Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera? Vou primeiro deixa um contexto, faço uma extra na faculdade que é robótica, e eles projetam as próprias placas, nada muito complicado. Mas ai que entra minha duvida, fomos começar a ver as coisas pra projetar uma nova placa para o seguidor de linha, então tem driver pro motor, motor com encoder pro PID, sensores de linha e algumas coisas de comunicação. A principio iríamos fazer em 3.3v a placa, por majoritariamente os componentes usarem essa tensão, mas um veterano da equipe falou que placas com tensões mais baixas são mais sensíveis ao ruído e por isso teria que mudar para 5v ou tomar um cuidado maior com isso. Isto de circuito ser mais sensível é verdade? Se for poderiam me explicar por que e se tem filtros para colocar na linha dos encoders que comunicam com o mcu.

• Membro VIP
Postado

ndv. Basta 'separar' a alimentação da parte de controle da de potência mesmo que vindo da mesma fonte ou bateria.

visão minimalista: da bateria...um par de fio grosso pro motor, outro par de fio pro mc. Filtros neste par.

visão comparativa: do padrão de luz... um par de fio grosso pro chuveiro, outro par pro resto

Postado

Isso por si só não importa. A fundo, um microcontrolador a 3,3 V comparado a 5 V por vezes é obrigado a operar com frequências mais baixas, o que pode reduzir um pouco o ruído na PCB F5Rua4D.gif.

Sobre os encoders, aplique filtros LC dimensionados para 1 MHz, estes que são projetados para contornar o chamado ruído eletromagnético. Existe um tipo de indutor SMD denominado Ferrite Bead que é construído apenas para esse fim.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

O que eu imagino é que estes circuitos operando a 3,3 (ou menos) possam ser mais sensíveis a umidade...

por exemplo para formar o "um" em digital precisaria de aproximadamente 5v.

Então, por exemplo, uma gota de água suja na placa precisaria de uma baixa resistência para transportar os 5v para a linha errada.

Então em 3,3v a resistência desta gota de água suja poderia ser maior e mesmo assim passaria 3v roubadas de uma linha de 5v?

Sei que ficou muito estranho... não sei explicar direito... será que isso procede?

Postado
1 hora atrás, if. disse:

Resistor de pullup muito alto deixa no nível 1 sensível.

Uso 10k para meus projetos 5v.

Não sei se isso é normal para qualquer projeto nesta faixa de operação, ou se precisa de uma resistência específica para cada projeto.

Vi em um video do youtube que deveria usar 10k e desde então uso assim.

E seu meu projeto rodasse todo a 3.3v qual pull up/down deveria utilizar?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!