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Opa. bão?

eu moro a uns 150m da praia.

Meu pc é minha vida, minha forma de trabalho, preciso aprender a concerva-lo da maresia!

venho aqui encarecidamente pedir a ajuda de vocês! o que me sujerem a fazer em relação a isso?

(Um tecnico proximo, me recomendou a passar o Verniz Isotec. o que acham? perigoso? dano a longo prazo? afeta desempenho?)

(Irei viajar 2 semanas. me recomendaram deixar um anti-mofo (silica em gel) dentro revestido por saco bolha perante o tempo do não uso, recomendado? riscos?)

MUITO OBRIGADO A voce QUE IRÁ ME AJUDAR ❤️

ESTOU DESESPERADO atrás DE UMA SOLUÇÃO!

GRATO DESDE JA!

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sílica + plástico filme (stretch) e mete dentro duma caixa de papelão.

 

mas isso é para longos periodos... não creio que 2 semanas irão danificar seu pc, ainda mais se estiver dentro de um ambiente sem muita ventilação (neste período)

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Olá, @DumpForp , O problema de equipamentos eletrônicos perto da praia é a maresia, o sal é um agente corrosivo que acaba oxidando  e danificando componentes eletrônicos precocemente. 

Algumas dicas:

Cubra seus eletrônicos, como notebook e TV, quando não estiverem sendo usados, com capas bem fechadas. 

Mantenha os eletrônicos sempre limpos. Passe um pano seco pare remover a maresia dos seus equipamentos.

Mantenha o máximo possível as suas coisas ligadas, pois quando o eletrônico (como um PC) está ligado, ele está quente, e assim é mais difícil a maresia umedecer - lo.

Se for um PC, coloque alguns saquinhos de sílica gel, que ajudam a reter a umidade. 

E não mecha com esmalte, uma vez aplicado será muito difícil a remoção.

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@DumpForp Basta lavar o pc periodicamente. Desmonta tudo, deixa dois dias desligado, coloca de baixo do chuveiro, esfrega cuidadosamente escova de dentes, banho de álcool hidratado, banho de isopropanol, deixa secando um ou mais dias a depender da umidade do local. Esse processo não se aplica a fonte.

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@DumpForp ah solução é manutenção preventiva periódica, em tempos em tempos desmontar o pc e limpa-lo com álcool isopropilico com cuidado cada parte do computador assim o sal não conseguira oxidar o seu pc, recomendaria de mês em mês 

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Minha opinião, ok? Alguns podem discordar...

Sílica gel você pode deixar dentro do PC sempre, em uso ou sem. No meu PC sempre tem sílica, pois onde moro há certa umidade.
Pode comprar sachês ou por gramas.

 

Outra dica é passar WD em tudo que for metálico (conexões, pontos de solda, slots PCI e de RAM). WD40 mesmo. Taca uma boa camada e deixa lá.
 

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@DumpForp Verniz, epoxi, poliuretano e até esmalte de unha podem ser usados em eletrônicos se tu souber o que está fazendo. E por saber o que está fazendo, quero dizer: testar com multímetro se o mesmo tem alguma capacidade de condução, analisar a composição do produto para evitar reação com zinco, alumínio e cobre, realizar a descarga de capacitores, não aplicar em componentes que precisam trocar calor com ambiente, capacidade de retração da resina para não estrangular capacitores e calor gerado no processo de cura.

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Mais de uma década atrás, fiz um experimento num ambiente de maresia como o seu, e consegui prolongar a vida útil de um PC "refrigerado a ar" — o esquema de montagem mais comum, na época.

 

No final do experimento, o qual teve duração de anos ao invés dos meses habituais, ainda uma autópsia triste: os pentes de RAM "aparentemente" tinham oxidação; e ficou incerto se a culpa da morte da mãe foi deles ou da fonte de alimentação. Esta de fato ainda era um ponto falho na "vedação" que menciono a seguir.

 

O experimento consistiu de fazer ventilação forçada e filtrada, usando múltiplas ventoinhas para entradas e saídas de ar através de filtros de silica em cascalho para caixas higiênicas de gatos. Todo o ar que passava por esses filtros era desumidificado.

 

Os riscos principais estavam no aumento da estática e do limiar das temperaturas internas. A monitoração era obrigatória. Nunca foi usado qualquer química em manutenção, apenas escovação.

 

Eu gostava...

 

Pois cada vez mais parecia um experimento bem sucedido. Só que um dia da morte chegou! Fonte, memórias e placa-mãe foram pro saco.

 

ERRATA

 

Talvez as memórias não tenham oxidado, mas torrado. De fato, a temperatura nelas nunca pôde ser monitorada.

