Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
12 minutos atrás, juliocabrall disse:

Bom, tenho uma ASUS GTX 1660 DUAL EVO, e tava estranhando o desempenho dela em alguns jogos. Pelo fato dela ser usada, decidi dar uma olhada no GPU-Z(coisa que não fiz quando comprei) 

No site da Asus diz que ela tem 8002mhz de Memory Clock, no GPU-Z diz que ela tem 2000 '-'

https://www.asus.com/br/Graphics-Cards/DUAL-GTX1660-O6G-EVO/gallery/

gpu-z graphics card.png

gpu-z sensors.png

Acho que quando a placa é falsa ela nem instala os drivers....

Postado
2 minutos atrás, Raelzado disse:

Acho que quando a placa é falsa ela nem instala os drivers....

Ela não é falsa, tô perguntando se ela é capada, é diferente.

Postado
1 hora atrás, juliocabrall disse:

Bom, tenho uma ASUS GTX 1660 DUAL EVO, e tava estranhando o desempenho dela em alguns jogos. Pelo fato dela ser usada, decidi dar uma olhada no GPU-Z(coisa que não fiz quando comprei) 

No site da Asus diz que ela tem 8002mhz de Memory Clock, no GPU-Z diz que ela tem 2000 '-'

Não estou conseguindo ver os prints, mas come relação a memória, tem que multiplicar por 4 o número do GPU-Z para comparar com o site do fabricante. Então nesse ponto, sua placa está normal.

Postado
39 minutos atrás, juliocabrall disse:

Ela não é falsa, tô perguntando se ela é capada, é diferente.

Essa diferença é pelo fato de como essas memórias trabalham.. O site da ASUS tá "errado"..

O certo é realmente os 2000MHz do GPU-Z.. Esse é o clock real da VRAM.. O site da ASUS mostra o "clock efetivo" da VRAM, que na verdade é o número de vezes que a VRAM troca informações com a GPU.. Seriam mesmo 8002 MT/s ou Mega Transfers por segundo.. Pra GDDR5, que a 1660 usa, Clock Real = Clock Efetivo / 4

O resto, deve ser coisa do seu PC..

Postado
1 minuto atrás, Yan_ disse:

essa conta se aplica pra qualquer tipo de VRAM? GDDR6X, GDDR6? 

O 4x é só pra GDDR5.. GDDR5X pra frente, essa relação é maior, mas não lembro o valor exato..

• Obrigado 1
Postado
21 minutos atrás, Raelzado disse:

Desempenho abaixo do esperado é problema na fonte... Já verificou se suporta?

Também estou desconfiando disso amigo, ela é uma GAMEMAX GM500 80plus bronze. Fiz uns testes de estabilidade com o AIDA64 rodou 55 segundos e falhou, porém não desligou o pc, nem nada do tipo. Segue os prints, não entendo nada desses testes, me ajuda ae ;)

estability test statistics.png

estability test statistics2.png

estability test.png

Postado
2 minutos atrás, juliocabrall disse:

Também estou desconfiando disso amigo, ela é uma GAMEMAX GM500 80plus bronze. Fiz uns testes de estabilidade com o AIDA64 rodou 55 segundos e falhou, porém não desligou o pc, nem nada do tipo. Segue os prints, não entendo nada desses testes, me ajuda ae ;)

estability test statistics.png

estability test statistics2.png

estability test.png

@juliocabrall Joga um jogo com o MSI AfterBurner aberto e ve se ela mantém certinho o clock maximo.

Postado
43 minutos atrás, Raelzado disse:

@juliocabrall Joga um jogo com o MSI AfterBurner aberto e ve se ela mantém certinho o clock maximo.

Tem que ser algum jogo pesado? ou CSGO serve? o jogo que estava tendo problemas era o Fortnite, porém não estou com ele instalado aqui :(

Postado
1 minuto atrás, RS Faria disse:

@juliocabrall @Raelzado

Pra ser fonte, o PC teria de desligar, por falta de energia.. Foi o caso??

Se não foi, não é fonte.. A GM500 não é aquela maravilha, mas se for o modelo mais novo, leva a maioria dos PCs do mercado.. Alias @juliocabrall, você não informou seu PC ainda..

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

3 minutos atrás, juliocabrall disse:

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

Latências das memórias: 16-18-18-39(não sei se tá na ordem certa, mas é mais ou menos assim, começa com 16, depois 18 e termina com 39)

Postado

Eu descarto fonte.. Até porque, nem tem lógica..

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Postado
5 minutos atrás, RS Faria disse:

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Parecem stutterings, achava que era problema de driver da placa de vídeo, aí fui testando vários e vários, e o problema persistiu. Achava que era devido ao meu HD, aí comprei um SSD e deixei o Windows nele. Vi vários tutoriais de stuttering e nenhum solucionou o meu problema. Mas o problema são engasgadas. Não é fps baixo.

