Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Pretendo na Black Friday dar um upgrade em um PC comprado em 2015

Por conta dos preços terem subido bastante, terei que investir em um processador com video integrado Ryzen 3 3200g mas estou com muitas dúvidas sobre qual placa-mãe escolher, principalmente com relação a atualização da bios e como posso atualizar então gostaria de sugestões de modelo (se possível que não precise atualizar e que não passe de R$ 800 sem a promoção)

Além disso, tenho uma dúvida em relação a minha fonte, possuo uma de 500w da EVGA desde 2015 que não deu problema nenhum até hoje, devo troca-la ? Acho que não terei o orçamento pra realizar durante a Black Friday então teria que esperar mais para comprar a peça.

Outra dúvida, minha atual placa-mãe (Asrock H81M-HG4) é do formato MATX, então qualquer outra placa-mãe nesse formato encaixaria no meu gabinete ? 

Postado
1 minuto atrás, Kairyum disse:

Pretendo na Black Friday dar um upgrade em um PC comprado em 2015

Mas... qual era mesmo esse misterioso PC, e quanto você disse estar disposto a gastar?

Além disso, tenho uma dúvida em relação a minha fonte, possuo uma de 500w da EVGA desde 2015 que não deu problema nenhum até hoje, devo troca-la ?

Não precisa.

Outra dúvida, minha atual placa-mãe (Asrock H81M-HG4) é do formato MATX, então qualquer outra placa-mãe nesse formato encaixaria no meu gabinete ?

Sim.

Postado

@Kairyum Eu sugiro uma placa-mãe com chipset A520 para o 3200G, aqui tem uma bem baratinha e ela é no formato Micro ATX, que é o que você precisa:

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-a520m-h-ddr4-socket-am4-chipset-amd-a520

Não se esqueça que os Ryzen com vídeo integrado escalam muito bem a performance com memórias de alta frequência. Eu sugiro que você coloque 2 pentes de memórias com frequência 2933MHz ou 3000MHz para acompanhar este processador.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Mas... qual era mesmo esse misterioso PC, e quanto você disse estar disposto a gastar?

O que tenho atualmente é:

I5 4° Geração

H81M-HG4

4 GB RAM

SSD de 120 GB

HD de 1 TB

Fonte EVGA 500w

Pretendo trocas o processador, placa-mãe e memórias ram, pelo o q eu vi todo o resto vai permanecer compatível. O orçamento é de mais ou menos R$ 2000,00 (estourando R$ 2200,00)

Minha procura agora é pela placa-mãe, se tiver alguma sugestão agradeço.

Obrigado pela resposta.

1 hora atrás, fabkinder disse:

@Kairyum Eu sugiro uma placa-mãe com chipset A520 para o 3200G, aqui tem uma bem baratinha e ela é no formato Micro ATX, que é o que você precisa:

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-a520m-h-ddr4-socket-am4-chipset-amd-a520

Não se esqueça que os Ryzen com vídeo integrado escalam muito bem a performance com memórias de alta frequência. Eu sugiro que você coloque 2 pentes de memórias com frequência 2933MHz ou 3000MHz para acompanhar este processador.

Obrigado pela resposta 

Achei interessante a placa-mãe e gostei do preço, o problema é que não achei na Kabum e pretendo comprar as peças todas juntas lá ;/

Se tiver outra sugestão pode mandar.

Postado

Sinceramente... compre um pente de 4gb de RAM (ou mesmo um de 8 ) e uma placa de vídeo. Não precisa trocar a plataforma inteira agora, até porque se fizer, vai acabar com um processador que nem vai ser tão melhor assim que o seu atual e sem um chip gráfico potente. Aí mais tarde você deixa para trocar o combo completo.

Postado
47 minutos atrás, Imakuni disse:

Sinceramente... compre um pente de 4gb de RAM (ou mesmo um de 8 ) e uma placa de vídeo. Não precisa trocar a plataforma inteira agora, até porque se fizer, vai acabar com um processador que nem vai ser tão melhor assim que o seu atual e sem um chip gráfico potente. Aí mais tarde você deixa para trocar o combo completo.

