Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho a máquina da assinatura, comprei um monitor Samsung curvo 27" Full HD 240Hz e queria jogar com pelo menos próximo de 240 quadros/segundo em 1080p (full HD).

Sei que em 1080p a VGA não é tão usada e a carga é mais dividida digamos assim entre CPU e VGA. De CPU estou bem com um Ryzen 9 3900X 12 núcleos. A VGA é uma RTX 2070 da EVGA, mas ela não chega nem perto de 140 quadros em jogos de campanha, só em jogos de competição com setup no mínimo aí pega 200 fps, mas chorando quase.

Será que a futura RTX 3070 seria uma boa para tentar alavancar os 240 quadros / Hz do meu monitor, uma vez que já tenho um 3900X, 32GB 3600MHz e SSD M2 NVMe 4.0?

Lembrando que meu monitor tem o símbolo "Nvidia G-Sync", logo só foco em placas de vídeo da Nvidia, AMD estão fora de questão.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Como você bem sabe, é muito mais difícil empurrar 240Hz em 1080p do que 60Hz em 4K, partindo desse princípio eu posso te garantir que a maioria esmagadora das placas de vídeo que você colocar não vão chegar a isso, monitores de 240Hz geralmente são indicados para quem vai jogar jogos competitivos que não são muito pesados, como League Of Legends, CS:GO, Fortnite R6. Quais jogos você pensa em rodar a 240Hz? Como já te falei em tópicos passados, eu já tive um 3900X com uma 5700 XT, e te garanto que ela (tendo desempenho próximo a uma 2070S) não batia isso na maioria dos jogos pesados, claro, batia 480/500 de FPS em CS:GO, e nos jogos que citei, mais outros jogos como COD: Warzone eu acredito que não seja possível, mas espere mais relatos. Hoje o foco é mais no 144Hz, tanto em 1080p quanto no 1440p. Quanto mais FPS mais carga no processador, simples.

• Curtir 1
Postado

O problema de 240hz não é só a placa de vídeo, passa a ser o processador. Não tem jeito, Ryzen é muito bom e tudo mais, mas hoje em dia Intel é superior nesse quesito. Talvez mude com os 5xxx, mas por enquanto, o 10600k (ou seus equivalentes de mais núcleos) são mais indicados para quem quer framerate alto, e não adianta ficar entupindo o PC de placa de vídeo se a CPU vai limitar a máquina.

• Curtir 2
Postado

@Simforoso O SSD infelizmente ainda não vai influenciar no desempenho. Talvez com o Unreal engine 5, mas até lá só é um fator externo ao desempenho.

Os comentários (e o vídeo de lançamento) estão sugerindo que a 3070 tem desempenho equivalente ao da 2080 TI. Recomendo que veja reviews desse modelo com os jogos que pretende jogar para ter uma ideia de qual será o desempenho efetivo. Ainda acho que será um pouquinho maior dado o volume enorme de VRAM e o fato de que a Nvidia agora vai migrar toda a série 3000 para 7nm.

• Curtir 1
Postado

Beleza pessoal, eu sei que em resoluções mais baixas como 1080p o CPU é mais usado, no meu caso é um 3900X 12 núcleos, está tranquilo. Eu queria chegar em 240fps para o G-Sync ativo do monitor funcionar plenamente, com a maior suavidade de movimento possível dos 240Hz e o painel VA curvo.

Eu costumo jogar jogos de campanha e mundo aberto, como GTA V, RDR 2, Rage 2, Shadow of the Tomb Raider, Mafia Definitive Edition...muito raramente multiplayer de BF V e CoD... não jogo os CS e Fortnite da vida. Gosto de jogo com história e não competição online.

No caso vou ficar com a RTX 2070 pelo que me disseram, já que gastar 5500~6000 reais numa 3080 para 1080p é jogar dinheiro fora.

Acham que a RTX 2070 não super e o 3900X com 32GB 3600MHz CL16 é uma boa para jogos de campanha? Eu queria o mais próximo de 240Hz/fps para ter a maior suavidade possível... mas  noto que mesmo GTA V, um jogo de 2015, com absolutamente TUDO ligado em 1080p pego 70~75fps, eu achei que a RTX 2070 e um 3900X conseguiriam fazer mais quadros, mas enfim...

Obrigado à todos!

Postado

@Simforoso Como eu disse, nenhuma placa de vídeo atual é capaz de rodar esses jogos de campanha em 240 FPS, o máximo que tu vai conseguir é 170 FPS no RDR2 no low em FullHD com uma RTX 3090.

