Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia.

Eu estou com problemas relacionados ao processador do meu PC.

Pra contextualizar, eu montei ele com um Athlon 320GE (versão de engenharia) do aliexpress. Funcionava perfeitamente, em seguida, comprei um R7 PRO 1700 também no Aliexpress, este depois de alguns dias começou a apresentar problemas, PC desligava sozinho, quando eu colocava pra hibernar ele ligava sozinho, aplicativos fechavam aleatóriamente (Vivaldi, MS Team, MobaXTerm etc), com um erro desconhecido (ver anexos). Fiquei usando ele por uns 2 meses mas todo dia tinha que reiniciar o PC por causa disso, aí comprei um R5 3500X tb no aliexpress, instalei ele em 28/10/2020.

A principio ele funcionou normal, fiz vários testes de 1h com o OCCT, nada de tela azul, nada de desligar sozinho, nada de app fechando sozinho, mas no dia 29/10/2020, o Vivaldi fechou sozinho com um erro semelhante ao que dava no R7, coloquei o PC pra hibernar de noite e hoje de manhã (30/10/2020) ele estava ligado...

Estou começando a pensar que o problema pode não ser o processador, seria muito azar acontecer isso com os dois processadores.

É estranho porque isso não acontecia com o Athlon, eu usei programas pra teste da placa de video e memória e o OCCT faz testes de tudo tb.

Meu PC:

Moba: MSI B450M Pro VHD Max (comprei nova)

Memórias: 2x16GB 2400Mhz Gloway (comprei nova)

SSD NVME: 512GB TOROSUS (comprei novo)

Placa de Video: RX 580 8GB XFX (Usada)

Processadores: R7 PRO 1700 (deu problema), R5 3500X (deu problema), Athlon 320GE (https://pt.aliexpress.com/item/4000567441409.html) [Funciona perfeitamente] (tudo usado)

Fiz um vídeo (era pro vendedor do Aliexpress) da máquina quando "desliga" sozinha.

erro.processaodr.png

erro-processor2.png

erro-processor3.png

error.png

Postado

@lucasctd bios da placa-mãe atualizado? driver do chipset atualizado? baixou tudo diretamente no site da fabricante ou usou programa tipo driver booster?

Postado

@Caio Ferreira Eu instalei os drivers que vem no CD da placa-mãe. Não procurei nada relacionado a BIOS, a placa-mãe diz que suporta Athlon e Ryzens de 1ª, 2ª e 3ª de fábrica.

Posteriormente eu usei o Driver Booster, mas foi pra tentar resolver um problema da minha webcam, não relacionado aos problemas relatados acima. 

@Caio Ferreira Agora que tu falou, eu dei uma olhada no App MSI Live Update e vi que tinha uma atualização de chipset. Eu atualizei ele agora aqui.

Vou checar a versão da Bios tb.

Postado

@lucasctd recomendo atualize o bios e que faça uma formatação limpa e atualize tudo baixando do site da AMD, jamais use programa tipo driver booster...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...