Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi Galera to precisando de ajuda em um projeto, tenho uma fonte que me da 500v a 550 variando dc quero regular ela pois essa tensão é muito alta quero poder regular por potenciômetro, mais difícil usar reguladores que suportem essa tensão de entrada ! alguém teria uma dica uma solução para descer essa tensão ?

• Membro VIP
Postado

Não faço parte da 'Galera' mas fala aí pra ela de onde vem esta tensão. De repente ela te dá alguma alternativa mais eficiente ou fale algo tipo 'não brinque com fogo pois pode se queimar' ou  'esta tensão é só pra gente grande'

• Curtir 2
Postado

Acho que dificilmente alguém aqui terá um projeto pronto só pra você chegar e aplicar para uma tensão de entrada de 500V, pois semicondutores para essa faixa de tensão são menos populares. Qual valor de tensão você precisa atingir?

Postado

Então já to criando um projeto no proteus consegui um semicondutor que suporta ate 700v, quero chegar a 80v porque ae fica mais fácil colocar um step down para atingir qualquer tensão, o intuito é que seja um fonte de bancada, so que no projeto que estou criando estou enfrentando uma dificuldade porque quando acerto a tensão minha corrente fica muito baixa.

Postado

Projeto muito inviável!

Componentes pra essa tensão além de serem caros podem te trazer problemas, pois se queimar pode entregar os 500V diretamente a sua carga de teste já que é uma fonte de bancada. 

As tomadas fornecem 127 ou 220VCA essas tensões são muito mais fáceis de trabalhar para levar a outra tensão que a gente deseja. 

Já que existe muita coisa pronta, barata ou de graça já que se acha até em sucata. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que dificilmente alguém aqui terá um projeto pronto só pra você chegar e aplicar para uma tensão de entrada de 500V, pois semicondutores para essa faixa de tensão são menos populares. Qual valor de tensão você precisa atingir?

De onde vem essa tensão? Porque quer usar essa tensão de 500V?

É possível fazer uma fonte chaveada não estabilizada em meia ponte, com dois capacitores de 400V por 680uF. 

Daí usa dois IGBTs de 600V. Funciona certinho.

Dai dos 80V pata baixo você usa o conversor.

• Membro VIP
Postado

Pra este tenso nível de tensão e pra reduzir o risco de queimar a peça (só o dedo), só mesmo projeto com válvula

.obviamente isto não existe e talvez nem tenha existido A não ser na minha imaginação que me remete ao passado...Por incrível que pareça, na minha 'infância' cogitei fazer uma fonte com válvula mesmo... sério...

35 minutos atrás, albert_emule disse:

De onde vem essa tensão?

9 horas atrás, if. disse:

'Galera' mas fala aí pra ela de onde vem esta tensão.

Sequer vislumbro um gerador que gere esta tensão diretamente... E se vier da rede, não me parece ser muito inteligente 'aproveitar' esta tensão pois houve perdas na etapa amplificadora de tensão além do já mencionado 'risco à saúde'

Postado
4 horas atrás, if. disse:

Pra este tenso nível de tensão e pra reduzir o risco de queimar a peça (só o dedo), só mesmo projeto com válvula

.obviamente isto não existe e talvez nem tenha existido A não ser na minha imaginação que me remete ao passado...Por incrível que pareça, na minha 'infância' cogitei fazer uma fonte com válvula mesmo... sério...

Sequer vislumbro um gerador que gere esta tensão diretamente... E se vier da rede, não me parece ser muito inteligente 'aproveitar' esta tensão pois houve perdas na etapa amplificadora de tensão além do já mencionado 'risco à saúde'

Conheço um equipamento que tem uma fonte chaveada de uns 60 watts alimentada nuns 700 volts  

Pode ser feito da forma que eu disse:

É possível fazer uma fonte chaveada não estabilizada em meia ponte, com dois capacitores de 400V por 680uF. 

Acabei lembrando que também existeuns mosfets de 900V por 5A. 

• Obrigado 1
Postado

@albert_emule E uma fonte chaveada comum? 

Elas são projetadas pra funcionar com no máximo 350VCC, até aí sei que tem o capacitor de filtro pra limitar a tensão de entrada visto que a tensão deles sempre é 400V.