 

Apesar de que a suposta "torra" também pode ter se originado em falha eletrônica da fonte de alimentação.

 

Se foi quintura de gabinete fechado, torra lenta.

 

Se foi falha eletrônica, torra repentina.

 

Não consegui conclusões mais apuradas. Só sei que o "investimento" rendeu bem mais do que o habitual.

 

DETALHE

 

Era um computador quad-core bem ativo, que além de ser estação de trabalho fazia grid computing full time.

 

O coitado vivia estressado...

 

APRENDIZADO

 

"ventoinha, pra que te quero?!"

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De tudo o que eu lí aqui, o que eu recomendo é usar um monte de dessecante Sílica Gel dentro dos equipamentos, e troca periódica dela conforme necessário.

Quanto maior a umidade local, mais rápida deve ser a troca.

 

Quanto à quase inevitável oxidação dos contatos dos pentes de memória, sugiro primeiro limpar os contatos com borracha, para que fiquem brilhando, e depois NÃO TOCAR NESSES CONTATOS com nada , e recolocar na placa-mãe.

 

Paulo

 

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Sinto decepcionar os amantes da sílica, mas ela é essencialmente inútil. Explico: a sílica funciona bem em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma troca de ar, e em baixa temperatura (quando o ar armazena menos água). Dentro de um gabinete, quente e com muita troca de ar, a sílica vai saturar em questão de poucos dias ou até algumas horas, mesmo usando grandes quantidades do produto (tipo 1 kg). Pra ela ser funcional, vai ser necessário secar no forno praticamente todo dia. Esse processo dá pra acompanhar muito bem usando as sílicas que tem indicador de cor. Por outro lado, se o PC vai ficar um tempo parado, pode ser interessante colocar uma boa quantidade de sílica dentro e vedar todo com papel filme.

A matemática é a seguinte, sílica absorve em torno de 30% do próprio peso em umidade. Ar saturado a 25 graus armazena em torno de 20 g/kg de ar, vou arredondar pra cima pra 30 g/m³. Uma sala pequena tem cerca de 30 m³, ou seja, contém em torno de 900 g de água na condição de 100% de UR. Pra reduzir essa umidade pra 50% (apenas do ar de dentro do quarto, assumindo que ele é vedado do ambiente externo...), seria necessário saturar totalmente em torno de 1,5 kg de sílica.

Os únicos paliativos efetivos que conheço pra umidade são aplicar WD 40 nas partes e contatos mais sensíveis e deixar um desumidificador ligado no ambiente do PC, com a porta e janelas fechados.

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Man, se tu enfrenta muito isso de praia, de vez em quando dar uma viajada, eu te recomendo um gabinete blindado com Water Cooler. Só o Water Cooler fica exposto a maresia, que é de alumínio na grande maioria. A unica coisa que pode danificar são os ventiladores. Não recomendo aplicar adesivo liquido, você se arrepende depois pra tirar e isso é gambiarra kkkkkk. No mais Boa sorte ai!

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53 minutos atrás, Ronyelson Lira disse:

Man, se tu enfrenta muito isso de praia, de vez em quando dar uma viajada, eu te recomendo um gabinete blindado com Water Cooler. Só o Water Cooler fica exposto a maresia, que é de alumínio na grande maioria. A unica coisa que pode danificar são os ventiladores. Não recomendo aplicar adesivo liquido, você se arrepende depois pra tirar e isso é gambiarra kkkkkk. No mais Boa sorte ai!

WC não faz mágica, nem ajuda nesse caso. Não é só a CPU que precisa de ventilação, mas também a placa de vídeo e a própria placa-mãe, e de qualquer forma o water cooler gera fluxo de ar no gabinete, seja por pressão positiva, empurrando ar aquecido que passa pelo radiador, pra dentro do gabinete, seja por pressão negativa, empurrando o ar quente de dentro do gabinete através do radiador e obrigando que ar novo, úmido, entre.

Aliás, o esquema de WC com pressão positiva pode até ajudar nos casos em que o PC é usado intensa e constantemente, por exemplo pra render. Nesse cenário, a temperatura do ar eleva vários graus ao passar pelo radiador, entrando no gabinete com UR reduzida. Ocioso ou em baixo uso, o radiador quase não aquece, então o ar entra com praticamente a mesma UR.

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@Shaman93

7 horas atrás, Shaman93 disse:

WC não faz mágica, nem ajuda nesse caso. Não é só a CPU que precisa de ventilação, mas também a placa de vídeo e a própria placa-mãe, e de qualquer forma o water cooler gera fluxo de ar no gabinete, seja por pressão positiva, empurrando ar aquecido que passa pelo radiador, pra dentro do gabinete, seja por pressão negativa, empurrando o ar quente de dentro do gabinete através do radiador e obrigando que ar novo, úmido, entre.

