Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um gabinete corsair cabide series spec delta rgb que possui 4 fans, estou montando uma configuração e irei ganhar uma placa-mãe usado asus prime b450m gaming br, vi que parece que essa placa possui apenas dois conectores de fans (no caso um já é para o do processador), estou com dúvida se consigo conectar os 3 fans dianteiros e o de trás assim mesmo, ou se preciso comprar algum cabo a mais, estou com dúvida também se essa placa-mãe tem onde conectar a entrada de 4 pinos do rgb dos fans. Se puderem me ajudar fico grato :)

Segue fotos do conector dos fans

20201102_155954.jpg

Postado

@Leonardo beleza Precisa comprar um hub de fans para conectar.

Nada de Rgb, a mobo não tem essa conexão.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1419596531-hub-fans-coolers-10x4-pinos-controle-pwm-cpu-sata-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542484841&matt_ad_group_id=84209438291&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385102491763&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=222774522&matt_product_id=MLB1419596531&matt_product_partition_id=819226607182&matt_target_id=pla-819226607182&gclid=CjwKCAiA-f78BRBbEiwATKRRBGyuaV6E8m2ZZ3vUN0LsrpjqQR9YpbNmn7Wx3vH1YlDwgn2YHHy2VxoCQB0QAvD_BwE

Pega um hub desse tipo para alimentar os fans e fazer eles girar.

Você pega alimentação direto da fonte para o hub.

Tem um cabo que vem junto do hub, esse você vai conectar no mesmo lugar que iria algum fan na placa-mãe, é para todos ficar na mesma rotação.

Pula o conector vermelho, esse é o local onde fica o fan do processador.

Agora esse RGB ai, ele é aRGB ou apenas RGB mesmo ? Tem diferenças entre eles e tem hub diferentes para eles.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth esse tipo de HUB é muito interessante, uso um splitter semelhante. Precisava ligar 5 fans PWM na saída do CPU_FAN. O total de corrente dava 0.81 A, e o manual falava em até 1 A. Funcionou, mas não fiquei confortável, vai que essas especificações não são tão precisas...

Já essa solução puxa toda a energia diretamente da fonte, e apenas envia a rotação e recebe o sinal de PWM da placa-mãe. Fiquei surpreso que a placa-mãe aceita, já que não puxa nenhuma corrente dela.

Com fans PWM o PC ficou inaudível em idle ou uso leve, suja muito menos, e provavelmente as ventoinhas vão durar bem mais. Quando precisa, elas aceleram e a temperatura fica bem baixa.

Infelizmente as conexões dos fans do @Leonardo beleza são de 3 pinos, vão rodar no máximo o tempo todo. Se quiser ter controle de velocidade (por tensão, que é mais limitada) precisa ligar tudo na placa-mãe, com um splitter simples.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth esse do link que você me mandou parece que são 4 pinos para cada fan, porém a entrada dos meus só possuem 3 pinos, funciona mesmo assim? Tem como encaixar no de 4 pinos sem problema?

@Ricardo Oliveira Almeida você pode indicar um adaptador para juntar todos esses que a entrada seja de 3 pino?, só acho de 4 na internet, da pra conectar no de 4 mesmo assim?

Postado
4 minutos atrás, Leonardo beleza disse:

@Elder Nauvirth esse do link que você me mandou parece que são 4 pinos para cada fan, porém a entrada dos meus só possuem 3 pinos, funciona mesmo assim? Tem como encaixar no de 4 pinos sem problema?

O conector para fans, alimentação, agora é só 4 pinos, até na placa-mãe a alimentação é 4 pinos.

MAS, nada lhe impede de usar um fan que tem apenas 3 pinos.

Esses 4 pinos a qual me refiro é o que vai alimentar o fan para fazer ele girar, apenas isso e nada mais.

Postado

@Leonardo beleza os 4 pinos são assim:

1 - Neutro

2 - 12 volts
3 - Tacômetro
4 - PWM

O tacômetro informa para a placa-mãe qual a velocidade que o fan está rodando, e o PWM informa o fan a velocidade que ele deve rodar. Caso não houver o quarto pino, a placa pode regular a velocidade alterando a tensão/tensão (não acho errado falar tensão, sorry), geralmente até 7,5 volts, para controlar a velocidade do fan. Ou seja, o adaptador que foi recomendado puxaria 12 volts diretamente da fonte, nem teria porque ligar na placa-mãe, poderia ligar tudo na fonte mesmo.

Um adaptador que daria certo seria como na foto abaixo. Apenas 1 fan manda a informação do tacômetro para a placa-mãe, e os outros são controlados por tensão ou PWM, o que estiver disponível.

Entretanto você tem que olhar quanto de corrente cada fan puxa, costuma vir escrito atrás, e o quanto cada porta da placa-mãe suporta. Costuma vir no manual, ou ser 1 A.

Untitled.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...