Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Direção Correta do Fluxo de Ar de Water Cooler


Posts recomendados

Fala pessoal!

 

Andando pelo YouTube afim de aprender sobre tutoriais de instalação de Water Cooled 240mm, me deparei com a seguinte dúvida a respeito de duas posições para o radiador do Water Cooler:

 

1. Quando o radiador é instalado na parte superior do gabinete a direção dos fans deve ser sentido push: criar ventilação de dentro para fora (pegar o ar de dentro do gabinete e passa-lo pelo radiador)?

 

2. Quando o radiador é instalado na parte da frente do gabinete o correto seria instalar as fans na frente do radiador (pela frente do gabinete) pra empurrar o ar frio para passar pelo radiador ou por dentro do gabinete para puxar o ar através do radiador e empurrar para dentro do gabinete?

 

Em um vídeo eu me deparei a essa cena:

Screenshot_20201102-023051_YouTube.thumb.jpg.295eb1ad9df8564a1306934f0b617e37.jpg

 

... Onde pela posição das fans (atrás do radiador) parece que elas estão puxando o ar para joga-lo no interior do gabinete, isso estaria certo?

 

Na minha mente (de pouco conhecedor) o fluxo correto deveria ser: FAN > AR > RADIADOR, estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o radiator for instalado no topo as fans devem ser instaladas preferencialmente como saída de ar.
Com o radiador na frente as fans devem ser instaladas como entrada de ar.

 

A posição das fans seja na frente ou atrás não importa muito.
A diferença de desempenho geralmente é muito pouco significativa senão margem de erro.
Para ter uma ideia veja teste feito nesse artigo aqui.

 

Particularmente acho mais prático fixar primeiro as fans no radiador para depois parafusar o radiador na grade do gabinete.

 

Porém para esse gabinete que você postou, as mangueiras as mangueiras acabaram ficando esticadas, dificultando a fixação do bloco no socket.
Então nesses casos pode ser melhor instalar as fans na frente do radiador, deixando um vão entre o radiador e a grade do gabinete, tal como essa foto aqui.
Esse vão faria com que saída das mangueiras fique mais próxima do socket do cpu.

 

Já vi também gabinetes que o radiador pode obstruir os cabos de i/o do painel frontal.
Esse vão pode ser útil também para esses casos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM

 

Quando você diz: "Com o radiador na frente as fans devem ser instaladas como entrada de ar." seria instalar as fans atrás do radiador puxando o ar através do radiador e jogando-o para dentro do gabinete ou com as fans na frente do gabinete, o radiador preso atrás delas e empurrando o ar pra dentro do gabinete?

 

1. Exemplo, puxando através do radiador:

AR < FAN < RADIADOR (como eu entendi sua a explicação)

 

2. Exemplo, puxando o ar e jogando no radiador:

RADIADOR < AR < FAN (esse não seria o certo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quis dizer se o radiador for instalado na grade frontal, as fans independentemente da posição, na frente ou atrás do radiador, devem sempre captar ar para o interior do gabinete.

O posicionamento das fans seja a esquerda ou a direita do radiador não importa muito, instale da forma que preferir ou achar mais viável.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EdsonSM disse:

Na verdade quis dizer se o radiador for instalado na grade frontal, as fans independentemente da posição, na frente ou atrás do radiador, devem sempre captar ar para o interior do gabinete.

O posicionamento das fans seja a esquerda ou a direita do radiador não importa muito, instale da forma que preferir ou achar mais viável.

 

 


Certo! :) Mas a ideia das fans de um radiador não é fazer com que haja vento "frio" passando (empurrado) pelo radiador? 

... Porque se for essa a ideia, pra mim esse sistema de instalar atrás do radiador e puxar o ar para dentro do gabinete perde a lógica do negócio (se instalado na frente do gabinete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@EdsonSM me responde uma coisa também edson quero instalar um water cooler no meu i7 d 10 geração e queria instalar ele na parte de cima queria saber se é preciso ter saída de ar na parte de cima pra ele ser instalado?? Ou posso puxar só o ar se dentro do PC 

agora, Lucssrrdr disse:

@EdsonSM me responde uma coisa também edson quero instalar um water cooler no meu i7 d 10 geração e queria instalar ele na parte de cima queria saber se é preciso ter saída de ar na parte de cima pra ele ser instalado?? Ou posso puxar só o ar se dentro do PC 

Tô na dúvida antes de comprar! Queria instalar com 2 fans na parte de cima puchando o ar de dentro do PC jogando no radiador e atrás do radiador não teria saída pro ar , você acha que dá problema?? Instalar ele assim? Já tenho 3 fans na frente puchandk ar frio de fora e 1 fan atrás puchando ar quente pra fora 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ajmeireles  A forma correta de instalar os fans é antes do radiador, empurrando o através do radiador, seja ele na frente ou em cima.

Se for na frente, sugando a ar frio de fora e empurrando no radiador.

Se for em cima, sugando o ar quente de dentro do gabinete e empurrando através do radiador para fora do gabinete.

A bomba do WC deve sempre ficar em 100% de rotação, as fans você pode fazer uma curva personalizada.

Eu uso dois WC, sendo um de 120mm e outro de 240mm à mais de 7 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...