Aliás, o esquema de WC com pressão positiva pode até ajudar nos casos em que o PC é usado intensa e constantemente, por exemplo pra render. Nesse cenário, a temperatura do ar eleva vários graus ao passar pelo radiador, entrando no gabinete com UR reduzida. Ocioso ou em baixo uso, o radiador quase não aquece, então o ar entra com praticamente a mesma UR.

WC não necessariamente precisa trocar ventilação com a CPU, isso não é via de regra, o vento que passa pelo radiador na verdade precisa ser descartado, pois se trata de um vento aquecido pela agua que veio do processador,não deve ser aplicado de volta a cpu assim como o radiador não precisa pegar o vento da CPU, ele pode pegar vento de qualquer lugar, desde que seja frio, e outro detalhe é que eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer com gabinete Blindado. Vou lhe explicar. 

à cerca de 2 anos um cliente de informatica que eu tinha passava por muita dor de cabeça com o computador do seu restaurante que já era o 3º danificado por engorduramento nos componentes. Tudo era enferrujado no computador, nada prestou, perca total. Daí eu sugeri um Gabinete blindado, e foi o que fizemos. No tempo não se encontrava tão fácil, então eu fiz um gabinete de acrilico. o radiador ficou do lado de fora da CPU e as duas mangueiras bem vedadas na saida do gabinete (Usei Cola de silicone rigida) e de saida só o essencial como VGA e portas USB. Eu sabia que os conectores iriam sucumbir a tal desgaste e acabar passando a gordura pra dentro do mesmo jeito, então apliquei cola durepox em todas as frestas possiveis e apliquei Borracha nos conectores para vedar o maximo possivel. No total foram 2 WC sendo 1 para o Processador e BGA e outro para a fonte de alimentação (Foi Adaptada). No final não havia nenhuma troca de AR externo com o ar Interno e sabe o que eu fiz para resolver o problema de aquecimento do gabinete interno? Usei PELTIER onde o lado frio ficou para dentro do gabinete com um ventilador apenas recirculando o ar seco de dentro e o lado quente para fora com outro refrigerando o Peltier. É claro que existem maneiras mais faceis de resolver tais problemas, mas isso foi o que me deu na cabeça naquele tempo. Sobre o WC, eles ficaran em cima do acrilico que ficou num formato de XBOX na horizontal, com um espaço de 2 CM das costas do radiador para a tampa de cima 

 

 

 

 

 

ISSO É UM PELTIER, USADO EM GELA AGUAFFF.png.84bb9b12bc61a77092cf43e44c998dea.png

WATERCOOLER SÓ PRA FINS DIDATICOSFF2.png.52464a3b0ac5052cd502c560ab5d6055.png

 

Minha intenção aqui não é ser melhor que ninguem, é apenas mostrar que é possivel sim Vedar um Gabinete e continuar com desempenho em refrigeração.

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35 minutos atrás, Ronyelson Lira disse:

@Shaman93

WC não necessariamente precisa trocar ventilação com a CPU, isso não é via de regra, o vento que passa pelo radiador na verdade precisa ser descartado, pois se trata de um vento aquecido pela agua que veio do processador,não deve ser aplicado de volta a cpu assim como o radiador não precisa pegar o vento da CPU, ele pode pegar vento de qualquer lugar, desde que seja frio, e outro detalhe é que eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer com gabinete Blindado. Vou lhe explicar. 

à cerca de 2 anos um cliente de informatica que eu tinha passava por muita dor de cabeça com o computador do seu restaurante que já era o 3º danificado por engorduramento nos componentes. Tudo era enferrujado no computador, nada prestou, perca total. Daí eu sugeri um Gabinete blindado, e foi o que fizemos. No tempo não se encontrava tão fácil, então eu fiz um gabinete de acrilico. o radiador ficou do lado de fora da CPU e as duas mangueiras bem vedadas na saida do gabinete (Usei Cola de silicone rigida) e de saida só o essencial como VGA e portas USB. Eu sabia que os conectores iriam sucumbir a tal desgaste e acabar passando a gordura pra dentro do mesmo jeito, então apliquei cola durepox em todas as frestas possiveis e apliquei Borracha nos conectores para vedar o maximo possivel. No total foram 2 WC sendo 1 para o Processador e BGA e outro para a fonte de alimentação (Foi Adaptada). No final não havia nenhuma troca de AR externo com o ar Interno e sabe o que eu fiz para resolver o problema de aquecimento do gabinete interno? Usei PELTIER onde o lado frio ficou para dentro do gabinete com um ventilador apenas recirculando o ar seco de dentro e o lado quente para fora com outro refrigerando o Peltier. É claro que existem maneiras mais faceis de resolver tais problemas, mas isso foi o que me deu na cabeça naquele tempo. Sobre o WC, eles ficaran em cima do acrilico que ficou num formato de XBOX na horizontal, com um espaço de 2 CM das costas do radiador para a tampa de cima 