Mas e se retirar esse capacitor, colocar um de 600V. Será que a fonte funciona com os tais 500V? 

As fontes que eu falo são essas chaveadas de computador ou notebook. Muitas delas usam transistores de 600 ou 700V no chaveamento do trafo. 

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

@albert_emule E uma fonte chaveada comum? 

Elas são projetadas pra funcionar com no máximo 350VCC, até aí sei que tem o capacitor de filtro pra limitar a tensão de entrada visto que a tensão deles sempre é 400V.

Mas e se retirar esse capacitor, colocar um de 600V. Será que a fonte funciona com os tais 500V? 

As fontes que eu falo são essas chaveadas de computador ou notebook. Muitas delas usam transistores de 600 ou 700V no chaveamento do trafo. 

Se você tacar 500V numa fonte de PC, mesmo que coloque capacitores e transistores que suportem a tensão, você faz é saturar o transformador.

Teria que ser um transformador calculado para os 500V.

A fonte que falei que funciona em 700V, é dual forward.

Transformador calculado pros 700V. 

Transistor mosfet de 900V. 

Mosfets acionados com trafo driver.

É carregador de baterias de um nobreak que tem um PFC com saída biométrica de 350V DC. Pois o nobreak gera 220Vac. Daí o inversor é alimentado com tensão simétrica de 350V.

Só que o carregador tem uns 60 watts Pois carrega 6 baterias.

E não poderia pegar só de um lado da saída simétrica,.para não desbalancear o circuito.

Daí projetaram uma fonte que funciona diretamente dos 700V DC, pegando as duas tensões 350V somadas. 

Também não pode pegar direto da rede, pois fica sem PFC.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, albert_emule disse:

o inversor é alimentado com tensão simétrica de 350V

Publique esquema.Teorizo que cada mosfet fica com seu 350v portanto não fica submetido a 700.

Mas ainda quero saber...

Em 10/10/2020 às 09:00, if. disse:

de onde vem esta tensão

...

...

... acho que não quero mais...

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, if. disse:

Publique esquema.Teorizo que cada mosfet fica com seu 350v portanto não fica submetido a 700.

Mas ainda quero saber...

...

...

... acho que não quero mais...

Eu fiz um vídeo mostrando e mostrei no WhatsApp pros amigos. 

Acho que dá até mais. Pois o negócio sem carga dá 420V por lado. 

Não é meia ponte. É dual Forward 

Mesmo em meia ponte, cada mosfet iria receber a tensão total

pfc_ckt.jpg

Na minha profissão é até comum ver circuitos transistorizados tralhando em alta tensão. Mas geralmente em alta potência. 

É muito raro ver algo que dá somente 3Kva trabalhando em 500V ou mais.

Tem um inversor On-gride que dei manutenção. Trabalha até 550V. Significa que tem uma fonte que alimenta o circuito que funciona em até 550V. 

Achei o esquema. Nem é Dual forward.

É meia ponte igual a fonte ATX 

Mas observe que se o mosfet de baixo conduz, ele faz com que uma queda de tensão de 700V incida sobre o mosfet de cima. 

Daí se o mosfet de cima conduz, uma queda de tensão de 700V vai incidir sobre o mosfet de baixo.

Mas na prática a tensão pode chegar a 840V. Quando o equipamento está sem carga, a tensão de casa lado fica em até 420V. 

Somente quem recebe metade da tensão é o trafo. Pois está em meia ponte. Mas os mosfets trabalham com tensão total. 

121307568_2056519107811498_6101941856240 

• Curtir 2
Postado

Os 500v vem de uma fonte de um server, ela tinha dupla entrada de energia sendo que a secundaria que já reduzia para tensões mais baixas  como 12v 5v queimou então planejei o projeto, segue a foto da fonte, para o amigo que falou que a tensão é pra gente grande sou estudante de eng eletrônica e esse projeto é para um trabalho, mas agradeço a dica sempre aprendendo com os mais experientes. redutores usados no projeto planejado no proteus são 2n60 e 2 p1488 que trabalha até 750v, tenho mais 2 sobrando de cada um citado, podendo usa-los eu me surpreendi um esse esse circuito pequeno gerando tanta tensão e uma corrente considerável alta tmb, sei que posso fazer uma fonte de bancada bem mais simples, mais como é um trabalho a ideia é ser difícil mesmo o projeto. 

com ela podendo gerar qualquer tensão nessa fonte de bancada de 100v a 5v. Agradeço a todos que estão me passando suas experiências, se puderem continuar me dando ideias agradeço!

eba929f3-bce0-48ee-a746-de9d6d6df09f.jpg

Postado
11 minutos atrás, EhrRibeiro disse:

Na moral melhor forum, agradeço de mais vcs são incríveis e legal ver que a profissão que eu escolhi existem pessoas assim q se ajudam!