Sério ? É que o Ryzen 3 3200g com 16gb ram roda tudo q eu queria jogar(e é literalmente tudo mesmo), enquanto aq tá difícil até de jogar Rocket League, comprando o 3200g creio q eu eu conseguisse passar mais um ano sem comprar uma placa de video, então acho q no geral vale a pena trocar logo agora. O fato de eu não ser tão exigente com relação a gráfico faz do 3200g melhor ainda

Postado
2 minutos atrás, Kairyum disse:

É que o Ryzen 3 3200g com 16gb ram roda tudo q eu queria jogar(e é literalmente tudo mesmo), enquanto aq tá difícil até de jogar Rocket League

O 3200g é bem parecido com o seu i5 atual, ambos são processadores 4c/4t e de IPC semelhante. A única diferença é que ele tem um chip gráfico, e nesse aspecto, o seu é bem pior... mas colocando uma placa de vídeo, você vai dar tchauzinho para a iGPU do 3200g. Não só isso, você também tem uma séria falta de RAM, coisa que é fácil resolver.

No final das contas, vai sair mais barato e ter mais desempenho só comprar uma placa de vídeo e um pouco de RAM.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

O 3200g é bem parecido com o seu i5 atual, ambos são processadores 4c/4t e de IPC semelhante. A única diferença é que ele tem um chip gráfico, e nesse aspecto, o seu é bem pior... mas colocando uma placa de vídeo, você vai dar tchauzinho para a iGPU do 3200g. Não só isso, você também tem uma séria falta de RAM, coisa que é fácil resolver.

No final das contas, vai sair mais barato e ter mais desempenho só comprar uma placa de vídeo e um pouco de RAM.

Entendi, dei uma olhada aq em uns testes com a RX 550 2GB e ela tá tendo um desempenho melhor q a Vega 8

O processador em si, vai ficar elas por elas então ? Uma das coisas q me fazia querer trocar pelo 3200g é que um dos jogos q eu mais queria jogar roda muito bem no RPCS3 (emulador de PS3), tanto q o 3200g era o mínimo q eu queria porque era o integrado mais barato q conseguia rodar o jogo (infelizmente n tem testes com meu processador no RPCS3)

Tem alguma placa de video pra me recomendar além da RX 550 2GB ?

Outra coisa é que já tava planejando usar processadores AMD, então trocando logo a placa-mãe facilitaria upgrades no futuro.

Postado
1 hora atrás, Kairyum disse:

O processador em si, vai ficar elas por elas então ?

Sim.

Tem alguma placa de video pra me recomendar além da RX 550 2GB ?

Você pode pegar uma Gtx 1660, tem algumas usadas na casa dos 1400R$. Claro que pode gastar menos também, mas esse seria um bom ponto de partida.

Outra coisa é que já tava planejando usar processadores AMD, então trocando logo a placa-mãe facilitaria upgrades no futuro.

Mas aí você vai ter que gastar grana para comprar uma placa de vídeo (que você já faz agora) e grana para comprar um processador novo... mais fácil nem fazer a troca, até porque está chegando agora os últimos processadores para o soquete AM4, a AMD vai mudar depois disso.

Postado

@Imakuni Muito obrigado pela ajuda !

Tava dando umas olhadas em testes e preços e realmente sua ideia faz mas sentido e sai cerca de 50% mais barato e com um resultado melhor. Vi uns testes com processadores piores q o meu no RPCS3 mas com placas de video melhores e o jogo funcionou bem, então creio q com a I5 4° Geração + RX 550 4GB rode. Talvez eu compre uma RX 550 4GB + 4GB RAM( ou 2 x 8 GB dependendo do preço) próximo ano pretendo trocar minha placa-mãe e processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...