Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro. Grub Aparece Quando Tento Boot pelo Pendrive (Ventoy).


PJCM
Ir à solução Resolvido por PJCM,

Posts recomendados

Oi pessoal.

Mais  uma  bronca que não  consigo resolver.

Primeiro, tô tateando o mundo Linux.
Segundo, tô usando um netbook antigo EeePc 1201-T com BIOS de 2010, resgatado do Win7.

Atualmente ele tá com Manjaro XFCE 20.1.2, Kernel Linux 5.9.1-1.

Processador AMD Athlon Neo MV-40 de 1,6 Mhz e DDR2 de 2gb.

Acontece que, por algum motivo, não consigo inicializar ele com um pendrive criado pelo Ventoy.

A BIOS é antiga e, creio eu, não deve ser UEFI. Aliás ela é bem simples em sua interface.

 

Após muita procura, eu achei o Ventoy e usei ele para criar um pendrive bootável com duas ISO (Lubunto e Xubuntu), para "sentir" as mesmas.

Esse Ventoy promete um pendrive "bootável", onde através de um menu durante o boot podemos escolher que programa ou ISO rodar.

Coloquei duas ISO: lubuntu-20.04.1-desktop-amd64  e  Xubuntu-20.04.1-desktop-amd64.

 

Bronca: não funciona.

Quando acontece o boot pelo pendrive, entra no GNU GRUB 2.04 e a mensagem:

"Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere esle TAB lists possible or file completions", 

e fica no prompt: grub>

 

quando digito exit, vou pro Manjaro.

quando digito ls, aparece os dispositivos: (proc)  (hd0)  (hd0,msdos2)  (hd0,msdos1), (hd1), (hd1,msdos2) e (hd1,msdos1).

 

Alguém ajuda?

 

Vida Longa e Próspera

Paulo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa é conferir a instalação do ventoy no pendrive, um resumo

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, f_neto disse:

A primeira coisa é conferir a instalação do ventoy no pendrive, um resumo

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo ./Ventoy2Disk.shOi -i /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive

 

Oi.

Seguimos todos os passos, acima. Usamos como orientação: 

Esse artigo do Ivan Gneiding - https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ventoy-crie-pendrives-multiboot-para-quantas-e-quais-ISOs-quiser

As orientações no site do Ventoy - https://www.ventoy.net/en/doc_start.html

Esse vídeo do Diolinux - https://www.youtube.com/watch?v=YxW_L2Us0Is

 

 

Ja refizemos esse passo a passo diversas vezes e não dá certo. Desmontamos, exluimos partições, formatamos pendrive toda vez e nada.

No boot pelo pendrive não aparece o Ventoy.

Se segurar o shift durante o boot, não aparece opção do pendrive ou Ventoy.

Se apertar ESC durante o boot e escolher o pendrive no lugar do HD, vou pro erro do Grub descrito antes.

 

Testamos as ISOs fazendo o mesmo pendrive, bootável pra uma só, usando o Etcher  e funcionou. ISOs ok.

 

Tô começando a achar que é perseguição ou maldição do netbook. Será que existe Bios que trave multiboot?

 

Li aqui neste outro artigo que não estou só nessa bronca. Mas a solução que a pessoa botou tá além de meu entendimento.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Pendrive-MultiBoot-com-o-Ventoy-Nao-Funcionou-Tem-Solucao

 

Não tenho conhecimento prá isso e acho que mexer no GRUB é arriscado.

 

Saudações.

Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@f_neto Oi !!;

Eu já tinha tentado o Multiboot antes quando da instalação do Manjaro no netbook no lugar do W7 Starter, e não rodava nada no boot. Daí usei o Rufus e ok, instalei o Manjaro.

Quando, no netbook, falhou minha tentativa com o Ventoy, eu arrisquei o MultibootUsb, mas vinha o aviso que as ISOs não são suportadas, igual da vez acima. Mesmo assim preparei o pendrive e no boot aparecia o menu pra escolher as ISO etc. Mas quando escolhia a ISO não acontecia coisa alguma.

 

Então eu fiquei desconfiado dessa BIOS. porque ela é muito simples e pensei que podia ter opções pré-estabelecidas e travadas e invisíveis.

Julguei que devia usar o Ventoy com o esquema de particionamento MBR, pois o netbook é antigo. E não funcionou né,

Mas veio aquela ideia de que tentar GPT não poderia piorar.

 

Cara, deu certo!!

Usei:   sudo sh Ventoy2Disk.sh -i -g /dev/sdb.

 

Agora, posso tentar usar outras ISOs e exe etc, conforme anunciam por ai.

O que é  lasca é pensar que funcionou com GPT!!!!  Porquê ????  Td do pouco que sei é q nunca que seria GPT!!!! porque o netbook é antigo !!!

Será que é por conta das ISO ou da BIOS?

Imagem das partições do pendrive:

 

 

 

Vida Longa e Próspera!!

Paulo.

 

Particionamento Pendrive Ventoy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...