Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, primeiramente me desculpem se ja tem um tópico como esse por aqui, não estou conseguindo achar uma solução...

Recentemente, comprei um PC novo, com o r5 3400g, utilizo o gráfico integrado pois nao tenho dinheiro pra placa de vídeo. Antes de comprar eu vi vários e vários reviews e testes de benchmark pra saber se realmente valia a pena pra jogar alguns jogos no super baixo. Estou tentando rodar o jogo Forza Horizon 4, porém depois de algum tempo de jogo começa os travamentos que dura cerca de 1 segundo e volta ao normal, mesmo com os gráficos no mais baixo, que ear pra rodar a 60 fps fica dando essas travadas. é apenas nesse jogo. Utiliza 2Gb de VRAM. Tentei fazer Auto OC pelo Ryzen Master porém não houve melhora.

Gostaria de saber se tem alguma forma de saber o que está acontecendo. A temperatura chega no máximo a 70°, rotação de cooler do processador está automático

Setup:
placa-mãe: B450 aorus M
memoria: 2x8 3000Mhz

HD 1Tb

SSD 128 Gb

Processador: Ryzen 5 3400G

Fonte: RedDragon 600W

Desde já agradeço

Obs: notei também que durante o jogo, o Core Speed cai pra 500mhz e volta pro normal... procurei como travar isso porém sem resposta também...

imagem_2020-10-26_134924.png

imagem_2020-10-26_135113.png

• 2 semanas depois...
Postado

Cara, eu tenho quase o mesmo processador, mas é um 5 2400G, e 16GB RAM 2666MHz... tive o mesmo problema com o jogo por uns meses, entre 20 e 30 minutos de jogo ele começava a dar o mesmo stuttering de 1 segundo, fiz de tudo e depois comecei a pesquisar sobre, a conclusão que eu cheguei porém não foi muito boa:

O problema mesmo está no jogo, não no seu computador. Aparentemente o jogo não é tão bem otimizado no uso de memória, e ele começa a usar "mais memória do que deveria" depois de um tempo (normalmente ocorre depois de fazer o jogo carregar várias texturas, seja andando pelo mapa, ou visualizando vários carros, por exemplo). Inclusive eu descobri que o mesmo problema ocorre em computadores com placas de vídeo e até mesmo no Xbox, mas com mais espaço de tempo entre abrir o jogo e dar o problema, pelo mesmo motivo.

A solução, infelizmente, é comprar uma placa de vídeo com bastante VRAM (eu estou visando uma 1660, mas parece que a 1650 Super dá conta do jogo), ou esperar soltarem algum patch (o que à essa altura eu duvido que aconteça).

• Triste 1
Postado

Entendo... Achei que em casos de os jogos usarem mais  de 2GB de VRAM, começava a usar a memória ram do computador..
Mas entendo, estou esperando um pouco pra tentar em uma placa de vídeo da série 20.. mas obrigado pela resposta!

Postado
Em 15/11/2020 às 14:19, luskiamon disse:

Entendo... Achei que em casos de os jogos usarem mais  de 2GB de VRAM, começava a usar a memória ram do computador..
Mas entendo, estou esperando um pouco pra tentar em uma placa de vídeo da série 20.. mas obrigado pela resposta!

Sim, mas no caso do seu 3400G ele não tem VRAM dedicada, igual uma placa de vídeo, ele já "rouba" memória do sistema pra dedicar como VRAM, então na teoria ele já está jogando tudo na memória do sistema. Por exemplo, você tem 16GB de RAM, se você abrir o Gerenciador de Tarefas, é possível que apareça que você só tem 13,9GB (14), porque os outros 2GB estão reservados pra Vega 11 da CPU.

Tem a ver com a memória que o sistema reserva pro jogo não ser suficiente, nem rápida o suficiente (a VRAM de placas de vídeo comuns atuais variam entre 8000MHz a 14000MHz, enquanto a memória do seu pc funciona a 3000MHz), e isso causa os sttuters.

Boa sorte com a compra de placa de vídeo! Comprei a minha e to ansioso pra jogar FH4 agora 😁

Postado

Eu tive o mesmo problema usando um Ryzen 3 3200G e o problema está na quantidade de VRAM, 2GB infelizmente é pouco, eu fui obrigado a aumentar pra 3GB na bios, sem comparação quanto a usar 2GB, tive uma diferença enorme, porém em raríssimos casos tive stuttering mas nada comparado a antes, mas dessa vez foi por causa da APU mesmo. A melhor forma que encontrei de acabar com isso e deixar o gráfico bacana foi deixar a textura em High (gosto dos detalhes, mas as texturas é a parte que mais consome VRAM, porém desta não abri mão) e a sombra no Medium, ou Low. E desativar tudo que envolve sombra como o Ambient Occlusion, e o principal não utilizar MSAA, pois ele pesa muito nas APUs (na realidade qualquer AA pesa, mas no meu caso dependendo do jogo perco mais de 20 FPS) eu uso o FXAA e dá um resultado bacana. Jogo em FullHD, testa aí pode te ajudar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...