 


Mas aí tu tá sugerindo uma mega gambiarra. Construir um gabinete de acrílico (nunca vi gabinete comercial "blindado"), deixar o radiador de um (na verdade, dois!) WC preso fora, acoplar pastilhas peltier pra resfriar a lateral do acrílico ("gabinete"), dimensionando elas pra não ter condensação (gelar demais) e prejudicar o PC com a umidade, vedação de durepox... E a água, ainda por cima, diferente da gordura, que fica suspensa em gotículas, se solubiliza, dissolve no ar, então é capaz de entrar mesmo pelas mínimas frestas. Sei lá, adoraria ver umas fotos desse troço.

E tem um engano na sua argumentação, o WC pode ficar voltado pra dentro do gabinete, jogando ar "quente" nele. É uma configuração relativamente comum em gabinetes que só permitem instalação de WC na parte frontal. Eu digo "quente", entre aspas, porque o ar esquenta muito pouco ao passar pelo radiador, mesmo com o processador a toda dissipando 100+ W de calor. Você lê, por exemplo, 70 graus na temperatura do sensor do processador, mas na prática o ar externo é aquecido só 10, 15 graus ao passar pelo radiador, com o PC ocioso muito menos que isso, 1 ou 2 graus, então não chega a ser prejudicial pra temperatura dos demais componentes.

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7 horas atrás, Shaman93 disse:

Mas aí tu tá sugerindo uma mega gambiarra.

 

Projeto não-industrial não é necessariamente sinônimo de "gambiarra". Fazer uso de Durepox não determina que se tem uma "gambiarra".

 

Gambiarra é projeto falho e iniciado sem cuidado teórico "suficiente", ou com desleixos na implementação.

 

Durepox é apenas um material moldável que pode ser errada ou corretamente aplicado com as mãos...

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8 horas atrás, Shaman93 disse:


Mas aí tu tá sugerindo uma mega gambiarra. Construir um gabinete de acrílico (nunca vi gabinete comercial "blindado"), deixar o radiador de um (na verdade, dois!) WC preso fora, acoplar pastilhas peltier pra resfriar a lateral do acrílico ("gabinete"), dimensionando elas pra não ter condensação (gelar demais) e prejudicar o PC com a umidade, vedação de durepox... E a água, ainda por cima, diferente da gordura, que fica suspensa em gotículas, se solubiliza, dissolve no ar, então é capaz de entrar mesmo pelas mínimas frestas. Sei lá, adoraria ver umas fotos desse troço.

E tem um engano na sua argumentação, o WC pode ficar voltado pra dentro do gabinete, jogando ar "quente" nele. É uma configuração relativamente comum em gabinetes que só permitem instalação de WC na parte frontal. Eu digo "quente", entre aspas, porque o ar esquenta muito pouco ao passar pelo radiador, mesmo com o processador a toda dissipando 100+ W de calor. Você lê, por exemplo, 70 graus na temperatura do sensor do processador, mas na prática o ar externo é aquecido só 10, 15 graus ao passar pelo radiador, com o PC ocioso muito menos que isso, 1 ou 2 graus, então não chega a ser prejudicial pra temperatura dos demais componentes.

Na verdade o Peltier só refrigera, não congela,e aliás, o peltier não esta em potencia maxima, justamente porque não é necessario, e só gastaria energia com um consumo absurdo se tal fosse. Falando sobre o WC, eu sei que ele não faz tanto mal assim se fizer refluxo de ar para dentro, mas ainda faz. Se a meta de tal radiador é manter o sistema frio porque eu enviaria ao sistema um ar previamente aquecido se eu posso usar um vento em temperatura ambiente que refrigeraria melhor? Enfim, essa foi a logica que eu usei em tal argumento e eu sei que realmente ele necessita esta fixado ao gabinete... Sobre a durepox, ela foi usada na parte de tras de todos os conectores para a vedação da minima fresta de ar, ela foi necessaria e pensada pois se eu usasse cola liquida como araldite, silicone ou qualquer outro tipo iria acabar escorrendo para dentro dos conectores isso garantiu a maxima vedação. No final apenas para teste, me lembro que eu fui na oficina mecanica do meu primo, lá tem uma bomba de sucção, Com um furo que eu ja fiz pra esse teste embaixo eu conectei a mangueira e percebi que existia uma minima troca de ar no conector VGA. mas ja estava tão bom que eu nem quis mexer mais hahahaha.