1 minuto atrás, juliocabrall disse:

Parecem stutterings, achava que era problema de driver da placa de vídeo, aí fui testando vários e vários, e o problema persistiu. Achava que era devido ao meu HD, aí comprei um SSD e deixei o Windows nele. Vi vários tutoriais de stuttering e nenhum solucionou o meu problema. Mas o problema são engasgadas. Não é fps baixo.

Como eu comprei um SSD basicão de 120gb da Kingston apenas pra deixar o Windows, a única coisa que eu não tentei até agora, foi instalar o Fortnite(jogo que tenho os stutters) no SSD.

17 minutos atrás, RS Faria disse:

Outra coisa, no Fortnite o uso de gpu bate no máximo 50% enquanto a CPU fica 60/70% eu acho que é normal porque Fortnite é full processador, porém não sei, já vi uma RTX 2070 com 90% de uso e o jogo tudo no low e tal.

p.s: até com a resolução mais alta a placa de vídeo não passa dos 50% de uso.

31 minutos atrás, juliocabrall disse:

Latências das memórias: 16-18-18-39(não sei se tá na ordem certa, mas é mais ou menos assim, começa com 16, depois 18 e termina com 39)

obs: todas temperaturas normais. a da placa de vídeo não passa de 50°, processador a mesma coisa.

28 minutos atrás, RS Faria disse:

Como disse, a única coisa que não tentei até agora foi instalar o Fortnite no SSD, também por preguiça e de não ser isso, pois aí teria que formatar, colocar o Windows no HD e instalar apenas o Fortnite no SSD. Tem algum jeito de fazer isso sem formatar?

22 minutos atrás, juliocabrall disse:

Como eu comprei um SSD basicão de 120gb da Kingston apenas pra deixar o Windows, a única coisa que eu não tentei até agora, foi instalar o Fortnite(jogo que tenho os stutters) no SSD.

Outra coisa, no Fortnite o uso de gpu bate no máximo 50% enquanto a CPU fica 60/70% eu acho que é normal porque Fortnite é full processador, porém não sei, já vi uma RTX 2070 com 90% de uso e o jogo tudo no low e tal.

p.s: até com a resolução mais alta a placa de vídeo não passa dos 50% de uso.

obs: todas temperaturas normais. a da placa de vídeo não passa de 50°, processador a mesma coisa.

Como disse, a única coisa que não tentei até agora foi instalar o Fortnite no SSD, também por preguiça e de não ser isso, pois aí teria que formatar, colocar o Windows no HD e instalar apenas o Fortnite no SSD. Tem algum jeito de fazer isso sem formatar?

Andei pesquisando alguma soluções pro baixo uso de GPU e uma delas era isso, instalar o jogo em outro HD/SSD. Fiz todos métodos lá menos esse.

Postado

@RS Faria não precisa necessariamente desligar, tem casos que a placa funciona como se fosse um under volt, até já vi placas que exigem 8 pinos sendo ligadas com 4 - 6 pinos e funcionando """"normal"""" ( com desempenho bem abaixo do esperado )

• Obrigado 1
Postado

@Yan_ Verdade. Eu usava uma fonte bomba na minha primeira placa de video (GTX 750) e o pc todo tinha um desempenho inferior, travava constantemente e os jogos tinham menos fps. Troquei a fonte e sanou

@juliocabrall Quando o pc faz muitos FPS dá muita instabilidade (pelo menos na minha experiência) e 'stutterings' dificilmente é placa de vídeo, pois ela quando é o problema (gargalo) sempre mantém a mesma quantidade de quadros (15~20).

@juliocabrall A placa com desempenho abaixo do esperado geralmente não mantém o clock máximo ou nem chega perto. O KMZ TECH já consertou várias placas com esse sintoma. O ideal seria um jogo pesado pra exigir dela, mas se o problema acontece só no Fortnite eu descartaria problema na placa...

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Raelzado disse:

@juliocabrall Tenta travar os frames (ativar o Vsync) e vê se resolve o problema.

Esqueci de mencionar, quando eu ativo o vsync soluciona todos os problemas. Porém só quando ativo o vsync, fast sync não resolve. Vsync on dá muito input lag e fica impossível de jogar.

• Curtir 1
Postado
Em 17/10/2020 às 21:49, Raelzado disse:

@juliocabrall Amigo não sei mais como te ajudar, mas acredito que seu pc esteja ok. O problema deve ser solucionado mexendo nas configurações do jogo ou monitor.

Configuração pode ter certeza que não é, já mudei tudo. Já resetei a bios, ja atualizei a bios, tudo. Estou desconfiando que minha fonte não entrega energia suficiente pra todos componentes. Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

Configuração pode ter certeza que não é, já mudei tudo. Já resetei a bios, ja atualizei a bios, tudo. Estou desconfiando que minha fonte não entrega energia suficiente pra todos componentes. Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

Da pra monitorar os wats no MSI?

Postado
21 horas atrás, juliocabrall disse:

Da pra monitorar os wats no MSI?

Dá, mas é só uma especulação, na teoria não há como medir por software. O problema acontece só em algum jogo em específico? Os quadros são menos do que o esperado? Já testou outro monitor? Sua fonte deveria suportar essa configuração, a gamemax é legalzinha...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!