240 FPS, hoje, só é alcançável em jogos competitivos com gráficos no low (CS GO, Fortnite, LOL, DOTA, etc).

• Membro VIP
Postado

É como o pessoal pontuou, hoje infelizmente o cenário que você almeja é bem fora da realidade, tipo um 8K como a nVidia prometeu com as 3090, mas mesmo assim a maioria esmagadora de games não fez nem 60 quadros em 4K, e como eu pontuei antes, quanto mais quadros, mais difícil alcançar. É como diz o Peperaio: "...se não houvesse gargalo teríamos FPS infinito". Infelizmente acredito que o grande fator limitante do seu setup é sua GPU, uma 2070 em alguns testes tem um desempenho similar a uma 2060S, o que é bem inviável para o seu setup, acredito que, com todo o seu poder de fogo com o seu setup, uma 2080S pra cima seria o ideal, mas sei também que é inviável pelo preço a série 2XXX, talvez com a chegada da 3070 por R$ 4.200 as 2080S abaixem para um preço menor que os da 3070, aí sim eu recomendaria.

• Curtir 1
Postado

Cara, sinceramente gastou grana desnecessário num monitor 1080p 240Hertz. Acho muito melhor em termos de qualidade 60 fps em 4k ou quad HD do que 240 em FHD. Mas ai vai de de gosto pessoal. Alias, acho q nem todos jogos rodam nesse framerate, maioria esmagadora é travado nos 60 FPS, qnt no máximo 120. O padrão do mercado de games, principalmente de campanha é 60 quadros, acima disso é coisa de nicho, e-sport e marketing, afinal, as empresas tem q vender monitores de alta frequência pras massas.. Jogos de campanha, pode tirar o cavalinho da chuva, muito difícil uma GPU empurrar tudo isso, ainda mais nos games da geração nova, um exemplo o Assassins Creed novo q vai ja sair, acho q até uma 3090 iria sofrer pra rodar no ultra nesse framerate, mesmo em FHD.

Postado

Sim, sei que paguei mais num "simples" monitor 1080p mas gosto muito da resolução, acho que esse painel Samsung VA é bem rico em cores, e um monitor 4K além de detonar a VGA rodando a 20~30fps, teria que ter pelo menos 31" o que sairia bem caro. Sem falar que esse monitor aqui tem G-Sync que sincroniza a taxa do monitor diretamente com a VGA NVidia (não costumo usar VGA da AMD, só CPU mesmo).

Vou ficar mais uns bons anos em 1080p (meu antigo monitor que queimou era um Samsung 27" 120Hz 1080p também mas não tinha G-Sync nem nada, mas 1920x1080) é uma resolução que eu gosto muito. Já testei com um cabo HDMI 2.0 comprido jogar alguma coisa na minha TV 4k Sony Android 65" mas fiquei nos 20~40fps bem inconstante, ficando o Ryzen 9 com 10~15% de uso no máximo e a 2070 com 100% de uso e mesmo assim sem render muito.

Creio que uma RTX 2080 ou 2080S seria ótimo para 1080p pra fazer mais de 140~160Hz, já teria bem mais suavidade com o GSync do que com os atuais 70~90fps da 2070. Estou pensando seriamente em pegar uma RTX 3070 que é similar a uma 2080Ti, mas terei que ver mais testes da mesma quando lançar, em 1080p (vai ser difícil pois todos os testes vão ser 2.5K e 4K) e se tiver uma performance que valha a pena sobre a minha 2070 de repente eu passo pra 3070, afinal estou na geração x70 da Nvidia desde 2014 (GTX 970, GTX 1070, e à quase 2 anos a RTX 2070 atual).

Se a 3070 vier por uns 4.200 reais, vou pensar com carinho, embora minha RTX 2070 seja meu "xodó" que encara tudo que é jogo de campanha com tudo ligado (adoro jogar e contemplar a beleza dos gráficos, por isso pego telas da Samsung... como é campanha posso curtir bem isso, sem se preocupar com inimigos online) e mesmo assim mantem uma taxa de quadros muito boa, sem overclock algum (na realidade nunca fiz overclock nessa RTX 2070 nem no 3900X, não manjo muito e simplesmente porque estou feliz com o hw que tenho). Claro que uma 3070, se tiver resultados práticos interessantes em 1080p seria algo a se pensar.

Muito obrigado à todos os colegas que estão me ajudando e dando suas opiniões! Obrigado mesmo pessoal! Caso tenham algo à acrescentar de útil nessa questão, sintam-se à vontade de postar, irei considerar tudo! Valeu! :)

Postado

240hz é voltado pra um grupo seleto de jogos, nem adianta querer pegar isso tudo em jogos de campanha, eles não são otimizados pra gerar tantos quatros a tal ponto de justificar um monitor do tipo. ademais, qualquer jogo de campanha a 60/75hz frames estáveis é super fluido, não atrapalha em nada a experiência. desligue/desative o contador de quadros e se divirta, se o jogo não está sofrendo com lags ou algo que atrapalhe a experiência, não tem com o que se preocupar com números na tela poluindo os gráficos e tirando a sua atenção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...