Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal!

Andando pelo YouTube afim de aprender sobre tutoriais de instalação de Water Cooled 240mm, me deparei com a seguinte dúvida a respeito de duas posições para o radiador do Water Cooler:

1. Quando o radiador é instalado na parte superior do gabinete a direção dos fans deve ser sentido push: criar ventilação de dentro para fora (pegar o ar de dentro do gabinete e passa-lo pelo radiador)?

2. Quando o radiador é instalado na parte da frente do gabinete o correto seria instalar as fans na frente do radiador (pela frente do gabinete) pra empurrar o ar frio para passar pelo radiador ou por dentro do gabinete para puxar o ar através do radiador e empurrar para dentro do gabinete?

Em um vídeo eu me deparei a essa cena:

Screenshot_20201102-023051_YouTube.thumb.jpg.295eb1ad9df8564a1306934f0b617e37.jpg

... Onde pela posição das fans (atrás do radiador) parece que elas estão puxando o ar para joga-lo no interior do gabinete, isso estaria certo?

Na minha mente (de pouco conhecedor) o fluxo correto deveria ser: FAN > AR > RADIADOR, estou errado?

Postado

Se o radiator for instalado no topo as fans devem ser instaladas preferencialmente como saída de ar.
Com o radiador na frente as fans devem ser instaladas como entrada de ar.

A posição das fans seja na frente ou atrás não importa muito.
A diferença de desempenho geralmente é muito pouco significativa senão margem de erro.
Para ter uma ideia veja teste feito nesse artigo aqui.

Particularmente acho mais prático fixar primeiro as fans no radiador para depois parafusar o radiador na grade do gabinete.

Porém para esse gabinete que você postou, as mangueiras as mangueiras acabaram ficando esticadas, dificultando a fixação do bloco no socket.
Então nesses casos pode ser melhor instalar as fans na frente do radiador, deixando um vão entre o radiador e a grade do gabinete, tal como essa foto aqui.
Esse vão faria com que saída das mangueiras fique mais próxima do socket do cpu.

Já vi também gabinetes que o radiador pode obstruir os cabos de i/o do painel frontal.
Esse vão pode ser útil também para esses casos.

Postado

@EdsonSM

Quando você diz: "Com o radiador na frente as fans devem ser instaladas como entrada de ar." seria instalar as fans atrás do radiador puxando o ar através do radiador e jogando-o para dentro do gabinete ou com as fans na frente do gabinete, o radiador preso atrás delas e empurrando o ar pra dentro do gabinete?

1. Exemplo, puxando através do radiador:

AR < FAN < RADIADOR (como eu entendi sua a explicação)

2. Exemplo, puxando o ar e jogando no radiador:

RADIADOR < AR < FAN (esse não seria o certo?)

Postado

Na verdade quis dizer se o radiador for instalado na grade frontal, as fans independentemente da posição, na frente ou atrás do radiador, devem sempre captar ar para o interior do gabinete.

O posicionamento das fans seja a esquerda ou a direita do radiador não importa muito, instale da forma que preferir ou achar mais viável.

Postado
3 horas atrás, EdsonSM disse:

Na verdade quis dizer se o radiador for instalado na grade frontal, as fans independentemente da posição, na frente ou atrás do radiador, devem sempre captar ar para o interior do gabinete.

O posicionamento das fans seja a esquerda ou a direita do radiador não importa muito, instale da forma que preferir ou achar mais viável.

Certo! :) Mas a ideia das fans de um radiador não é fazer com que haja vento "frio" passando (empurrado) pelo radiador? 

... Porque se for essa a ideia, pra mim esse sistema de instalar atrás do radiador e puxar o ar para dentro do gabinete perde a lógica do negócio (se instalado na frente do gabinete).

• 1 ano depois...
Postado

@EdsonSM me responde uma coisa também edson quero instalar um water cooler no meu i7 d 10 geração e queria instalar ele na parte de cima queria saber se é preciso ter saída de ar na parte de cima pra ele ser instalado?? Ou posso puxar só o ar se dentro do PC 

agora, Lucssrrdr disse:

@EdsonSM me responde uma coisa também edson quero instalar um water cooler no meu i7 d 10 geração e queria instalar ele na parte de cima queria saber se é preciso ter saída de ar na parte de cima pra ele ser instalado?? Ou posso puxar só o ar se dentro do PC 

Tô na dúvida antes de comprar! Queria instalar com 2 fans na parte de cima puchando o ar de dentro do PC jogando no radiador e atrás do radiador não teria saída pro ar , você acha que dá problema?? Instalar ele assim? Já tenho 3 fans na frente puchandk ar frio de fora e 1 fan atrás puchando ar quente pra fora 

Postado

@ajmeireles  A forma correta de instalar os fans é antes do radiador, empurrando o através do radiador, seja ele na frente ou em cima.

Se for na frente, sugando a ar frio de fora e empurrando no radiador.

Se for em cima, sugando o ar quente de dentro do gabinete e empurrando através do radiador para fora do gabinete.

A bomba do WC deve sempre ficar em 100% de rotação, as fans você pode fazer uma curva personalizada.

Eu uso dois WC, sendo um de 120mm e outro de 240mm à mais de 7 anos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...