen 3 3100. É parecido com o Ryzen 5 3400G em especificações, mas não tem vídeo integrado, o que é melhor para você, que pretende ter uma placa de vídeo dedicada. Não ter vídeo integrado também reflete no preço um pouco.

Comparando os preços na Terabyte Shop, o Ryzen 3 3100 está custando R$ 760 (sem desconto) e o Ryzen 5 3400G está, neste momento, por R$ 990 (com desconto). Avisando: essa oferta terá acabado quando você ler isto. Faltam menos que 6 horas (estou digitando na madrugada).

• Curtir 2
Postado

Valeu galera, brigadão mesmo, vocês não tem ideia do quanto estão me ajudando. Agora diz ai, dentre as duas opções que citaram, o Ryzen 3 3100 e o Ryzen 5 1600af qual tem o melhor desempenho? Pelo que pesquisei aqui, o Ryzen 3 tá mais em conta, mas a diferença de desempenho compensa pagar mais pelo Ryzen 5 ou ele não é superior a este ponto?

Postado

@Willian Klein Vou considerar alguns pontos.

Frequência

Ryzen 5 1600: 3,2 GHz (básica) e 3,6 GHz (max boost)

Ryzen 3 3100: 3,6 GHz (básica) e 3,9 GHz (max boost)

Cache

Ryzen 5 1600: 19 MB

Ryzen 3 3100: 18 MB

Frequência máxima dos módulos de RAM

Ryzen 5 1600: 2666 MHz

Ryzen 3 3100: 3200 MHz

Núcleos e threads

Ryzen 5 1600: 6 núcleos e 12 threads

Ryzen 3 3100: 4 núcleos e 8 threads

Arquitetura e litografia

Ryzen 5 1600: Zen, 14 nm

Ryzen 3 3100: Zen 2, 7 nm

A tendência da litografia é que, quanto menor ela fique, melhor ela seja.

ANÁLISE

Em frequência, o Ryzen 3 3100 é superior.

A diferença entre as frequências básicas é considerável.

Em cache, o Ryzen 5 1600 é superior. Bem pouco. 18 MB de cache é nada mau

Em frequência máxima dos módulos de RAM, o Ryzen 3 3100 é superior.

Isso não quer dizer que módulos de RAM de 3200 MHz são infinitamente melhores do que os de 2666 MHz. Mas, caso você queira módulos com uma frequência maior tal como 3000 MHz, o Ryzen 3 3100 é interessante. 

Em núcleos e threads, eu não sei qual teria mais desempenho.

Mais núcleos e mais threads não necessariamente fará uma grande diferença. Um processador como o Ryzen 3 3100, que tem menos que o Ryzen 5 1600, pode ser melhor do que ele por outros fatores. Frequência costuma ser mais considerável do que número de núcleos e threads

Em arquitetura e litografia, o Ryzen 3 3100 é superior.

Os processadores Ryzen estão divididos em gerações. O Ryzen 5 1600 é da primeira e o Ryzen 3 3100 é da terceira. Com o lançamento das novas gerações, houve avanços na arquitetura. A primeira geração tem a arquitetura Zen; a segunda, a Zen+; a terceira, a Zen 2. Atualmente, está em lançamento a Zen 3.

Uma arquitetura e uma litografia melhores podem fazer o processador trabalhar com mais eficiência.

CONCLUSÃO

Eu escolheria o Ryzen 3 3100 por tudo que ele oferece: frequência boa, arquitetura mais nova e litografia melhor (tende a trabalhar mais eficientemente), boa quantidade de núcleos e threads, boa quantidade de cache e suporte a frequências maiores de módulos de RAM.

FONTES

Você pode ver todas essas especificações no site oficial da AMD, a fabricante dos processadores Ryzen.

Especificações do Ryzen 5 1600

Especificações do Ryzen 3 3100

• Curtir 1
Postado

@Willian Klein Agora, sobre esses processadores trabalhando com a RX 570:

Estou me baseando no Bottleneck calculator (ou, traduzido, Calculadora de gargalo), um recurso do site pc-builds.com. Ela mostrará uma porcentagem de gargalo entre processador e placa de vídeo. Quanto menor ela for, mais equilibrada será a combinação.

Mas não fique encucado com isso. É bom que a porcentagem de gargalo seja baixa, mas ela não precisa ser quase 0. Dificilmente trará algum malefício. O importante é fazer uma combinação equilibrada para que os dois trabalhem bem juntos.

A própria calculadora usa como marca 10%. Tudo que está abaixo de 10% de gargalo é considerado por ela como uma boa combinação.

Os resultados são os seguintes (considerando 8 GB de RAM para o sistema):

Ryzen 5 1600 + RX 570

Ryzen 3 3100 + RX 570

Como você viu, as porcentagens ficaram bem baixas. Estão ótimas. Você pode diminuir mais com uma RX 580 no lugar da RX 570, mas isso não é necessário a menos que você queira.

Postado

@Lucas CaBRelliCaramba, você trabalha com isso? Teus conhecimentos são impressionantes. Pelo que deu para perceber, a Ryzen 3 3100 é o melhor custo-benefício que vi até agora, e a diferença de gargalo da combinação dela e da Ryzen 5 com a RX 570 não é muita mesmo. Pegar a Ryzen 3 compensa pacas.

@Crixus Champion Os preços variaram de R$ 670 (Na Pichau) até R$1.099, então ainda não finquei bem.

Em qual sites ou sites você viu a Rx 580? Para falar a verdade, a recém comecei a fazer o levantamento e acho até que vou esperar até a pandemia e os preços abaixarem para comprar de fato, então no memento estou apenas montando a configuração perfeita, e ainda estou no processador e placa de vídeo. Então se tiverem alguma sugestão de fonte ou o que quer que seja , recebo de braços abertos!

Postado

@carbonii Eu sempre pensei que "Ryzen 5 1600 AF" era apenas outro nome do Ryzen 5 1600. 😕

Agora eu sei que o AF é uma nova revisão, um novo modelo do Ryzen 5 1600. Se eu tivesse lido não apenas as especificações na página oficial dele...

A AMD diz na página que a única diferença nas características próprias do processador é a litografia de 12 nm. Mas não acho informação sobre alguma diferença na frequência máxima dos módulos de RAM. Está falando de overclock?

@Willian Klein Cometi um pequeno erro. Não errei a comparação, mas usei o modelo original do Ryzen 5 1600. A diferença não é muito considerável, de todo jeito.

Postado
9 horas atrás, Willian Klein disse:

Os preços variaram de R$ 670 (Na Pichau) até R$1.099, então ainda não finquei bem.

Em qual sites ou sites você viu a Rx 580? Para falar a verdade, a recém comecei a fazer o levantamento e acho até que vou esperar até a pandemia e os preços abaixarem para comprar de fato, então no memento estou apenas montando a configuração perfeita, e ainda estou no processador e placa de vídeo. Então se tiverem alguma sugestão de fonte ou o que quer que seja , recebo de braços abertos!

RX 570 4gb por 670 reais só mesmo antes da pandemia, mesma época em que a RX 580 8gb custava 800~850.
Na pandemia RX 570 4gb passou a custar acima de 1.100 reais, e RX 580 8gb foi para 1.500, porém está em oferta constante na Kabum nos últimos dias, sendo que seu melhor valor foi este aqui no início do mês
image.png.7a042763dcdc643abee494ea825cc976.png

Atualmente está por 1.250 reais o modelo da Gigabyte.
Fique de olho também na RX 5500 XT, disponível em versões de 4 e 8gb.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...