Esparramos que você lembre disso e contribua sempre que puder.

Aqui tem uns engenheiros muito experientes que sempre ajudam com a matemática dos projetos.  

121490723_823235658411778_27205308049974

A topologia descria acima é uma fonte chaveada em meia ponte. 

Em inglês, half bridge.

O capacitor que está em série com o trafo que não é polarizado, costuma ser poliéster de baixa capacitância. Menos de 1uF. Ou no máximo isso. 

Ele serve para equilibrar a corrente média alternada no Trafo, para meio ciclo não ficar maior que o outro e não saturar o núcleo do transformador.  

Estes mosfets são acionados por transformador de pulsos. Também chamado de transformador driver. 

Só falta mesmo a parte matemática do projeto. Isso só com o @MOR

Abaixo seguem os mosfets de 900V que são recomendados e que fazem parte da fonte lá do no-break que opera em mais de 700 volts:

121464988_781205296063401_79052675167706

• Curtir 5
Postado
2 minutos atrás, EhrRibeiro disse:

esse mosfet de 900v seria tenho o 2n60 que trabalha a 600v seria muito arriscado usa-lo porque já tenho ele aqui ?

Acredito que possa ser usado esse seu aí 

Pode ser feito uma fonte chaveada não estabilizada. Só para abaixar a tensão. 

Vai tem que pegar a tensão de 550V lá em cima com um resistor de alto valor e fazer carregar um capacitor eletrolítico. Daí pôr um circuito para ligar o Ci de PWM quando a tensão do capacitor estiver em uns 15V.

Daí você faz uma derivação no trafo para gerar no máximo uns 25V. E põe um regulador para estabilizar para 12V e alimentar o Ci de PWM. 

Quando o Ci de PWM der a partida, a bobina de 25V derivada do trafo irá alimentar o Ci de PWM e o circuito vai se manter funcionando. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, EhrRibeiro disse:

gerar qualquer tensão nessa fonte de bancada de 100v a 5v

Pra trabalho do campo didático pode ter algum valor sim. Pra uso prático penso ter alguns desafios. P.ex. a variação é meia grande pro dutty cycle atuar com eficiência. Uma alternativa caminho do meio seria um trafo com vários tapes.

Outra questão à parte que vislumbro é que estes transistores de a.t. são relativamente caros e não raro queimamos alguns durante a fase de testes e aprendizado. Prepare-$e pra conviver com isso 💸😁

Postado
3 horas atrás, if. disse:

Pra trabalho do campo didático pode ter algum valor sim. Pra uso prático penso ter alguns desafios. P.ex. a variação é meia grande pro dutty cycle atuar com eficiência. Uma alternativa caminho do meio seria um trafo com vários tapes.

O trafo de fonte chaveada não estabilizado que ele irá usar, pode ter vários taps

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 10/10/2020 às 17:10, albert_emule disse:

De onde vem essa tensão? Porque quer usar essa tensão de 500V?

É possível fazer uma fonte chaveada não estabilizada em meia ponte, com dois capacitores de 400V por 680uF. 

Ia sugerir uma fonte chaveada também, mas como a maioria dos projetos prontos vão trabalhar aí com uns 300 e tantos volts com transistores dimensionados para até 400V, então seria necessário usar apenas como base e fazer as devidas modificações.

Postado

Consegui sim amigo da prosseguimento no projeto só to esperando chegar uns componentes que não encontrei na minha cidade, então recorri a internet, mas fiz bem como você falou, to só querendo deixar uma saida 12v fixa e na outra saida ser variavel de para mais ou para menos, porque na bancada 12v eu uso toda hr!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...