Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar um pc, e quero colocar 6 ou 4 fans no gabinete que vou comprar, pelo que eu vi a placa-mãe que quero comprar (https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz) tem 3x entradas para fans que você pode colocar, então no meu caso o que eu teria que fazer para poder usar os outros fans?

• Membro VIP
Postado

@Pedro Ramalho Grotto Bom dia

Dependendo do gabinete que você for comprar ele pode vir com um controlador de fan iguais a esse.

controlador-de-cooler-fan-bluecase-bcf-0

https://m.kabum.com.br/produto/99364/controlador-de-cooler-fan-bluecase-bcf-01-rgb-suporta-at-10-fans-bcf01case

Se quiser algo mais barato pode por esse divisor, só que você não vai ter controle de rotação das fans.

images?q=tbn:ANd9GcSNCp0DHt3UgY1tVJ912Fe

• Curtir 3
Postado

@Pedro Ramalho Grotto Usando uma controladora de fans, que é conectada direto na fonte. Apenas se certifique de que existe compatibilidade entre as fans e a controladora, porque isso da um B.o chato...

Tenho essa mesma placa e assim, ela em si ja tem uma refrigeração razoável. Qual processador vai colocar e porque tantos fans? Vai fazer Overclock?

Lembre que quanto mais fans mais ruído.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedro Ramalho Grotto disse:

Estou querendo montar um pc, e quero colocar 6 ou 4 fans no gabinete que vou comprar, pelo que eu vi a placa-mãe que quero comprar (https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz) tem 3x entradas para fans que você pode colocar, então no meu caso o que eu teria que fazer para poder usar os outros fans?

Coloque as demais ligadas direto na fonte.

48 minutos atrás, Pedro Ramalho Grotto disse:

@Silas Neto supondo que eu coloque 3 fans, acha melhor colocar 2 pra tira o ar quente ou 2 pra puxa ar frio?

O ideal era manter o fluxo de ar neutro (Mesma quantidade de ar que entra, sai) ou seja 4 fans seria o "correto", mas se for colocar apenas 3 vai depender do modelo do gabinete, se o painel frontal for muito restritivo, coloque 2 fans na frente e 1 atrás.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Pedro Ramalho Grotto Ventoinhas de qualidade geralmente tem baixo ruído. Se comprar dessas, pode ligar direto na fonte com o adaptador incluso e não terá problemas. As ventoinhas que uso, linha dead silence, já vem com redutor de velocidade que pode ser instalado junto para reduzir o ruído, fora que a construção toda delas já é própria para esse fim (elas vem com fixação de silicone, tem pads de borracha no contato com o gabinete, o design das pás é diferenciado, etc.). Ainda sim não sou fã da ideia de gastar mais que 40 reais em uma ventoinha. Dê uma olhada nos modelos da linha master fan. Tem o modelo preto que custa 39 reais. Modelos das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe geralmente são de qualidade e duráveis.

Sobre quantas ventoinhas instalar, recomendo 3 ou 4 pelo menos. Se tiver que colocar apenas 3, deixar uma jogando ar para dentro e duas para fora (fluxo negativo) tem a desvantagem do gabinete admitir poeira pelas frestas, se deixar duas para dentro e uma para fora (fluxo positivo), você terá zonas com acúmulo de ar quente no interior do gabinete (o que pode deixar alguns componentes mais quentes). O fluxo neutro é ideal, como citado pelo Night Fall. As posições e orientações ideais das ventoinhas são como nas imagens abaixo.

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Ah, e tome cuidado com controladoras de ventoinhas de baixa qualidade. Recomendo as mesmas marcas que citei acima. Tem modelos de bons preços na internet, e se quiser economizar recomendo que procure no aliexpress, pois geralmente ainda conseguem ser melhores do que os comercializados pelas marcas nacionais.

Para facilitar a busca por modelos, use este filtro que criei na kabum: https://www.kabum.com.br/hardware/coolers?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["113","236","29","36","814"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1892","1992"]]

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...