Falando sobre não encontrar o gabinete na internet, sim, o conceito naquele tempo nem existia, mas agora ja temos por refrigeração passiva

 

image.png.09c7a5f2fe697cb8f1055e180674bff6.png

 Existem diversos pontos a se corrigir nesse meu projeto, mas o tal fato é que funciona até então. Não trabalho mais para ele, porque passei a estudar eletronica a mais ou menos 1 ano, mas tentarei obter fotos (O dono é daqueles bem chatos e corridos da vida)

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Postado

@DumpForp Cara, eu moro de frente a praia, e já cheguei a ter problemas de oxidação, sabe o que eu fiz? A solução mais simples, eu fechei a janela.

Depois disso nunca mais tive problemas com oxidação, e meu computador pessoal fica de frente a janela. 

Em relação a silica, ela perde as propriedades adsorventes muito rápido, e para reaproveitar ela, só colocando em uma estufa. E mesmo assim, ela não vai ter o mesmo efeito.

A solução: Cloreto de Calcio como antimofo, você pode reaproveitar ele facilmente ( Tem varios videos no Youtube ensinando a usar).

Outra coisa, CorrosionX :

https://adrenaline.com.br/forum/threads/dica-corrosion-x-protetor-contra-oxidacao-e-corrosao-por-maresia-em-pcbs-e-uso-geral.660083/

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Postado
32 minutos atrás, Ronyelson Lira disse:

Sobre a durepox, ela foi usada na parte de tras de todos os conectores para a vedação da minima fresta de ar, ela foi necessaria e pensada pois se eu usasse cola liquida como araldite, silicone ou qualquer outro tipo iria acabar escorrendo para dentro dos conectores

 

Cola-quente só derreteria se as conexões passassem muito mal.

 

32 minutos atrás, Ronyelson Lira disse:

Com um furo que eu ja fiz pra esse teste embaixo eu conectei a mangueira e percebi que existia uma minima troca de ar no conector VGA.

 

Top!

 

26 minutos atrás, Shanks. disse:

A solução mais simples, eu fechei a janela.

 

É parte da solução...

 

26 minutos atrás, Shanks. disse:

Outra coisa, CorrosionX

 

Peguei de lá:

 

Citação

o produto é efetivamente uma camada oleosa que fica onde você aplica, nunca seca completamente

 

aquela poeira que sempre entra no gabinete e acumula nas peças vai ficar bem mais complicada de limpar

 

 

Esse problema é muito relevante!

 

O teste de 336 horas (10 dias) em câmara de névoa salina não levou isso em consideração...

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Postado
17 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Esse problema é muito relevante!

Bem lembrado Alexandre, em relação a isso,  a aplicação tem de ser em uma camada bem fininha, pois é bem chatinho de tirar o CorrosionX mesmo. Em relação a proteção, ele se mostra bastante eficaz em relações a outros:

 

  • Obrigado 1
Postado

fiquei um bom tempo longe de um computador e não to com muito tempo de ler a sugestão da balera mas pensei numa solução industrial que permita o fechamento hermético do gabinete que é um trocador Ar-Ar, para dimensioná-lo pegue a dissipação (TDP) do processador+GPU acressente uma margem para vrms, RAM, HDs/SSDs e chipset. Resumidamente este trocador é formado por dois radiadores (tipo watercooler), um dentro e um fora do gabinete, o de dentro "esquenta" a agua  com o calor interno do gabinete e o de fora esfria a agua com o ar ambiente, desta forma o ar externo umido e contaminado não entra em contato com os componentes sensiveis do sistema.

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  • Membro VIP
Postado

@Eder Neumann , o assunto fica mais interessante quando começamos  pensar formas de implementar a coisa usando materiais e ferramentas acessíveis.

 

Em 21/10/2020 às 10:31, Shanks. disse:

 [CorrosionX]se mostra bastante eficaz em relações a outros:

 

 

 

Resumo no discurso da imagem falante abaixo:

 

Screenshot_2020-10-23-15-42-41.png.0729622a59dbd5aa1db7436de4dde354.png

 

(após 10 dias exposta ao tempo, com direito a chuvas e banhos de salmoura)

 

    1 – Referência

    2 – CorrosionX

    3 – Silicone

    4 – WD40

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