Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro 5500w com disjuntor 40a e fio 4mm

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Meu disjuntor da rede do chuveiro é 40a e o fio acho que é 4mm... tem 3 anos que uso um chuveiro 5500w e uma ou outra vez a disjuntor desarmava, raro mas acontecia. Nunca me liguei nessas coisas, mas essa semana fui comprar uma Ducha Ultra Wave Lorenzetti, como ela era muito maior que meu chuveiro fui pesquisar se minha rede aguentaria. Nas informações pediam disjuntor 50a e fio 10mm. Então minha pergunta é, pelo fato dos 2 chuveiros serem 5500w tem o mesmo efeito na minha rede elétrica? Pelo que vi sei que não é o adequado, mas como uso há 3 anos e não deu nada. Só pra saber mesmo se além dos 5550w tem algum outro detalhe que um chuveiro ou outro exige mais da rede. A minha rede é 110 volts.

• Confuso 1
  • Moderador
Postado

Não entendi sua pergunta. Pode ser mais claro por gentileza? 

Vou puxar a sua orelha bem de leve pois veio aqui perguntar.. Rssss

Dr, com energia elétrica não se brinca, Você mesmo já respondeu sua pergunta é depois afirma que sempre usou e não deu problema.

Seu disjuntor está desarmando, portanto está fazendo o seu papel de evitar incêndio, se for pra fazer do seu jeito retire o disjuntor de uma vez e use direto. Não pode, está errado e precisa ser revisado.

Mais cedo ou mais tarde seu disjuntor sela os Contatos e daí sim você terá incêndio e risco de choque. 

Se a sua residência é 110v, exige mais cuidados quanto a sessão dos fios e disjuntos. Coloque o que o fabricante indica e ponto final. 

Alem disso você pela norma precisa colocar um DR (DIFERENCIAL RESIDUAL) para evitar choques, além de um aterramento bem feito. 

Provavelmente não é eletricista, então chame um para pelo menos trocar a fiação do chuveiro e não coloque em risco a sua vida e das demais pessoas que vivem contigo. 

Não fique chateado, mas leve este conselho pra ti ok? 
Não use desta forma, se precisar estou aqui

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@iniciante Saibot g1 O fio do seu chuveiro está errado.

Não é nem só questão de não ter dado nada até agora, ele não é o correto.

O certo é fio de 10mm e disjuntor de 50A.

Na minha casa é usado chuveiro de 5500W também e o fio estava errado, no fim a capa do fio estava ressecada e até chegava a queimar e sair cheiro de queimado.

O correto é fio 10mm para chuveiro.

• Curtir 1
Postado

@Mr. Caio Augusto Na pergunta eu quis dizer assim: Eu tenho um chuveiro 5500w e vou trocar por outro da mesma m potência, porém ele é maior, parece ter mais vazão de água. Queria saber se apesar de ser da mesma potência um poderia de alguma forma exigir mais da minha rede elétrica que o outro? Mas pelo que você falou na resposta deu pra entender.

Só para deixar claro o conceito, eu não entendo quase nada de elétrica. Só percebi que uso esse chuveiro com a fiação errada há 3 anos porque antes de comprar o chuveiro novo resolvi pesquisar, pelo fato dele ser bem maior e imponente esteticamente, resolvi pesquisar para ver se minha rede aguentaria. Nas pesquisas vi que ele precisava de fio 10mm e disjuntor 50a por ter potência 5500w. Só depois disso que fui conferir os fios, disjuntor e meu chuveiro que eu já usava e fiquei surpreso que ele também era 5500w (eu não sabia) e eu estava usando com fio 4mm e disjuntor de 40a. Eu realmente não sabia dos riscos, pois a MRV me entregou o apê assim e na época só fui na loja e pedi um chuveiro barato para rede 110v. E não fiquei bravo com o puxão de orelha nã okkkk

@Elder Nauvirth Entendi, vou acabar tendo que trocar os fios e disjuntor também.... espero que não seja caro... pois o chuveiro em si que vou quero comprar já é caro.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, iniciante Saibot g1 disse:

@Elder Nauvirth Entendi, vou acabar tendo que trocar os fios e disjuntor também.... espero que não seja caro... pois o chuveiro em si que vou quero comprar já é caro.

Chame um eletricista e informa para ele que quer trocar apenas a fiação do chuveiro.

No fim é capaz que ele até leve um disjuntor novo também.

Não esqueça de citar sobre o disjuntor, questione se é o correto para o chuveiro claro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!